Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Apresentação

Ofertado na Unidade da Uergs em Encantado, o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos possui uma proposta multidisciplinar, voltada a profissionais de diversas áreas que atuam na cadeia produtiva de alimentos em temas relacionados com ciência de alimentos, e que produzirão trabalhos com aplicabilidade para atender as demandas regionais, estaduais e nacionais.

O objetivo principal do Curso é o de formar mestres em nível técnico-científico avançado pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas, criando competências e habilidades para atuarem no diagnóstico, na prevenção, na solução e na gestão integrada de problemas e desenvolvimento de propostas no âmbito da Ciência e Tecnologia de Alimentos em âmbito regional, nacional e internacional.

Coordenadora do Curso:

Prof. Dra. Rosiele Lappe Padilha

rosiele-lappe@uergs.edu.br

Vice-coordenador do Curso:

Prof. Dr. Voltaire Sant'Anna

voltaire-santanna@uergs.edu.br

Perfil do egresso

Busca-se que o egresso do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos tenha perfil:

Linhas de Pesquisa

Gestão da Qualidade dos Alimentos

Esta linha de pesquisa visa estudar a implantação e a implementação de forma aplicada de sistemas de gestão da qualidade de alimentos, assim como a avaliação do controle de qualidade físico-químico, microbiológico dos produtos, além dos pontos de controle das atividades na indústria de alimentos. Esta linha de pesquisa objetiva utilizar ferramentas de gestão para promover melhorias da qualidade de produtos e processos ao desenvolver e estudar a integração de programas de qualidade e a segurança dos alimentos, de modo a prover a integração de pesquisas científicas aplica à agroindustrialização de alimentos. Neste contexto, os projetos desenvolvidos nessa área devem utilizar conceitos de gestão e controle de qualidade para a produção de produtos de origem animal e vegetal nas indústrias de alimentos com foco às necessidades do mercado, dos consumidores e da legislação vigente. Através de conhecimentos de controle de qualidade, higiene, microbiologia, biologia celular, análise de risco e análise sensorial, além de estatística aplicada ao gerenciamento de qualidade, os profissionais terão competência para atuar na gestão e na melhoria da qualidade de produtos nas indústrias de alimentos promovendo a constante evolução dos processos de produção de produtos alimentícios.


Desenvolvimento e inovação de produtos e processos na indústria de alimentos

Esta linha de pesquisa enfatiza a pesquisa aplicada para o estudo e inovação de processos e para o desenvolvimento de produtos, elaborando e aprimorando projetos de produção na indústria de alimentos. Esta linha tem por objetivo pesquisar, desenvolver e aplicar inovações em processos e desenvolver produtos alimentícios inéditos, de modo a maximizar qualidade, produtividade, recursos e inserção em mercados, explorando as potencialidades das indústrias de alimentos nos seus contextos regionais. Neste contexto, os projetos desenvolvidos nessa linha devem utilizar conceitos de inovação e desenvolvimento no processamento de produtos de origem animal e vegetal, utilizando ferramentas de novas tecnologias ou tradicionais para aprimorar e desenvolver produtos e processos para a agroindustrialização de alimentos. O profissional, através de ferramentas adquiridas por essa linha de pesquisa, terá competências para provocar impactos relevantes na cadeia de processamento de alimentos, desenvolvendo produtos e promovendo inovações tecnológicas de modo a oferecer às empresas processos ágeis, com maior produtividade, eficientes e de qualidade em consonância às demandas do mercado consumidor e ao desenvolvimento regional.

Mais informações

Local: Unidade da Uergs em Encantado (R. Alegrete, 801 - Lambari, Encantado).

Telefone: (51) 3751-3376

E-mails:

ppgcta@uergs.edu.br

unidade-encantado@uergs.edu.br