Sobre o Curso

Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

O Curso

Desde 2002, a região do Vale do Taquari conta com a presença de uma unidade da UERGS. Considerando a grande vocação da região em produção e processamento dos alimentos, a unidade universitária na região implantou o curso de graduação Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos no ano de 2013. Além de cumprir com a principal missão da Universidade, o curso de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos busca a integração entre conhecimento científico e realidade local, a partir de análises de demandas e projetos de intervenção, em parceria com as redes municipais, terceiro setor e empresas da região.

Neste contexto regional, a proposta de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos propõe a formação de mestres qualificados e capacitados em nível técnico-científico avançado para desenvolver, inovar e disseminar soluções tecnológicas para o setor de produção de alimentos, através de uma forte interação com empresas e instituições públicas, visando a interligação do conhecimento científico com a prática. Estes objetivos vão ao encontro do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 (BRASIL, 2010), onde se destaca entre os grandes desafios dos Programas de Pós-Graduação o maior estímulo e promoção da absorção de mestres e doutores por parte de empresas com a finalidade de garantir a articulação entre a academia e empresas através da ampliação da Pós-Graduação com ênfase nas áreas tecnológicas e engenharia, citando, em destaque, a área de alimentos.

Assim, a oferta do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos se enquadra em uma demanda regional de qualificação técnico-científico avançada dos profissionais, com a finalidade de aprofundar os conhecimentos científicos, desenvolver capacidades criadoras e técnico-profissionais em Ciência e Tecnologia de Alimentos, qualificar profissionais de alto nível para que possam atuar como pesquisadores autônomos e profissionais com diferencial técnico-científico no mercado de trabalho. Com isso, os egressos apresentarão ferramentas para desenvolver o setor produtivo e de serviços com base nas inovações cientificas e conhecimentos atuais e desenvolver competências que possibilitem uma interlocução e cooperação entre a Universidade e Instituições públicas e privadas.