Grupos de Pesquisa

O que é um Grupo de Pesquisa?

Os Grupos de Pesquisa são constituídos de professores, pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.

O acesso aos Grupos de Pesquisa está organizado por Área do Conhecimento, e cada um deles está vinculado com o seu cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), plataforma de domínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Também é possível encontrar informações específicas sobre os pesquisadores acessando a seção com esse nome.

Como incluir novos Grupos?

O cadastro de um grupo é feito pelo seu líder, por meio de um formulário eletrônico padronizado e mediante CPF e Senha CNPq (a mesma do CV Lattes). Mas atenção: para ter acesso ao formulário, o Líder precisa estar previamente autorizado como tal pelo Dirigente de pesquisa da sua instituição.

Se você é líder de grupo de uma instituição participante do Diretório e ainda não está cadastrado como tal, o primeiro passo é entrar em contato com a PROPPG pelo email: proppg@uergs.edu.br. A PROPPG é responsável pelo processo de identificação e cadastro de líderes, bem como da certificação dos grupos de pesquisa. Estando cadastrado como líder na instituição, seu acesso ao formulário fica automaticamente liberado, pela opção "Acessar o Diretório" da página principal do Portal.

Como atualizar os dados de um grupo?

Somente o primeiro líder do grupo pode fazer as atualizações. Para isso, selecione a opção "Acessar o Diretório" deste portal e informe CPF e Senha CNPq (a mesma do CVLattes) para acessar sua página no DGP. Em seguida, editar o grupo que deseja atualizar e, ao final das alterações, acionar o botão Enviar ao CNPq. 

Lista de Grupos de Pesquisa

Atualizado em 12/04/2024.