Dúvidas Frequentes

1. O que é ORCID?

ORCID (Open Research and Contributors Identification) é um código único alfanumérico de 16 caracteres, fornecido a cada pesquisador (autor) cadastrado. Trata-se de um identificador digital persistente que o diferencia de qualquer outro pesquisador e, através da integração em fluxos de trabalho de pesquisa chave, como manuscritos e solicitações de bolsas, suporta a conexão automática entre você e as suas atividades profissionais, garantindo que seu trabalho seja reconhecido.

2. Como se cadastrar no ORCID?

1. Cadastre-se

Acesse https://orcid.org/

2. Inclua suas informações

Inclua informações sobre Variações de seu Nome, Área de pesquisa, Palavras-chave, Biografia, Formação, Emprego, Financiamentos e Trabalhos.

Melhore seu registro ORCID:

3. Utilize seu ORCID

a) Participe da Rede ORCiD, inclua o identificador ORCID na forma de link.

Exemplo: http://orcid.org/123456789X

b) Use seu ORCiD em seu Currículo Lattes;

c) Aumente a visibilidade de suas atividades utilizando seu Registro ORCiD: formação, emprego, financiamentos e publicações.

4. Informações importantes

a) Identificadores como o ResearcherID e o Scopus ID já estão integrados ao ORCID iD. Desta forma, as bases Web of Science (Thomson Reuters) e Scopus (Elsevier) estão integradas ao sistema ORCID. Basta que você autorize.

b) Grupos editoriais internacionais (Springer-Nature, PNAS, Emerald, Elsevier, Wiley, PLOS, IEEE, etc) utilizam o ORCID em seus processos de submissão e publicação de artigos.

c) Agências de Fomento já estão integradas ao ORCID. Basta conectar-se ao ORCiD.

d) Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores.

e) Google Scholar – A partir de seu Perfil Google, é possível exportar seus artigos e trabalhos para o seu registro ORCID no formato BibTex.

f) DOI (Digital Object Identifier) já está integrado ao ORCID iD. Essa integração garante a automática atualização de publicações que possuam DOI.

3. Como registrar o ORCID no Lattes?

Para incluir o ORCID no seu currículo, siga os seguintes passos:

5. Como cadastrar um Projeto de Pesquisa na PROPPG?


Para fins de Cadastro, os coordenadores de Pesquisas em Fluxo Contínuo (sem financiamento pela Uergs) deverão submetê-las no Sistema de Submissão de Projetos (SSP):


Sistema de Submissão de Projetos


Os coordenadores de Pesquisas em Fluxo Contínuo (sem financiamento pela Uergs) que tenham finalizado suas pesquisas deverão encaminhar o Relatório Final do Projeto através do seguinte formulário:

Relatório Final de Pesquisa em Fluxo Contínuo

A ProPPG não solicita Relatórios Parciais de Projetos em Fluxo Contínuo. 


Salientamos que o cadastro no SSP e posterior preenchimento do formulário não isenta o docente de manter seu Currículo Lattes atualizado e completo.



 

6. Qual a diferença de projetos de Fomento Interno e Fomento Externo?


Projetos de Fomento Externo são projetos cujos recursos foram obtidos diretamente pelo professor-pesquisador junto às agências de fomento (FINEP, CAPES, CNPq, FAPERGS, etc.). Tais projetos devem ser comprovados com alguma documentação fornecida pela agência de fomento que aprovou o projeto e concedeu o fomento. 

Projetos de Fomento Interno são projetos que obtiveram recursos ofertados pela Uergs, como por exemplo os ofertados no Edital PROBIP. As bolsas do PROBIP,  inclusive as do CNPq (Pibic, Pibic-AF, Pibiti) e as da FAPERGS (Probic ou Probit), são bolsas de fomento interno, tendo em vista que foram obtidas pela PROPPG e administradas pela Coordenadoria de Pesquisa, que as concede aos projetos aprovados. 

 

7. Como constituir novos Grupos de Pesquisa?

Os Grupos de Pesquisa são constituídos de professores, pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica. O seu cadastro é feito no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), plataforma de domínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). 

O cadastro de um grupo é feito pelo seu líder, por meio de um formulário eletrônico padronizado e mediante CPF e Senha CNPq (a mesma do CV Lattes). Mas atenção: para ter acesso ao formulário, o Líder precisa estar previamente autorizado como tal pelo Dirigente de pesquisa da Uergs.

Se você é líder de grupo na Uergs  e ainda não está cadastrado, o primeiro passo é entrar em contato com a PROPPG pelo email: proppg@uergs.edu.br

A PROPPG é responsável pelo processo de identificação e cadastro de líderes, bem como da certificação dos grupos de pesquisa. Estando cadastrado como líder na Uergs, seu acesso ao formulário fica automaticamente liberado, pela opção "Acessar o Diretório" da página principal do Portal, podendo, então, incluir seu grupo de pesquisa no Diretório.