Dúvidas Frequentes

1. O que é ORCID?

ORCID (Open Research and Contributors Identification) é um código único alfanumérico de 16 caracteres, fornecido a cada pesquisador (autor) cadastrado. Trata-se de um identificador digital persistente que o diferencia de qualquer outro pesquisador e, através da integração em fluxos de trabalho de pesquisa chave, como manuscritos e solicitações de bolsas, suporta a conexão automática entre você e as suas atividades profissionais, garantindo que seu trabalho seja reconhecido.

2. Como se cadastrar no ORCID?

1. Cadastre-se

Acesse https://orcid.org/

2. Inclua suas informações

Inclua informações sobre Variações de seu Nome, Área de pesquisa, Palavras-chave, Biografia, Formação, Emprego, Financiamentos e Trabalhos.

Melhore seu registro ORCID:

3. Utilize seu ORCID

a) Participe da Rede ORCiD, inclua o identificador ORCID na forma de link.

Exemplo: http://orcid.org/123456789X

b) Use seu ORCiD em seu Currículo Lattes;

c) Aumente a visibilidade de suas atividades utilizando seu Registro ORCiD: formação, emprego, financiamentos e publicações.

4. Informações importantes

a) Identificadores como o ResearcherID e o Scopus ID já estão integrados ao ORCID iD. Desta forma, as bases Web of Science (Thomson Reuters) e Scopus (Elsevier) estão integradas ao sistema ORCID. Basta que você autorize.

b) Grupos editoriais internacionais (Springer-Nature, PNAS, Emerald, Elsevier, Wiley, PLOS, IEEE, etc) utilizam o ORCID em seus processos de submissão e publicação de artigos.

c) Agências de Fomento já estão integradas ao ORCID. Basta conectar-se ao ORCiD.

d) Currículo Lattes (CNPq) já utiliza o ORCID iD na identificação dos pesquisadores.

e) Google Scholar – A partir de seu Perfil Google, é possível exportar seus artigos e trabalhos para o seu registro ORCID no formato BibTex.

f) DOI (Digital Object Identifier) já está integrado ao ORCID iD. Essa integração garante a automática atualização de publicações que possuam DOI.

3. Como registrar o ORCID no Lattes?

Para incluir o ORCID no seu currículo, siga os seguintes passos: