Docentes

Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Bruna Klein

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente

Formação: Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo (2006), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2013).


Área de interesse: Tecnologia de frutas e hortaliças e derivados; Tecnologia de grãos (armazenamento, processamento e beneficiamento); Produção e controle de qualidade de bebidas.

bruna-klein@uergs.edu.br

Lilian Raquel Hickert

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente


Formação: Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-doutora em engenharia química na área de Termodinâmica e Reologia de materiais.


Área de interesse: Bioprocessos aplicados à produção de alimentos, desenvolvimento de produtos e otimização de processos com base em biotecnologia.

lilian-hickert@uergs.edu.br

Rosiele Lappe Padilha

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente

Formação: Possui graduação em Farmácia & Bioquímica - Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma Universidade e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Área de interesse: Desenvolvimento e análise de qualidade de produtos de origem animal

rosiele-lappe@uergs.edu.br

Kelly de Moraes

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente

Formação: Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (Conceito 5 CAPES). Aluna curso de MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio.

Área de interesse: Planejamento de experimentos aplicados à indústria e laboratório. Controle estatístico de processo; Isotermas de sorção de umidade de alimentos.

kelly-moraes@uergs.edu.br

Juliana de Mello Silva

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente

Formação: Graduação em Engenharia de Alimentos pela UERGS conveniada com UPF (2006). Especialista em Gestão Estratégica da Qualidade pela UCS (2008). Especialista em Controle e Qualidade de Alimentos pela UnC (2010). Mestrado em Engenharia de Alimentos pela URI- Erechim (2011). Doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela FURG (2016).

Área de interesse: Higiene e controle de qualidade de alimentos, desenvolvimento de alimentos funcionais.

juliana-silva@uergs.edu.br

Karla Joseane Perez

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente


Formação: Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG em 2014 e o Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS em 2008. Possui Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos/2007 pela UPF/RS e é Bióloga formada pela UNOESC/SC desde 2004. 


Área de interesse: Análise da qualidade de alimentos com base em microbiologia e biologia celular. Desenvolvimento e análise sensorial de produtos fermentados (iogurte, kefir, kombucha, etc).

karla-perez@uergs.edu.br

Voltaire Sant’Anna

Lattes, ORCID

Vínculo: Professor Permanente

Formação: graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (2010) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Área de interesse: Estatística aplicada (modelagem cinética, maximização de processos) à ciência e tecnologia de alimentos; Qualidade e utilização de resíduos de alimentos e plantas para o uso em indústria de alimentos.

voltaire-santanna@uergs.edu.br

Marc François Richter

Lattes, ORCID

Vínculo: Professor Permanente

Formação: Graduação em Quimica pela Albert-Ludwigs Universität Freiburg (1990) e Doutorado em Bioquímica (1995) na mesma universidade. Depois do primeiro Pós-Doutorado no Institut Pasteur na França (1995-1997), chegou ao Brasil, onde atuou, durante dois anos (como pesquisador visitante do CNPq) no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2000 a 2003 trabalhou junto ao Centro Integrado do Câncer (ULBRA) e a Fundação Sul-Americana para o Desenvolvimento de Drogas Anti-câncer (Fundação SOAD). 

Área de interesse: Compostos bioativos em alimentos, desenvolvimento de produtos funcionais, toxicologia de compostos alimentares.

marc-richter@uergs.edu.br

Manuela Poletto Klein

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente


Formação: Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela mesma universidade (2010) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014).


Área de interesse: Imobilização de enzimas de interesse industrial, uso da genipina para imobilização de enzimas ou como corante natural em alimentos, e aplicação de enzimas no processamento de alimentos.

manuelap@ufcspa.edu.br

Fernanda Leal Leães

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente

Formação: Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2002).

Área de interesse: Compostos bioativos em alimentos, desenvolvimento de produtos funcionais, Análise de qualidade de produtos de origem animal.

fernanda-leaes@uergs.edu.br

Elaine Biondo

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente

Formação: Doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1997).

Área de interesse: Inovação e qualidade com agrobiodiversidade brasileira com foco em plantas alimentícias não-convencionais (PANC) e plantas nativas.

elaine-biondo@uergs.edu.br

Marta Regina dos Santos Nunes

Lattes, ORCID

Vínculo: Professora Permanente


Formação: Pós-doutorado na Universidade de Davis (Califórnia/EUA), doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz (1994).


Área de interesse: Compostos bioativos em alimentos e embalagens inteligentes. Reaproveitamento de resíduos e subprodutos agroindustriais.

marta-nunes@uergs.edu.br