Linhas de Pesquisa e seus Projetos Associados
Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Linha de Pesquisa: Gestão da Qualidade dos Alimentos
Esta linha de pesquisa visa estudar a implantação e a implementação de forma aplicada de sistemas de gestão da qualidade de alimentos, assim como a avaliação do controle de qualidade físico-químico, microbiológico dos produtos, além dos pontos de controle das atividades na indústria de alimentos.
Projetos associados
- Controle microbiológico de microrganismos patogênicos e deteriorantes na indústria de alimentos: visa dar suporte técnico-científico para o controle de microrganismos relacionados a Doenças Transmitidas por Alimentos e deteriorantes em alimentos. Destacam-se projetos de determinação da vida útil de produtos alimentícios para a indústria de alimentos, novas formas de sanitização e validação de protocolos para determinação de patogênicos e deteriorantes. Projetos em parceria com grandes indústrias do setor de processamento de carnes.
- Controle e Otimização de Processos na Indústria de Alimentos: visa utilizar ferramentas de controle estatístico de processos, modelagem matemática e planejamento experimental para estudar parâmetros de linha de processos para controlar e otimizar a produção de alimentos. Destacam-se projetos em indústria de produtos de origem animal e start ups de controle automático de pontos críticos de controle.
- Estudo de alimentos tradicionais e culturais: tem como objetivo estudar a qualidade de ingredientes e alimentos tradicionais e culturais do Rio Grande do Sul, com vistas a fomentar o seu consumo, melhorar a qualidade dos produtos produzidos e melhor compreender o comportamento do consumidor frente a sua compra. Desacatam-se projetos com erva-mate e queijo colonial e serrano, principalmente focando em aspectos sensoriais e de comportamento do consumidor. Projetos em parcerias com ervateiras e queijarias familiares do Rio Grande do Sul.
Linha de Pesquisa: Desenvolvimento e inovação de produtos e processos na indústria de alimentos
Esta linha de pesquisa enfatiza a pesquisa aplicada para o estudo e inovação de processos e para o desenvolvimento de produtos, elaborando e aprimorando projetos de produção na indústria de alimentos.
Projetos associados
- Biotecnologia para produção de alimentos: visa desenvolver pesquisas a partir de processos de fermentação com diferentes microrganismos para melhorar a qualidade, desenvolver e maximizar produtos de alta qualidade para a indústria de alimentos. Destacam-se projetos para produção de cervejas artesanais, vinhos e espumantes, iogurtes e queijos. Projetos em parcerias com indústrias do Vale dos Vinhedos e de micro cervejarias do Rio Grande do Sul.
- Desenvolvimento de Produtos a partir de Resíduos de Alimentos: visa desenvolver pesquisas com cascas, talos, sementes e folhas de ingredientes de origem vegetal para a alimentação humana. O foco é o estudo do impacto em propriedades físico-químicas, sensoriais e tecnológicas de farinhas de resíduos de alimentos em diferentes formulações para aplicações industriais e gastronomia/culinária. Destacam-se projetos com farinha de casca de uva nesse projeto, havendo trabalhos também com bagaço de suco de maçã e amora.
Projetos em parcerias com indústrias de suco do Vale dos Vinhedos e de sucos e polpas da região da Serra Gaúcha.