As atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs têm início em 2017, com o Mestrado Profissional em Educação. Os programas profissionais constituem uma modalidade de oferta stricto-sensu chancelada pela CAPES e que visam a formação humana vinculada à atividade profissional. Por esse motivo, as pesquisas desenvolvidas em programas profissionais são consideradas como aplicadas, engajadas, comprometidas, gerando produtos educacionais (como produtos técnico-tecnológicos - PTT) que dialogam com as realidades das práticas às quais os mestrandos (as) ou doutorandos (as) se vinculam.
Nesta direção, tanto o Curso de Mestrado quanto o Curso de Doutorado em Educação, que tem seu primeiro ingresso em 2024, se propõem a atuar “preparando seus egressos para atividades no campo da formação de professores da Educação Básica, o que vem contribuir com o incremento da formação de quadros altamente qualificados para a atuação profissional”, conforme aponta o Documento da Área da Educação da CAPES).
Neste entendimento, o PPGED tem por compromisso pesquisar sobre a atuação docente e as práticas da Educação Básica em sua amplitude, no que diz respeito ao planejamento e aplicação/implicação pedagógica e que envolvem, não somente a escolha dos conteúdos, mas também, uma concepção de Educação, que por sua vez, trata das possibilidades de relações da Universidade com a comunidade escolar. Realizar a pesquisa dentro da escola e mais, com a escola, ou seja, com os docentes, com os discentes e com o quadro de funcionários administrativos é o pressuposto indispensável para que a produção de conhecimento realizado no contexto de um mestrado e doutorado profissionais contribuam com a busca pelo acrescer da qualidade na Educação Básica, em especial, na educação realizada nos contextos das redes públicas locais, regionais e brasileira. Atuam nessa direção, dezenove professores doutores permanentes do Programa, com larga experiência na pós-graduação stricto-sensu.
Coordenador do Curso:
Prof. Dr. Eduardo Guedes Pacheco
eduardo-pacheco@uergs.edu.br
Missão e Objetivos:
O PPGED tem por missão: a produção do conhecimento, a inserção social, a formação e a qualificação profissional com vistas à melhoria da qualidade da Educação Básica, com olhar sensível às peculiaridades locais.
O PPGED tem por objetivos:
I Formar profissionais da educação qualificados para compreender os cenários educacionais de forma a produzir reflexões e ações que impactem no cotidiano da Escola Básica.
II Realizar pesquisas que façam a interlocução entre os assuntos emergentes da área da Educação com os desafios da Escola contemporânea.
III Entregar às comunidades produtos educacionais inovadores de forma a acolher as demandas oriundas da Educação Básica.
Assim, o egresso será capaz de:
Ser reflexivo e crítico em relação a suas práticas docentes, pautado por princípios éticos, estéticos e políticos voltados à inovação das práticas de ensino-aprendizagem, novas metodologias, mídias, recursos tecnológicos e ações afirmativas;
Ter visão ampla dos fenômenos educacionais, em diálogo com práticas sociais, econômicas e culturais;
Produzir conhecimentos, métodos, técnicas e instrumentos que contribuam à garantia do direito de todos à educação;
Desenvolver tecnologias educacionais voltadas à intervenção prática, de forma inovadora, visando à solução de problemas e ao aperfeiçoamento de procedimentos profissionais;
Promover o desenvolvimento de cidadãos e instituições, considerando a diversidade cultural e territorial no âmbito de abrangência da Uergs.
Área de Concentração: Formação de Professores
Linhas de Pesquisa:
A linha de pesquisa visa a discussão dos modos de pensar e fazer pesquisa nos campos da formação de professores, do currículo e das políticas educacionais discutindo suas constituições históricas e sociais. Estudando os temas que têm pautado a educação a partir da emergência das discussões no contexto contemporâneo, com foco nas suas paisagens e repercussões no exercício de buscar compreender as implicações disso para o currículo, a formação docente e as práticas educativas.
Artes em Contextos Educacionais tem como perspectiva promover pesquisas sobre os diferentes modos que as Artes, como área de conhecimento, podem compor com os diversos cenários dos contextos educacionais. Propõe a investigação acerca das criações e possibilidades de atuação docentes, em especial, as invenções por meio de concepções e ações didáticas dedicadas a tratar da prática docente nos contextos escolares em que a Arte pode se apresentar. Para estudar sobre a docência em Arte, ancora-se teórico-metodologicamente, fundamentando a realização das investigações, resultando a elaboração das dissertações e teses, bem como os respectivos Produtos Tecnológicos.
A linha se propõe a analisar as inter-relações entre a Educação e as Tecnologias, especialmente seus impactos em e para os Direitos Humanos para a atuação marcada pelo exercício da reflexão crítica das ações docentes, pautado por princípios éticos, estéticos e políticos voltados à inovação das práticas de ensino-aprendizagem, novas metodologias, mídias, recursos tecnológicos e ações afirmativas. Cidadania, Políticas Públicas e marcadores sociais (classe social, gênero e raça) e etnodesenvolvimento em diálogo com a formação de profissionais dedicados a reflexão sobre os fenômenos educacionais, em diálogo com práticas sociais, econômicas e culturais.
Esta linha presenta estudos e pesquisas abordam temas emergentes do campo educacional com foco na formação de professores da educação básica, tomando artefatos culturais histórico e socialmente constituídos. Tais artefatos ao serem considerados para discussão e estudo são articulados a noções de discursos, pedagogias culturais, juventudes, infâncias, gênero, raça etnia, Letramento(s), políticas públicas e processos inclusivos.
Local: Unidade da Uergs em Osório (R. Machado de Assis, 1456 - Sulbrasileiro, Osório - RS).
Telefone: (51) 3601-2256
E-mail: ppged@uergs.edu.br