Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutorado Profissional

Apresentação

As atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs têm início em 2017, com o Mestrado Profissional em Educação. Os programas profissionais constituem uma modalidade de oferta stricto-sensu chancelada pela CAPES e que visam a formação humana vinculada à atividade profissional. Por esse motivo, as pesquisas desenvolvidas em programas profissionais são consideradas engajadas, comprometidas, gerando produtos educacionais que dialogam com as realidades das práticas às quais os mestrandos ou doutorandos se vinculam.

O Curso de Doutorado em Educação da UERGS tem a sua primeira seleção de ingresso em 2023/2 e se propõe a atuar “preparando seus egressos para atividades no campo da formação de professores da Educação Básica, o que vem contribuir com o incremento da formação de quadros altamente qualificados para a atuação profissional”, conforme aponta o Documento da Área da Educação da CAPES). Para isso, a produção intelectual gerada no Programa de Doutorado Profissional deve possuir algumas características para que possa dar conta do que é proposto pela Area da Educação. Entre estas características, o PPGED entende que a principal é aquela em que o trabalho de pesquisa realizado aconteça, diretamente voltado para o pensar sobre os espaços e tempos escolares, com especial atenção para a atuação dos docentes das e nas escolas.

Este entendimento envolve o estudar sobre a atuação e as práticas docentes no que diz respeito ao planejamento e aplicação/implicação pedagógica, o qual envolve, não somente a escolha dos conteúdos. Isso, de acordo com as orientações legais referentes a este movimento e com as possibilidades que tratam das formas de implementação do ensino. Esta escolha acompanha não somente a indicação da Área, mas também, uma concepção de Educação, e por sua vez, trata das possibilidades de relações da Universidade com a comunidade escolar. Realizar a pesquisa dentro da escola e mais, com a escola, ou seja, com os docentes, com os discentes e com o quadro de funcionários administrativos é o pressuposto indispensável para que a produção de conhecimento realizado no contexto de um doutorado profissional contribua com a busca pelo aumento da qualidade da Educação Básica, em especial, da Educação realizada nos contextos das redes públicas brasileiras. Atuam nessa edição do curso, doze professores doutores com larga experiência na pós-graduação stricto-sensu.

Linhas de pesquisa

LINHA I - Contextos, cotidianos educacionais e formação das docências

A linha de pesquisa visa a discussão dos modos de pensar e fazer pesquisa nos campos da formação de professores, do currículo e das políticas educacionais discutindo suas constituições históricas e sociais. Estudando os temas que têm pautado a educação a partir da emergência das discussões no contexto contemporâneo, com foco nas suas paisagens e repercussões no exercício de buscar compreender as implicações disso para o currículo, a formação docente e as práticas educativas.

LINHA II - Artes em contextos educacionais

Artes em Contextos Educacionais tem como perspectiva promover pesquisas sobre os diferentes modos que as Artes, como área de conhecimento, podem compor com os diversos cenários dos contextos educacionais. Propõe a investigação acerca das criações e possibilidades de atuação docentes, em especial, as invenções por meio de concepções e ações didáticas dedicadas a tratar da prática docente nos contextos escolares em que a Arte pode se apresentar. Para estudar sobre a docência em Arte, ancora-se teórico-metodologicamente, fundamentando a realização das investigações, resultando a elaboração das dissertações e teses, bem como os respectivos Produtos Tecnológicos. 

LINHA III - Direitos Humanos, Educação e Tecnologias

A linha se propõe a analisar as inter-relações entre a Educação e as Tecnologias, especialmente seus impactos em e para os Direitos Humanos para a atuação marcada pelo exercício da reflexão crítica das ações docentes, pautado por princípios éticos, estéticos e políticos voltados à inovação das práticas de ensino-aprendizagem, novas metodologias, mídias, recursos tecnológicos e ações afirmativas. Cidadania, Políticas Públicas e marcadores sociais (classe social, gênero e raça) e etnodesenvolvimento em diálogo com a formação de profissionais dedicados a reflexão sobre os fenômenos educacionais, em diálogo com práticas sociais, econômicas e culturais. 

LINHA IV - Educação, culturas, linguagens e práticas sociais

Apresenta estudos e pesquisas abordam temas emergentes do campo educacional com foco na formação de professores da educação básica, tomando artefatos culturais histórico e socialmente constituídos. Tais artefatos ao serem considerados para discussão e estudo são articulados a noções de discursos, pedagogias culturais, juventudes, infâncias, gênero, raça etnia, Letramento(s), políticas públicas e processos inclusivos. 

Coordenação do curso

Coordenador do Curso:

Profª. Drª. Sita Mara Lopes Sant’ Anna 

sita-santanna@uergs.edu.br 

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Coordenadora Adjunta do Curso:

Profª. Drª. Veronice Camargo da Silva 

veronice-silva@uergs.edu.br 

Perfil do egresso

Objetivos:

I - Habilitar profissionais à criação e à implementação de ações transformadoras no campo da formação de professores para a Educação Básica.


II - Capacitar profissionais da educação para atuar em diferentes contextos da Educação Básica com vistas ao desenvolvimento, criação e produção de práticas inovadoras que impactem nos campos do currículo, culturas, políticas educacionais, artes, linguagens, tecnologias, memórias, diversidade e demais áreas emergentes da Educação.


III - Formar profissionais altamente capacitados para a identificação das potencialidades e necessidades oriundas do seu âmbito de trabalho, com recursos de pesquisa científica e de reflexão crítica para a produção de conhecimentos e de novas estratégias e ações para o fomento e qualificação do desenvolvimento regional e do contexto da Educação Básica de modo geral.


Assim os egressos serão capazes de:

Mais informações

Local: Unidade da Uergs em Osório (R. Machado de Assis, 1456 - Sulbrasileiro, Osório - RS).

Telefone: (51) 3601-2256

E-mail: ppged@uergs.edu.br