Apresentação

As atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs têm início em 2017, com o Mestrado Profissional em Educação. Os programas profissionais constituem uma modalidade de oferta stricto-sensu chancelada pela CAPES e que visa a formação humana vinculada à atividade profissional. Por esse motivo, as pesquisas desenvolvidas em programas profissionais são consideradas engajadas, comprometidas, gerando produtos educacionais que dialogam com as realidades das práticas às quais os mestrandos ou doutorandos se vinculam.


O curso de Mestrado da Uergs surgiu da possibilidade de interação de pesquisas produzidas no âmbito da Educação Básica, principalmente, no campo da formação de professores, constituídos com base em programas e ações institucionais de fomento à produção de conhecimento, produzidas na graduação e na Pós-graduação lato sensu. Resultado do trabalho realizado pela área da Educação da Instituição, em especial, pelas ações realizadas pelos cursos de licenciatura da Universidade, o PPGED tem acolhido, como mestrandos e mestrandas, uma demanda importante no que diz respeito a presença majoritária de professores e professoras que atuam na Educação Básica.


Desde o primeiro ingresso realizado no de 2017, o curso já formou mais de 100 mestres. As pesquisas realizadas neste percurso estão diretamente relacionadas com a busca pelo aumento da qualidade da Educação Básica, em especial, a formação inicial e continuada de professores. A partir dos projetos de pesquisa, dos trabalhos de orientação, das ações de extensão, dos produtos educacionais criados, o Mestrado Profissional já produziu mais de 150 artigos acadêmicos nos seus 4 primeiros anos de existência. Esses trabalhos, atendendo a prerrogativas do Mestrado Profissional, são direcionados ao pensar e repensar a Escola, a Educação Básica e a formação de professores. Neste período, as dissertações elaboradas trataram de temas que constituem o espaço educacional e, em especial, o espaço escolar, sendo eles: arte no contexto escolar, educação musical, currículo, inclusão social, juventudes, alfabetização, tecnologias digitais, letramentos, discursos, corporeidades, teatro e educação, formação do leitor, currículo e BNCC, ensino de matemática, luta antirracista, questões de gênero e sexualidade, formação de professores, entre outras importantes abordagens que permeiam o nível da educação básica e as suas modalidades educacionais.

Em seu primeiro processo de avaliação do quadriênio 2017-2020, pela CAPES, o Programa obteve conceito 4, o que lhe possibilitou apresentar o APCN Doutorado, aprovado em 10 de julho de 2023, sendo o primeiro curso de Doutorado da Universidade. Nesta perspectiva, o Programa de Pós-Graduação em Educação abriga os dois cursos, o de Mestrado Profissional em Educação e o curso de Doutorado Profissional em Educação, tendo como missão:  a produção do conhecimento, a inserção social, a formação e a qualificação profissional com vistas à melhoria da qualidade da Educação Básica, com olhar sensível às peculiaridades locais.

Linhas de pesquisa

LINHA I - Contextos, cotidianos educacionais e formação das docências

Esta linha de pesquisa visa a discussão dos modos de pensar e fazer pesquisa nos campos da formação de professores, do currículo e das políticas educacionais discutindo suas constituições históricas e sociais. Estudando os temas que têm pautado a educação a partir da emergência das discussões no contexto contemporâneo, com foco nas suas paisagens e repercussões no exercício de buscar compreender as implicações disso para o currículo, a formação docente e as práticas educativas.

LINHA II - Artes em contextos educacionais

Artes em Contextos Educacionais tem como perspectiva promover pesquisas sobre os diferentes modos que as Artes, como área de conhecimento, podem compor com os diversos cenários dos contextos educacionais. Propõe a investigação acerca das criações e possibilidades de atuação docentes, em especial, as invenções por meio de concepções e ações didáticas dedicadas a tratar da prática docente nos contextos escolares em que a Arte pode se apresentar. Para estudar sobre a docência em Arte, ancora-se teórico-metodologicamente, fundamentando a realização das investigações, resultando a elaboração das dissertações e teses, bem como os respectivos Produtos Tecnológicos. 

LINHA III - Direitos Humanos, Educação e Tecnologias

A linha se propõe a analisar as inter-relações entre a Educação e as Tecnologias, especialmente seus impactos em e para os Direitos Humanos para a atuação marcada pelo exercício da reflexão crítica das ações docentes, pautado por princípios éticos, estéticos e políticos voltados à inovação das práticas de ensino-aprendizagem, novas metodologias, mídias, recursos tecnológicos e ações afirmativas. Cidadania, Políticas Públicas e marcadores sociais (classe social, gênero e raça) e etnodesenvolvimento em diálogo com a formação de profissionais dedicados a reflexão sobre os fenômenos educacionais, em diálogo com práticas sociais, econômicas e culturais.

LINHA IV - Educação, culturas, linguagens e práticas sociais

Apresenta estudos e pesquisas abordam temas emergentes do campo educacional com foco na formação de professores da educação básica, tomando artefatos culturais histórico e socialmente constituídos. Tais artefatos ao serem considerados para discussão e estudo são articulados a noções de discursos, pedagogias culturais, juventudes, infâncias, gênero, raça etnia, Letramento(s), políticas públicas e processos inclusivos.

Coordenação do curso

Coordenador do Curso:

Profª. Drª. Sita Mara Lopes Sant’ Anna 

sita-santanna@uergs.edu.br 

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Coordenadora Adjunta do Curso:

Profª. Drª. Veronice Camargo da Silva 

veronice-silva@uergs.edu.br 

Perfil do egresso

Mais informações

Local: Unidade da Uergs em Osório (R. Machado de Assis, 1456 - Sulbrasileiro, Osório - RS).

Telefone: (51) 3601-2256

E-mail: mestrado-educacao@uergs.edu.br