Docentes
Programa de Pós-Graduação em Educação
Mestrado Profissional
Dra. Sita Mara Lopes Sant'Anna (lattes)
Coordenadora
Licenciada em Letras Português e Francês, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), com mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000 e 2009, respectivamente). Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia e também, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGED/ Uergs. É líder do grupo de pesquisa do CNPq " Educação de Jovens e Adultos:docência, formação e processos pedagógicos da EJA", desde 2014. Possui experiência na área de Educação, com focos na Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - EJA e em Análise de Discurso, desenvolvendo investigações diversas no campo da Educação de Jovens e Adultos e de perspectivas do Discurso Pedagógico. Possui produção acadêmica com base nas seguintes abordagens em EJA: Gestão e políticas públicas, formação inicial e continuada de professores, práticas docentes, processos educacionais do currículo: caminhos metodológicos, planejamento e avaliação. Desenvolve pesquisas em Educação de Jovens e Adultos abrangendo o diagnóstico da oferta e demandas da EJA, processos identitários da docência, sentidos e significados da formação inicial e continuada de professores da EJA.
Dra. Veronice Camargo da Silva (lattes)
Coordenadora adjunta
Doutora e Mestre em Letras- Área de Concentração-Linguística Aplicada. Graduada em Letras. Foi professora da Ed. Básica. É professora adjunta da Universidade Estadual do Rio grande do Sul e professora do Mestrado Profissional em Educação MP-UERGS. Líder do "Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: linguagens e letramentos". Possui interesse em estudar e pesquisar A) linguagens e letramentos na formação inicial e continuada de professores. B) leitura e escrita no ensino superior e na educação básica. C) Letramento acadêmico e sua interlocução com a educação básica.D)Lingua materna.
Dra. Ana Maria Bueno Accorsi (lattes)
Doutora e Mestre em Teoria da Literatura e Licenciada em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Literatura Anglo-Americana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta da UERGS, nos cursos de Mestrado Profissional em Educação (unidade em Osório) e, Graduação em Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; professora e coordenadora dos cursos de Especialização em “Teoria e Prática da Formação do Leitor" e "Leitura Literária", Unidade em Porto Alegre. Orientadora de alunos do Mestrado Profissional em Educação, do Curso de Especialização em Teoria e Prática na Formação do Leitor, Leitura Literária, da graduação em Letras e de alunos bolsistas de Iniciação Científica, e Extensão em Letras, pela FAPERGS, CNPq e UERGS. Orientadora e supervisora do Estágio de Graduação em Literatura, EF e EM. Experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de literatura, formação e qualificação do professor e formação do leitor. Lidera os grupos de pesquisa CNPq, "Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais", "Teoria e Prática da Formação do Leitor" e “Observatório do Ensino Médio do RS”.
Dra. Caroline Clesar (lattes)
Mestre e doutora em Educação na Linha Formação, Políticas e Práticas em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Educação Especial e Gestão de Processos Inclusivos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é Professora Adjunta de Ciências Exatas, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), com pesquisas no campo da Educação e Ensino em Matemática e Física, com ênfase na formação de professores e uso de tecnologias digitais.
Dra. Cristina Rolim Wolffenbuttel (lattes)
Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical. Licenciada em Música. Especialista em Informática na Educação, Literatura Brasileira, Filosofia, Educação Infantil e Anos Iniciais. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na Uergs. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Uergs. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela Uergs. Professora de Música (aposentada) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Integrante da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Verbete no Dicionário de Mulheres (Hilda Agnes Hubner Flores) e no Dicionário de Educação Musical (José Nunes Fernandes).
Dr. Eduardo Guedes Pacheco (lattes)
Doutorado em Educação (UFRGS); Mestrado em Educação (UFSM); Bacharel em Música - Percussão (UFSM). Tem o trabalho voltado para a formação de professores de Arte, tendo como foco a Educação Musical, assim como, o trânsito pelas demais formas expressivas do fazer artístico. Atua como integrante do MWANAMUZIK, coletivo de acadêmicos negros/negras/negres. É músico do Coletivo AFROENTES. Suas pesquisas têm se dedicado a tratar da presença da Arte nos contextos educacionais tendo as questões étnico raciais e da diferença como seus principais territórios de atuação.
Dra. Gabrielli Teresa Gadens Marcon (lattes)
Possui mestrado em Geociências e doutorado em Ciências, ambos com ênfase em Paleontologia (UFRGS) . É graduada em Biologia e atua como professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na Unidades Porto Alegre e Litoral Norte, onde ministra várias disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências da Vida e Engenharias. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional (PPGED-MP) da Unidade Litoral Norte. Realiza pesquisa nas áreas de Geociências, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Meio Ambiente e Direitos Humanos.
Dra. Helena Venites Sardagna (lattes)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale (2000), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e pós-doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professora Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs, Mestrado e Doutorado, vinculada à linha de pesquisa Educação, culturas, linguagens e práticas sociais. É docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório/RS. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: educação e processos inclusivos, práticas pedagógicas e formação de professores. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Dr. Leandro Forell (lattes)
Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Feevale (2002), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: programa escola aberta, políticas públicas de esporte e lazer, lazer, políticas públicas e trabalho voluntário.
Dr. Luciano Andreatta Carvalho da Costa (lattes)
Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.
Dra. Maria Cristina Schefer (lattes)
Doutora em Educação/ UNISINOS (2016); com estágio Pós-Doutoral no Mestrado em Relações Internacionais da Universidade da Beira Interior- Cátedra Sociologia da Educação (UBI) - Covilhã/ Portugal (2021). Mestre em Letras e Cultura Regional/ UCS (2008); Especialista em Alfabetização/ UCS (2000); Especialista em Gestão Escolar/ EFICAZ (2014); Graduada em Pedagogia/ UNIJUÍ (1996); Graduanda em Fotografia (Unopar). Recebeu Menção Honrosa da Capes e Diploma de Mérito pela Fundação Carlos Chagas (2016) pelo desenvolvimento da tese: Na periferia das periferias: o não-lugar escolar e a Pedagogia do Destino. Recebeu Menção Honrosa pela UERGS (2020) pelas contribuições para a extensão universitária, Recebeu o Prêmio Lélia Gonzales 2022, pela ADEPERGS de Direitos Humanos, com o Projeto de Ensino e Extensão: AFROCONTOS. Autora do livro: Pedagogia do Destino: um estudo do tipo etnográfico (2017); organizadora do livro: Ações Afirmativas: o martírio de agora! (2018); Itinerários da Pesquisa em Educação: Diferentes Olhares (2020); Entre-telas com pesquisadores sociais indisciplinados (2020); Direito à Educação e Identidades: questões indígenas e perspectivas racias (2021). Atua como Pedagoga no IFRS/ Campus Osório; e como professora Adjunta na Uergs, no Curso de Pedagogia: Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado Profissional (PPGED-MP/ UERGS). Coordenadora do Curso de Pedagogia - Licenciatura (2023). Representante da Uergs no Conselho Estadual de Povos Indígenas (CEPI-RS/2020 -2022). Coordenadora do Núcleo Osório/ São Francisco de Paula do Programa de Iniciação à Docência (PIBID- 2020-2022). Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Diversidade Étnico-Racial e Direitos Humanos (GEDERDH/Uergs- CNPq). Integra a Rede Estadual de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH-RS); Centra seus estudos em relações periféricas no interior e a partir das instituições de ensino, tem como pano de fundo, de grande parte de seus estudos, a obra de Zygmunt Bauman.
Dra. Rita Cristine Basso Soares Severo (lattes)
Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha (1993). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade da Região da Campanha ( 1998). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Professora do programa de Pós Graduação em Educação, atuando no Mestrado Profissional em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/PPGUERGS. Tem experiência na área de Educação Superior nos Cursos de Especialização, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, Juventudes, Identidades e formação docentes.
Dra. Rochele da Silva Santaiana (lattes)
Foi professora do município de São Leopoldo desde o ano de 1999 até 2014, onde atuou como docente da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo, onde exerceu a função de Supervisora Pedagógica das Escolas Municipais de Educação Infantil. Licenciada em Pedagogia - Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS e especialista em Educação Infantil pela mesma instituição. Mestre e Doutora em educação pela UFRGS, tem como interesses de pesquisa, Educação Integral, Educação Infantil, tempos e espaços de aprendizagens, infância, currículo, práticas pedagógicas na interlocução com as políticas públicas educacionais. Atua como docente da graduação em Pedagogia e especializações da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/ UERGS, tendo exercido as funções dei coordenadora de área do PIBID/UERGS e coordenadora do curso de Pedagogia. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UERGS Mestrado Profissional em Educação.
Dra. Sandra Monteiro Lemos (lattes)
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Desde 2014 é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, lotada na Unidade de Montenegro, atua nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Teatro, Música e Dança. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd/UERGS - Unidade Litoral Norte. Integrante da Linha IV - Educação, Culturas, linguagens e práticas sociais. Integra, igualmente, o Núcleo Temático de Educação e Cultura do Laboratório de Estudos Avançados e Multidisciplinares - LEAM/UERGS/Pólo UAB Gramado. Foi Subsecretária Adjunta - na Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação - SEDUC/RS (janeiro à julho de 2023). Foi Vice-Reitora e Superintendente de Planejamento da UERGS (2018-2022). Coordenou (2015 a 2018) o Programa Institucional de bolsas de iniciação à docência - PIBID/UERGS, atuando, também, como coordenadora estadual do FORPIBID/RS. Teve atuações como professora convidada em instituições educacionais privadas, em cursos de graduação e de Pós-graduação (2008-2014). Prestou serviços como consultora pedagógica da UNESCO (2005/2006), Secretarias de Educação, Institutos Federais e Estaduais de Pesquisa. É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos sobre Currículo Cultura e Sociedade - NECCSO/UFRGS. Seus últimos estudos focalizam as temáticas: leitura, identidade, representação, cultura, práticas pedagógicas, formação docente e educação de jovens e adultos - EJA.
Dra. Thais Janaina Wenczenovicz (lattes) - Professora Colaboradora/UERGS
Docente adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Pesquisadora PQg Produtividade/FAPERGS/Faixa 2. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito/UNOESC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO. Líder da Linha de Pesquisa Cidadania e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais/PPGD UNOESC. Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI/Rio Grande do Sul). Membro sócia-titular da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro da Red de Constitucionalismo Crítico de América Latina.
Dra. Viviane Maciel Machado Maurente (lattes)
Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS (2015), Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), Especialista em Ciência do Movimento Humano - subárea Aprendizagem Motora (1996) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Professora Universitária, desde 1997 até os dias de hoje. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), atua no Curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa 1, Currículos e Políticas na Formação de Professores. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Didática e Ensino, Saberes e Desenvolvimento Profissional, Alfabetização científica, Filosofia, Didática e História da Ciência e estágio supervisionado. Atualmente está desenvolvendo pesquisas na área da Formação de Professores.
Dra. Carmen Lúcia Capra (Lattes)
Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na Graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Lidera o Grupo de Pesquisa Flume (Uergs/CNPq) e se dedica à pesquisa sobre educação e artes visuais (formação docente, ensino, escola, políticas da arte, práticas pedagógicas antirracistas) e práticas artísticas insurgentes, limítrofes ou contra hegemônicas. Integra o Núcleo Educativo MARGS-Uergs e participa do Grupo de Pesquisa Arteversa (UFRGS/CNPq). Tem atuado na promoção de ações de cunho artístico e educativo que entrelacem ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do Vincular (Núcleo Educativo MARGS-Uergs, Porto Alegre e Osório/RS), Exposição e Seminário Salas (Montenegro, RS) e Bordado Livre (Montenegro e Porto Alegre/RS), participando de grupos experimentais de estudo e práticas artísticas.
Dra. Martha Giudice Narvaz (Lattes)
Graduada em Psicologia (PUCRS, 1987), mestre e doutora em Psicologia (UFRGS, 2005, 2009), concluiu Estágio Pós Doutoral em Educação junto ao Departamento de Artes Visuais (UFRGS, 2020) sob supervisão da profa. dra. Paola Zordan (UFRGS). Especialista na área da violência doméstica (USP, 2000), tem sua trajetória profissional e acadêmica marcada pelas epistemologias feministas e estudos de gênero, com especial ênfase no enfrentamento das violências de gênero sofridas por mulheres e meninas. Professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) desde 2010, é Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Gênero e Diversidades" e membro do Grupo "Arte, Corpo enSigno" (PPGEDU/Artes Visuais/UFRGS). Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão com enfoque interdisciplinar, articulando Estudos de gênero, Psicologia Social e Comunitária, Arte e Educação. Atua principalmente nos seguintes temais: gênero, corpo, sexualidade, mulheres, feminismos, violências, direitos humanos, diversidades, modos de subjetivação, práticas antirracistas e feministas. Integra a Linha de Pesquisa Artes em Contextos Educacionais do Programa de Pós Graduação em Educação da Uergs. Investiga os processos de resistência feminina aos cânones patriarcais e colonialistas de gênero, com especial interesse nas artes e artivismos como dispositivos pedagógicos de invenção de outros modos de performar o feminino. Registro ORCID 0000-0001-8430-9483. HKE-4093-2023. Email: martha-narvaz@uergs.edu.br
Dra. Denise Madeira de Castro e Silva (Lattes)
Doutorado em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos na linha de pesquisa Educação, História e Políticas. Pesquisadora Grupo de Pesquisas em Educação, Diversidade e Cidadania (Unisinos/CNPQ). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI/Faced/UFRGS/CNPQ). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2000). Especialização em Gestão Educacional(FACOS). Licenciada em Pedagogia Pré-escola pela Universidade Federal do Rio Grande (1996). Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional na linha de pesquisa: Educação, Culturas, Linguagens e Práticas Sociais. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, educação Infantil, processos de escolarização, gestão educacional.