Docentes

Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrado Profissional

Dr. Eduardo Guedes Pacheco - coordenador do curso (lattes)

Coordenador

Doutor em Educação pela UFRGS; mestre em Educação pela UFSM; graduado em Música, Bacharel - opção : Percussão pela UFSM. Atualmente é professor da Uergs. Tem seu trabalho voltado para a formação de professores interessados em problematizar sobre a arte dentro do contexto educacional. Atua como instrumentista solo de percussão procurando trabalhar em espaços identificados com a educação, na perspectiva de aproximar o fazer artístico das discussões que envolvem o campo da Educação.

Dra. Rita Cristine Basso Soares (lattes)

Coordenadora adjunta

Doutora e mestra em Educação pela UFRGS; especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade da Região da Campanha. Atualmente é professora adjunta do Curso de Pedagogia na Uergs.

Tem experiência na área de Educação Superior nos Cursos de Especialização, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, Juventudes, Identidades e formação docentes.

Dra. Maria Cristina Schefer (lattes)

Doutora em Educação (Unisinos); Mestre em Letras e Cultura Regional (UCS); Especialista em Alfabetização (UCS); Especialista em Gestão Escolar (Eficaz). Em processo de Pós-doutoramento em Sociologia da Educação pela Universidade da Beira Interior (UBI- Portugal). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação (Uergs) e da Linha de Pesquisa Inovação, diversidade e memória em educação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/Uergs). Centra suas pesquisas nas relações periféricas que se instituem na estrutura escolar em comunidades marginalizadas, as quais perpassam por questões étnicas (afro-indígenas).

Dra. Ana Maria Bueno Accorsi (lattes) - Professora Colaboradora/UERGS

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é professora adjunta da Uergs, coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa e do Curso de Especialização Teoria e Prática da Formação do Leitor. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Literatura.

Dra. Cristina Rolim Wolffenbuttel (lattes)

Pós-doutora, doutora e mestra em Educação Musical e Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Uergs em Montenegro. É coordenadora de Área-Música do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em Montenegro, da CAPES/UERGS. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é coordenadora dos Centros Musicais, realizando assessoria em Educação Musical junto às escolas da Rede Municipal de Ensino.

Dra. Helena Venites Sardagna (lattes)

Pós-doutora em Educação pela UFRGS, doutora e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Feevale. É professora Adjunta do Curso de Pedagogia - Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e coordenadora da Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Unidade em Osório/RS. Atualmente é coordenadora institucional do Parfor/Capes na Uergs.

Dr. Leandro Forell (lattes)

Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano pela ESEFID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Feevale. Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Unidade Litoral Norte. Coordenador do PPGED/UERGS - Programa de Pós-Graduação em Educação. Lider do Grupo de Estudos em Práticas Corporais - GEPRACO, Pesquisador ligado à rede CEDES/RS (Ministério do Esporte). Pertence à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Participa do Grupo de Pesquisa GESEF - UFRGS. Tem desenvolvido pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer; estudos etnográficos em Educação Física e Educação. Possui interesse em estudos históricos que relacionem lazer à educação.

Dr. Luciano Andreatta Carvalho da Costa (lattes)

Doutor e mestre em Engenharia Civil pela UFRGS; especialista em Edificações pela PUCRS; graduado em Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática pela UFRGS. Atualmente é professor adjunto da Uergs. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado. Participa do projeto de pesquisa Possibilidades Didático-Pedagógicas a Distância na Área de Desenho Técnico.

Dra. Magali de Moraes Menti (lattes) - Professora Colaboradora/UERGS

Possui mestrado e doutorado em Letras/Linguística Aplicada pela UFRGS. É professora adjunta da Uergs. Atua na área de Linguística Aplicada, Ensino da língua inglesa, Metodologia da Pesquisa.

Dra. Rochele da Silva Santaiana (lattes)

Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS; especialista em Educação Infantil e Licenciada em Pedagogia - Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Tem como interesses de pesquisa: educação integral, infância, práticas pedagógicas e articulações com as políticas públicas educacionais. Atua como docente em cursos de Especialização Latu Sensu, docente da graduação em Pedagogia da Uergs e coordenadora de área do PIBID/UERGS na Unidade em Alegrete.

Dra. Sandra Monteiro Lemos (lattes)

Doutora e Mestra em Educação pela UFRGS; graduada em Pedagogia pela UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Uergs. Seus últimos estudos focalizam as temáticas: leitura, identidade, representação, cultura, práticas pedagógicas, formação docente e educação de jovens e adultos - EJA - tendo publicado artigos em revista e vários trabalhos em eventos, seminários e congressos. É integrante do grupo de elaboradores e revisores de avaliações em larga escala da Educação Básica - ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), Provinha Brasil - e do ensino superior (ENADE) - INEP/MEC.

Dra. Sita Mara Lopes Sant'Anna (lattes)

Doutora e mestra em Educação pela UFRGS; graduada em Letras Português e Francês pela PUCRS. Atualmente, é professora adjunta da Uergs, atuando nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia e em Letras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos e interdisciplinares para Níveis e Tipos de Educação, com focos na Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - EJA e Análise de Discurso de linha francesa.

Dra. Thais Janaina Wenczenovicz (lattes) - Professora Colaboradora/UERGS

Pós-doutora em História pela UFRGS e Instytut Studiów Iberyjskich i Iberoamerykanskich Uniwersytetu Warszawskiego-Polônia e Pós-Doutora em Educação - CAPES/UNIOESTE. É doutora em História pela PUCRS. Atualmente é docente adjunta/pesquisador sênior da Uergs. Avaliadora do INEP - BNI ENADE/MEC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO.

Dra. Veronice Camargo da Silva (lattes)

Graduada em Letras e Especialista em Comunicação, Expressão e Cultura. Mestre e Doutora em Letras- Área de Concentração: Linguística Aplicada. Foi professora da Ed. Básica. Atualmente é professora adjunta e professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio grande do Sul. Líder do "Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: linguagens e letramentos". Atua nas áreas da Pedagogia e Letras, com ênfase em Linguística Aplicada. Possui interesse em estudar e pesquisar a) Áreas das linguagens, dos letramentos e multiletramentos na formação inicial e continuada de professores e nos processos de ensino e aprendizagem. b) Práticas de leitura e escrita com enfoques no ensino superior e na educação básica. c) Relação de letramentos na esfera acadêmica com a educação básica.

Dra. Viviane Maciel Machado Maurente (lattes)

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFRGS (2015), Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), Especialista em Ciência do Movimento Humano - subárea Aprendizagem Motora (1996) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Didática e Ensino, Saberes e Desenvolvimento Profissional, Alfabetização científica, Filosofia, Didática e História da Ciência e estágio supervisionado, todos esses temas relacionado a qualidade de vida e saúde de crianças, jovens e adultos. Atualmente está desenvolvendo pesquisas na área da Didática e do Ensino.

Dra. Elisete Enir Bernardi Garcia - Professora Colaboradora/UFRGS

Doutora e Mestre em Educação pela UNISINOS. Graduada em Pedagogia pela UNISINOS e Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA pela UFRGS. É professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Campus Litoral Norte nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Pedagogia. Coordena o grupo de pesquisa GIPEJA – Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais. Possui interesse de estudo/pesquisa nas temáticas: Políticas e Gestão de processos educacionais, Juventude, Currículo, Formação de professores, Educação do Campo, Educação popular e Educação de Jovens e Adultos.

Dra. Carmen Lúcia Capra (Lattes)

Linha: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais

Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na Graduação em Artes Visuais e no Mestrado Profissional em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (Uergs/CNPq) e se dedica à pesquisa sobre a formação docente em artes visuais com foco na atuação em escola. Integra o Núcleo Educativo MARGS-Uergs e participa do Grupo de Pesquisa Arteversa (UFRGS/CNPq). Tem atuado na promoção de ações de cunho artístico e educativo que permitam conversações entre ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do Projeto Vincular (Núcleo Educativo MARGS - Uergs, Porto Alegre/RS), Exposição e Seminário Salas (Montenegro, RS), Dia do Desenho (Montenegro, RS), Bordado Livre na Praça (Montenegro/RS), participando de grupos experimentais de curadoria e prática artística.

Dra. Martha Giudice Narvaz (Lattes)

Linha: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais

Graduada em Psicologia (PUCRS, 1987), mestre e doutora em Psicologia (UFRGS, 2005, 2009), concluiu Estágio Pós Doutoral no Departamento de Ates Visuais da UFRGS em 2020 sob supervisão da profa. dra. Paola Zordan (UFRGS). Com formação em psicoterapia familiar e especialização na área da violência doméstica (USP, 2000), tem sua trajetória profissional e acadêmica marcada pelo trabalho com mulheres e enfrentamento das violências de gênero. É professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul desde 2010, onde desempenhou diversas atividades, dentre elas, a Coordenação do PIBID, Subprojeto Alegrete, Múltiplos Letramentos (2018/2020). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Gênero e Diversidades" (UERGS) e membro do Grupo "Arte, Corpo enSigno" (PPGEDU/Artes Visuais/UFRGS), desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão na área da Psicologia e da Educação a partir das contribuições da psicologia clínica comunitária, dos estudos feministas decoloniais e de gênero em interlocução com o campo das Filosofias da Diferença. Atua principalmente nos seguintes temais: gênero, corpo, sexualidade, mulheres, feminismos, discurso, direitos humanos, violência, diversidade, modos de subjetivação e educação. Atualmente tem se dedicado a investigar o papel da arte em suas diferentes linguagens e das filosofias africanas e ameríndias nos processos de subjetivação feminina e suas implicações no campo da educação. Registro ORCID 0000-0001-8430-9483.

Dra. Denise Madeira de Castro e Silva (Lattes)

Linha: Currículos e Políticas na Formação de Professores

Doutorado em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos na linha de pesquisa Educação, História e Políticas. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Educação (GEPSE/UNISINOS/CNPQ). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI/Faced/UFRGS/CNPQ). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2000). MBA em Gestão Educacional pela Faculdade Cenecista de Osório (2014) . Licenciada em Pedagogia Pré-escola pela Universidade Federal do Rio Grande (1996). Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora do curso de Pós-Graduação: Gestão de Currículo na Formação Docente (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, educação Infantil, escolarização, gestão educacional.

Distribuição dos docentes nas linhas de pesquisa

Docentes e temáticas de pesquisa.pdf

Se preferir, baixe aqui a distribuição completa.