Mestrado Acadêmico em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica

Apresentação

O Mestrado Acadêmico em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica é um curso em forma associativa entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA). O curso tem por objetivo formar e qualificar recursos humanos, bem como gerar, promover e ampliar conhecimentos em classificação, filogenia, ecologia, história natural e conservação de espécies de plantas e animais atuais e fósseis.

Áreas de Concentração: DESCRIÇÃO, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA DIVERSIDADE

A área engloba estudos que versem sobre aspectos biológicos dos organismos nas suas diferentes instâncias de conhecimento, incluindo padrões de distribuição e abundância, interações ecológicas, aspectos reprodutivos, tróficos e comportamentais. Busca produzir o conhecimento básico e aplicado de modo a integrá-los em prol da conservação da biodiversidade. Também compreende estudos sobre os processos que determinam a variação na biodiversidade – atual e histórica – em um contexto evolutivo, especialmente no campo da taxonomia e sistemática.

Linhas de pesquisa

• História natural, Ecologia e Conservação

Esta linha objetiva a produção de conhecimento sobre aspectos da história natural dos organismos, os padrões de distribuição das espécies e da diversidade biológica, bem como compreender aspectos de suas populações, como tamanho e viabilidade populacionais, diversidade genética, interações ecológicas. Inclui o estudo de aspectos reprodutivos, tróficos e comportamentais, bem como estudos e propostas de manejo, monitoramento e conservação da biota.

• Taxonomia, Filogenia, Biogeografia e Morfologia comparada de Grupos Recentes e Fósseis

Esta linha de pesquisa visa compreender e descrever as relações filogenéticas e hierárquicas dos organismos atuais e fósseis, propor classificações e produzir conhecimentos acerca da evolução e biogeografia histórica dos diferentes grupos.

Coordenação do curso

Coordenador do Curso:

Prof. Dra. Ana Maria Ribeiro

ana.ribeiro@sema.rs.gov.br

Coordenador Adjunto do Curso:

Prof. Dr. Paulo Henrique Ott

paulo-ott@uergs.edu.br

Perfil do egresso

O Mestre em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica será capaz de gerar, analisar, integrar e interpretar dados e informações biológicas e paleontológicas de maneira que possam ser aplicados nas diversas áreas das ciências naturais e conservação do meio ambiente subsidiando ações de gestão ambiental. Para tal, terá acesso aos conceitos básicos em sistemática biológica e paleontológica, ecologia, conservação da natureza e biodiversidade. O egresso estará apto a atuar em centros de pesquisa, instituições de ensino, órgãos governamentais e sociedade civil, gerando conhecimento sobre a biodiversidade e a conservação da vida silvestre.

Mais informações

Jardim Botânico de Porto Alegre e Museu de Ciências Naturais

Local: Avenida Salvador França, 1427, Bairro Jardim Botânico, Porto Alegre, RS

Telefone: (51) 3320-2057 - (51) 3320-2049