Docentes

Mestrado Acadêmico em Sistemática e Conservação da Diversidade Biológica

Dra. Aline Barcellos Prates dos Santos - Lattes

Aline Barcellos Prates dos Santos concluiu o doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná, em 1998, e Pós Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000- 2002). Atualmente é bióloga pesquisadora da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) do Rio Grande do Sul, onde é curadora da coleção entomológica (ordens hemimetábolas). Foi membro do Conselho Editorial (2002-2007) e Editora Associada da área de Invertebrados (2004-2007) do periódico Iheringia, Série Zoologia e Editora de Área da Check List (2015-1016); atualmente, é Editora do periódico Insecta Mundi. Atua como consultora para periódicos do Brasil e exterior. Sua área de atuação é Zoologia, com ênfase em Taxonomia, Cladística e Biogeografia de Heteroptera (Insecta, Hemiptera), e também em estudos de comunidades de hemípteros terrestres. 

Dra. Ana Maria Ribeiro - Lattes

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté (1986), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Bióloga/Pesquisadora da Seção de Paleontologia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), curadora da coleção científica de Paleontologia, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq no MCN/FZBRS, editora da Revista Brasileira de Paleontologia, docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geociências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora no Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia de Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática de mamíferos e cinodontes, Triássico e Cenozoico.

Dra. Erli Schneider Costa - Lattes

Atualmente é Pró-Reitora de Extensão e Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. É Docente Permamente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, onde orienta 3 alunos e do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, UERGS, São Francisco de Paula, orientando três estudantes e co-orientadora de uma estudante. Foi coordenadora de Pesquisa, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UERGS, pelo período de janeiro de 2015 a novembro de 2018. Foi pesquisadora visitante do Laboratório de Radioisótopos Eduardo Penna Franca onde em 2013 realizou estágio pós-doutoral em Biofísica. Finalizou o doutorado em Ciências - Ecologia em 2012 e o mestrado (2008) em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista Pesquisadora visitante (CNPq) no Laboratório de Ecologia de Aves e comportamental da UERJ e do Laboratório Eduardo Penna Franca da UFRJ (2013-2014). Entre 2012-2013 foi vice-presidente internacional da APECS internacional, sendo responsável pela fundação da APECS-Brasil, da qual foi presidente até 07/02/2016. É membro do Conselho Nacional representando a área de Ecologia e Biologia Terrestre, e Coordenadora de projetos da Associação. Graduada em Biologia, licenciatura plena, em 2004 pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É revisora dos periódicos Brazilian Journal of Oceanography, Biodiversidade Pampeana, Check List, Antarctic Science, Polar Biology e Oecologia Australis (Brasiliensis). Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ornitologia, Ecologia do estresse (Stress Ecology), aves marinhas da Antártica, aves costeiras, contaminação ambiental, etologia, Educação e difusão da ciência. Em 2014 participou como convidada do 1st Antarctic & Southern Ocean Science Horizon Scan organizado pelo Scientific Committee on Antarctic Research que reuniu 75 pesquisadores considerados destaque na Ciência Antártica e do Oceano Austral, sendo que apenas dois brasileiros.

Dra. Francielle Paulina de Araújo - Lattes

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), Mestrado em "Ecologia e Conservação de Recursos Naturais" pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Doutorado em "Ecologia" pela Universidade Estadual de Campinas (2010), com período sanduíche (PDEE/CAPES) em University of Toronto e Pós-Doutorado (PRODOC) no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atualmente é Professora Adjunta do Bacharelado em Gestão Ambiental e Curadora do Herbário Campos de Cima da Serra na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Unidade Hortênsias, São Francisco de Paula. Também faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade. Foi Coordenadora do Curso Bacharelado em Gestão Ambiental de 2017-2018. Tem experiência na área de Ecologia e Botânica, com ênfase em ecologia da polinização, disponibilidade de recursos florais, biologia reprodutiva de angiospermas e levantamentos florísticos.

Dr. João Carlos Coimbra - Lattes

Possuo mestrado (1984) e doutorado (1995) em Geociências (Área de Paleontologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciei minha carreira acadêmica na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, tendo também sido paleomicrontólogo do Centro de Pesquisas da PETROBRAS, no Rio de Janeiro. Assumi como docente na UFRGS em 1991, instituição onde também exerci a direção do CECLIMAR, em Imbé/RS, entre 1997 e 2001, e a chefia do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, em três gestões. Fui duas vezes secretário (2001-2003 e 2003-2005) e também duas vezes presidente (2005-2007 e 2007-2009) da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). Atuei como editor da Revista Brasileira de Paleontologia (RBP) entre os anos de 2002 e 2015, tendo a função de editor-chefe entre 2009 e 2015, inclusive. Atualmente sou Professor Titular do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, do Instituto de Geociências, da UFRGS. Atuo como orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS desde 1998. Tenho experiência nas áreas de Geociências e Zoologia, com ênfase em Paleomicrontologia, Paleontologia Estratigráfica e Paleozoologia, trabalhando principalmente com microfósseis calcários (em especial Ostracoda) com aplicações à sistemática, paleozoogeografia, paleoceanografia e bioestratigrafia. Mais recentemente (2008) iniciei pesquisas em tafonomia atualística marinha e costeira. Com frequência participo de comitês externos responsáveis pela avaliação de programas de iniciação científica que contam com bolsas do CNPq. Em 2011 fui credenciado como professor convidado no PPG-Pedeciba Geociencias da Universidad de la Republica, Uruguai. Maiores informações na página www.ufrgs.br/microfosseis.

Dr. Jorge Ferigolo - Lattes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (1972), mestrado em Geociências e doutorado em Ciências, com área de concentração em Paleontologia, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981 e 1987). Doutorado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Atualmente é Técnico Superior Pesquisador V da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA). Tem experiência na área da Anatomia comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: paleo-mastozoologia, paleo-herpetologia, paleopatologia, extinções, Permiano, Triássico e Cenozoico do RS. Bem como em Filosofia da Ciência, Historia da Biologia, e biologia e epistemologia de Aristóteles.

Dra. Juçara Bordin - Lattes

Possui graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2002) e Magistério pela E.E. Cristóvão de Mendoza (1996), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Botânica (Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente) pelo Instituto de Botânica de São Paulo. Tem experiência em pesquisa na área da Botânica, com ênfase em florística, taxonomia e conservação de briófitas. Desenvolve pesquisas com a família Fissidentaceae (Bryophyta), com briófitas de áreas urbanas, uso de briófitas na fitoquímica e fitorremediação e briófitas da Antártica. Também vem desenvolvendo estudos florísticos da vegetação de dunas no Litoral Norte do RS e na Educação, especialmente com o uso de jogos e materiais didáticos no ensino de Ciências. É membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e coordenadora do Núcleo de Especialistas em Briófitas (NEB). Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Unidade Litoral Norte-Osório, atuando nos cursos de Biologia Marinha (convênio Uergs e UFRGS) e Pedagogia, Também faz parte do corpo docente do curso de Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade (Uergs - Hortênsias) e do curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Biodiversidade (Uergs- Litoral Norte).

Dra. Lezilda Carvalho Torgan - Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Técnico superior pesquisador da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) desde 1976, atuando atualmente como Pesquisadora Visitante convidada. Professora colaboradora e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Botânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou também no Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do RS, como co-orientadora. Foi editora-chefe da revista Iheringia, Série Botânica de 1999 a 2018, atualmente é editora-assistente. Revisora de 35 periódicos científicos, entre nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamas. Desenvolve pesquisas com fitoplâncton e perifíton de águas continentais. É especialista em diatomáceas e atualmente vem desenvolvendo estudos com esse grupo em ambientes costeiros. Publicou mais de 100 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, doze capítulos de livros e participou da organização do livro sobre Ecologia do Perifíton.

Dr. Luciano de Azevedo Moura - Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Foi bolsista de Pós-doutorado do CNPq no Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente atua na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) como pesquisador na área de Insecta (Coleoptera), especialmente Chrysomelidae e curador da coleção de Coleoptera e Lepidoptera. É editor-chefe do periódico Iheringia Série Zoologia e consultor de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Coleoptera, Chrysomelidae, taxonomia, biologia e levantamentos faunísticos.

Dra. Márcia Maria de Assis Jardim - Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é Pesquisadora da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), atuando principalmente na área de Ecologia e conservação de Mamíferos neotropicais e Primatologia.

Dr. Marco Aurélio Azevedo - Lattes

Formado em Ciências Biológicas, com Bacharelado em Zoologia (1997) e Licenciatura (2002), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mestrado (2000) e doutorado (2004) em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Técnico Superior Pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), atuando como pesquisador, curador da coleção científica de peixes e Editor de Área da revista Iheringia - Série Zoologia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em reprodução, alimentação, ecologia, conservação e morfologia de peixes de água doce, atuando principalmente na pesquisa sobre biologia reprodutiva, morfologia e ultraestrutura de tecidos e células reprodutivas de espécies de peixes da família Characidae.

Dr. Patrick Colombo - Lattes

É licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), possui mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). É colaborador do Laboratório de Herpetologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de zoologia, ecologia e conservação da natureza, principalmente em levantamentos e monitoramento de anfíbios, em estudos sobre ecologia da defesa química de anuros e em administração de unidades de conservação.

Dr. Paulo Henrique Ott - Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou parte do doutorado junto ao "Natural Resources DNA Profiling and Forensic Centre", no Canadá. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), atuando na graduação (Curso de Ciências Biológicas - "Biologia Marinha") e na Pós-Graduação (Especialização em Meio Ambiente e Biodiversidade, e Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade). É também fundador e pesquisador do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS), uma organização não governamental de pesquisa fundada em 1991. Tem experiência nas áreas de zoologia, ecologia e genética, atuando principalmente no estudo e conservação da fauna marinha e costeira.

Dra. Priscila Porto Alegre Ferreira - Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em levantamento florístico e Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: florística, taxonomia, plantas trepadeiras e Convolvulaceae.

Dr. Ricardo Ott - Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1993), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e pós-doutorado no Western Australian Museum - Perth, Austrália (2008). Técnico Superior Pesquisador da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA). Experiência na área de Zoologia, com ênfase em Aranhas Neotropicais, atuando principalmente nos seguintes temas: Aracnofauna neotropical, ecologia, araneofauna, taxonomia e diversidade.

Dra. Tatiane Campos Trigo - Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Mestrado em Genética e Biologia Molecular e Doutorado em Ciências pelo PPG-Genética e Biologia Molecular (UFRGS), Pós-Doutorado pelo PPG-Zoologia (PUCRS) e Pós-Doutorado pelo PPG-Genética e Biologia Molecular (UFRGS). Atualmente é Pesquisadora na Seção de Mastozoologia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), atuando nas áreas de genética, evolução, ecologia comparada e conservação de mamíferos, com ênfase em carnívoros neotropicais.

Dra. Vera Regina Werner - Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Campus de Rio Claro (2002). Atualmente é pesquisadora do Museu de Ciências Naturais da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (MCN-SEMA) do Rio Grande do Sul, curadora das coleções científicas de microalgas e cianobactérias do herbário Prof. Dr. Alarich R.H. Schultz (HAS) e editora de Área da revista Iheringia - Série Botânica. Consultora de periódicos nacionais e internacionais. Orientadora de alunos de graduação e coorientadora nos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (campus de São José do Rio Preto), em Geografia do Instituto de Geociências e em Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em cianobactérias, com ênfase em taxonomia, atuando nos seguintes temas: biodiversidade, florações, monitoramento e educação ambiental. (https://orcid.org/0000-0003-4596-9854).

Dr. Vinicius de Araújo Bertaco - Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas (1996), Mestrado em Biociências (Zoologia) (2003) e Doutorado em Zoologia (2008) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2011). Atualmente é Técnico Superior Pesquisador da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), atuando como pesquisador e curador da coleção científica de peixes. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia, atuando principalmente em sistemática, taxonomia e conservação de peixes neotropicais.