Docentes

Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática

Dr. Bento Duarte da Silva - (lattes)

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Tem o Grau de Agregação em Desenvolvimento Curricular e Tecnologia Educativa (2006); o Grau de Doutor em Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (1997); o Grau de Mestre em Educação, especialidade de Análise e Organização do Ensino (1989); e o Grau de Licenciado em História e Ciências Sociais ? Ensino (1980). Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013); Foi Diretor do Departamento de Desenvolvimento Curricular e Tecnologia Educativa (2007-2009) e Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação (2010-2016).

Dra. Debora da Silva Motta Matos (lattes)

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Guaíba, Brasil, desde 2014. Obteve o título de doutorado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em 2013, Porto Alegre, Brasil e o título de mestre também em Ciência da Computação pela mesma universidade, em 2010. Possui graduação em Engenharia em Sistemas Digitais pela UERGS em 2007. Realizou uma colaboração no Politecnico di Milano, Itália, em 2011 e o doutorado sanduíche no CEA-Leti, Grenoble, França em 2012. Suas principais pesquisas são na área de sistemas digitais, arquitetura e organização de computadores, sistemas adaptativos e multiprocessados em chip.

Dr. Éder Julio Kinast (lattes)

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Possui Bacharelado em Física pela UFRGS (1998), Mestrado em Física pela UFRGS (2000), Doutorado em Ciências - Física Experimental pela UFRGS (2003) com doutorado sanduíche no exterior - Laboratoire Louis Neél (CNRS) - Grenoble/França (2002). É professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), desde 2004. Desenvolve pesquisa e orientação acadêmica nas áreas da eficiência e autossuficiência energética, determinação de estruturas tridimensionais de sólidos a partir de soluções numéricas em ligas e óxidos, softwares dedicados, inteligência artificial e simulação de sistemas.

Dra. Fabrícia Damando Santos (lattes)

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no curso de Engenharia de Computação e é Coordenadora do Curso de Especialização em Educação em Engenharia e Ensino de Ciências e Matemática. Possui doutorado em Informática na Educação pela UFRGS/PPGIE, bacharelado em Ciência da Computação pela PUC-Goiás e mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É especialista em Mídias na Educação pela UFRGS/CINTED. Foi professora assistente na UFG. Coordena o Projeto de Desenvolvimento do Pensamento Educacional para ensino fundamental e também coordena o Projeto #iclude. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas:ensino de engenharia, mineração de dados e mineração de dados educacionais, banco de dados, computação afetiva, sistemas distribuídos e ubíquos, engenharia de software além de atuar na área de informática educativa no desenvolvimento de tecnologias para apoio no processo de ensino e aprendizagem nos diversos níveis e áreas do conhecimento.

Dra. Gladis Falavigna (lattes)

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Pós-doutora em Educação pela UMINHO, Portugal (2012); Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha (1999); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Especialista em Ciências da Educação pela UFRGS (1982); Graduada em Licenciatura Plena em Educação Musical.

Dr. Luciano Andreatta Carvalho da Costa (lattes)

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, bem como liderando o Grupo de Pesquisa para Educação em Engenharia e em Ciências Exatas - GPEECE, cadastrado junto ao CNPq.

Dr. Marcelo Vieira Migliorini (lattes)

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor adjunto de ciências químicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul lotado na Unidade de Santa Cruz do Sul e Professor Efeitivo do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na Unidade de Guaíba (PPGSTEM-UERGS). Tem experiência na área de Química e Ensino de Quimica destacando-se na área de ressignificação dos conceitos de Química no Ensino Médio, cromatografia gasosa bidimensional abrangente e produção e caracterização de bio-óleos.

Dr. Renato Letizia Garcia (lattes)

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Possui Doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROMEC), concluído em abril de 2009, e Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH) pela UFRGS (1997).Desenvolve trabalhos na área de Engenharia Ambiental, principalmente na dispersão de poluentes em meio aquático. Tem experïência na área de Química Ambiental, Fenômenos de Transportes e Processos Industriais. Atualmente leciona na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Dr. Roberto Ribeiro Baldino (lattes)

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Possui graduação em Engenharia Civil e Eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1961), mestrado em Matemática - Stanford University (1965) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1972). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no Curso de Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Cálculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Cálculo, Assimilação Solidária, Pesquisa-Ação, Hegel e Análise não Standard.

Dra. Tânia Cristina Baptista Cabral (lattes)

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Carioca, natural do extinto Estado da Guanabara, tem graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ 1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, especialidade Didática (USP 1998). Desenvolveu estudos e formação em psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise-São Paulo.

Atualmente é Professora-Pesquisadora e Supervisora de Dissertação no Programa de Pós-graduação Docência na STEM e colaboradora-voluntária no Curso de Engenharia de Computação da Unidade Guaíba, UERGS. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas: (1) Grupo de Pesquisa em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (GPDSTEM), (2) Grupo de Pesquisa-Ação-Remoto (GPA-R) e (3) Grupo de Estudos Hegel-Husserl.

A linha de pesquisa à qual se vincula é "Epistemologia e Metodologias na Formação Docente" e mantém colaboração de trabalho com outros pesquisadores nessa mesma linha em temas específicos como: (1) ensino e aprendizagem de cálculo, (2) educação matemática e psicanálise e (3) educação matemática e filosofia à luz da teoria Hegel-Marx-Lacan (HML). É filiada às seguintes sociedades acadêmicas e grupos: (1) Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), (2) Sociedade Brasileira de Computação (SBC), (3) Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e (4) The International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME).

Dr. Walter Antonio Bazzo (lattes)

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros possue experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico.

Dr. José Vicente Lima Robaina (lattes)

Linha: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Professor Adjunto do Campus Porto Alegre, Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza, UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS. Coordenador de área do subprojeto PIBID do Curso de educação do Campo - Ciências da Natureza, campus Porto Alegre. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587. Estágio pós-doutoral realizado no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação (FACED) no PPG Educação, na área de Educação do Campo - Formação de professores na UFRGS (2017). Possui Pós Doutorado em Educação e Educação do Campo FACED/UFRGS (2017), Doutorado em Educação UNISINOS (2007), Mestrado em Educação UFRGS (1996), Especialização em Toxicologia Aplicada, PUCRS (1987), Especialização em Educação Química, UFRGS (1990), Graduação em Licenciatura Curta em Ciências PUCRS (1982), Graduação em Licenciatura Plena em Química PUCRS (1985).Foi Coordenador de Área do PIBID Química ULBRA (2012 a 2014), coordenador de Área do PIBID Ciências da Natureza UNIPAMPA campus Dom Pedrito (2014 a 2015). Tem experiência na área de Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação do Campo, com ênfase em Materiais Didáticos e Alternativos para o ensino-aprendizagem, atuando nos seguintes temas: Educação Química, Educação em Ciências, Educação do Campo ? Ênfase Ciências da Natureza, Aprendizagem Significativa, Ensino-aprendizagem de Ciências e Química, Formação Inicial e Continuada de Professores, PIBID, Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Prevenção de Drogas na Escola.