Docentes

Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática

Dr. Éder Julio Kinast (lattes)

Coordenador

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Possui Bacharelado em Física pela UFRGS (1998), Mestrado em Física pela UFRGS (2000), Doutorado em Ciências - Física Experimental pela UFRGS (2003) com doutorado sanduíche no exterior - Laboratoire Louis Neél (CNRS) - Grenoble/França (2002). É professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), desde 2004. Desenvolve pesquisa e orientação acadêmica nas áreas da eficiência e autossuficiência energética, determinação de estruturas tridimensionais de sólidos a partir de soluções numéricas em ligas e óxidos, softwares dedicados, inteligência artificial e simulação de sistemas.

Dra. Debora da Silva Motta Matos (lattes)

Coordenadora Adjunta

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, desde 2014. Atua nos cursos de Engenharia de Computação e no Mestrado Profissional em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. Atualmente é coordenadora da Olimpíada Nacional de Aplicativos com fomento do CNPq. Obteve o título de doutorado em Ciência da Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em 2014, Porto Alegre, Brasil e o título de mestre também em Ciência da Computação pela mesma instituição, em 2010. Possui graduação em Engenharia em Sistemas Digitais pela UERGS em 2007. Realizou uma colaboração no Politecnico di Milano, Itália, em 2011 e o doutorado sanduíche no CEA-Leti, Grenoble, França em 2012. Suas principais pesquisas são na área de aprendizagem baseada em problemas ou projetos, inserção de técnicas pedagógicas a partir do uso de tecnologias digitais e metodologias de ensino a partir de aprendizagem significativa interdisciplinar. 

Dr. Luciano Andreatta Carvalho da Costa (lattes)

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Possui graduação em Engenharia Civil (1994) e Licenciatura em Matemática (1998), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialização em Edificações pela PUCRS (1996), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Engenharia Civil pela UFRGS, no tema da Educação em Engenharia, tendo sido a tese premiada pelo PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em EAD da CAPES. É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, fazendo parte do corpo docente dos cursos de Engenharia, coordenando o Programa de Pós-Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM e atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED. Atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. É Professor de Matemática da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014 exerceu o cargo de Diretor Técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do RS e foi membro do Conselho Superior da UERGS. De 2007 a 2010 exerceu os cargos de coordenador de curso de Engenharia civil e Presidente de Colegiado de Engenharia e Tecnologias junto ao Centro Universitário Metodista do IPA. É vice-coordenador do comitê de assessoramento da FAPERGS da área de Educação. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, com organização e capítulos de livros, artigos científicos, revisão de periódicos e editoras, bem como experiência em orientação acadêmica de mestrado e doutorado.

Dra. Fabrícia Damando Santos (lattes)

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul no curso de Engenharia de Computação e no Mestrado Profissional em formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM. Foi Coordenadora do Curso de Especialização em Educação em Engenharia e Ensino de Ciências e Matemática e foi coordenadora adjunta no PPGSTEM. Possui doutorado em Informática na Educação pela UFRGS/PPGIE, bacharelado em Ciência da Computação pela PUC-Goiás e mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É especialista em Mídias na Educação pela UFRGS/CINTED. Foi professora assistente na UFG. Coordena o Projeto Include Gurias e o projeto Aprendizagem Criativa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, mineração de dados e mineração de dados educacionais, computação afetiva, engenharia de software. Além de atuar na área de informática educativa com o desenvolvimento de tecnologias para apoio no processo de ensino e aprendizagem nos diversos níveis e áreas do conhecimento, incluindo temas como Pensamento Computacional, Aprendizagem Criativa e Espaço Maker.

Dra. Gladis Falavigna (lattes)

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Pós-doutora em Educação pela UMINHO, Portugal (2012); Concluiu 2° Pós-Doc na UMINHO em julho/2019. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação, Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha (1999); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Especialista em Ciências da Educação pela UFRGS (1982); Graduada em Licenciatura Plena em Educação Musical. Professora avaliadora do INEP/SINAES. Professora adjunta da UERGS, Unidade de São Francisco de Paula de 2002 a 2019, nos cursos de Graduação, Extensão, Especialização. Coordenadora e autora de convênio bilateral entre UMINHO, UERGS e Prefeitura de São Francisco de Paula; USC e UERGS. Atuou em escolas públicas do Município de Porto Alegre e do Estado do RS. Participou de projetos educacionais na UFRGS (EDUCON e Regesd); Minerva (Portugal); Inclusão Digital em SFP, Senar; Tecnologias na formação de professores com SEDUC do Ceará. Atuou nos cursos de Graduação e Especialização do La Salle, IPA/IMEC, FIJO/PUCRS e Unisinos. Publicações na área das Tics, Educação e formação de professores, EAD, B-Learning em parceria com a UMINHO, Portugal. Atuou como assessora do diretor geral e secretário adjunto da SDECT de 2015-2017. É Coordenadora geral do Projeto Piloto Educação Compreendedor@, SDECT e UERGS. Prof. Collaborator Bohemia University, Education College, Department of Culture and Music, Pilsen, Czech Republic, onde participou de estágio pesquisador visitante, com pesquisa nas escolas públicas de Ensino Básico. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, educação à distância, videoconferência, formação de professores, educação ubíqua, intercâmbios nacionais e internacionais. Participa de bancas na UERGS, UNIJUI, USP, IFRGS/POA, UMINHO/Portugal. Autora de acordo Internacional de colaboração acadêmica da UERGS com a University Wets of Bohemia e Instituto de colaboração Acadêmica Tcheco-Brasil/INCBAC. Palestrante em seminário Internacional sobre formação de professores de Música no Brasil, na University West of Bohemia em Maio de 2017. Organizadora e autora de cap. de livro publicado em Julho/17 pela EDIPUCRS: Sonhos Realizados/Resenhas de dissertações de Mestrado dos estudantes de São Francisco de Paula. Artigos no Prelo de universidades Brasileiras e Portuguesas. Integrante da Comissão Científica de Congresso Internacional na UMINHO/set/2017, palestrante e coordenadora de apresentações do evento. Desenvolve atividades em conjunto com Consulado Honorário da República Tcheca em Porto Alegre, para publicação do livro sobre o Projeto Piloto Educação Compreendedor@ 2016, publicado em 2017/2. Prof. Collaborator Doctorate Education Institute University of Minho, Braga Campus, Portugal, onde, em 2018, participou do Instituto de Educação nos Seminários do Mestrado, apresentando o Projeto Piloto Educação Compreendedor@ e a Pesquisa Formação Docente na República Tcheca, Brasil e Portugal e Seminário Doutoral. Titular na comissão de avaliação da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. A partir de 2019, atua no corpo docente da INNAP na Pós-Graduação e colabora com o Mestrado da UERGS. Integrante da Comissão Cientifica do CHALLENGES/2019. Apresentou trabalhos no XV Congresso de Psicopedagogia em Coruña, onde integra a Comissão Cientifica do Congresso. Colaboradora do Consulado Tcheco. Elaboração e organização da CRLC 2020 - Czech Republic and the Lusophone Countries: Education, Art, Digital Technology in Teaching, in Pilsen. Convidada titular na Banca Examinadora da Defesa de Dissertação da aluna de Mestrado Priscila Pacca e Silva, defesa em maio de 2021, pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de Lorena. Aprovada em seleção de Prof Pesquisador para atuar na Universidade Ocidental da Bohemia, Fac Educação em Pilsen a partir de 2021.

Dr. Marcelo Vieira Migliorini (lattes)

Colaborador

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor adjunto de ciências químicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul lotado na Unidade de Santa Cruz do Sul e Professor Efeitivo do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na Unidade de Guaíba (PPGSTEM-UERGS) e atua na área de pesquisa de Biotransformação e Biocatálise na Unidade de Santa Cruz do Sul da Uergs. Tem experiência na área de Química e Ensino de Quimica destacando-se na área de ressignificação dos conceitos de Química no Ensino Médio, cromatografia gasosa bidimensional abrangente, produção e caracterização de bio-óleos, síntese de sílicas modificadas a partir do método sol-gel.

Dr. Renato Letizia Garcia (lattes)

Colaborador

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Possui Doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROMEC), concluído em abril de 2009, e Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH) pela UFRGS (1997).Desenvolve trabalhos na área de Engenharia Ambiental, principalmente na dispersão de poluentes em meio aquático. Tem experïência na área de Química Ambiental, Fenômenos de Transportes e Processos Industriais. Atualmente leciona na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Dr. Roberto Ribeiro Baldino (lattes)

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Possui graduação em Engenharia Civil e Eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1961), mestrado em Matemática - Stanford University (1965) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1972). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no Curso de Engenharia de Computação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Cálculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Cálculo, Assimilação Solidária, Pesquisa-Ação, Hegel e Análise não Standard.

Obs.: Professor encontra-se afastado de suas atividades acadêmicas.

Dra. Tânia Cristina Baptista Cabral (lattes)

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Carioca, natural do extinto Estado da Guanabara, tem graduação em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ 1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, especialidade Didática (USP 1998). Desenvolveu estudos e formação em psicanálise pela Escola Brasileira de Psicanálise-São Paulo.

Atualmente é Professora-Pesquisadora e Supervisora de Dissertação no Programa de Pós-graduação Docência na STEM e colaboradora-voluntária no Curso de Engenharia de Computação da Unidade Guaíba, UERGS. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas: (1) Grupo de Pesquisa em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (GPDSTEM), (2) Grupo de Pesquisa-Ação-Remoto (GPA-R) e (3) Grupo de Estudos Hegel-Husserl.

A linha de pesquisa à qual se vincula é "Epistemologia e Metodologias na Formação Docente" e mantém colaboração de trabalho com outros pesquisadores nessa mesma linha em temas específicos como: (1) ensino e aprendizagem de cálculo, (2) educação matemática e psicanálise e (3) educação matemática e filosofia à luz da teoria Hegel-Marx-Lacan (HML). É filiada às seguintes sociedades acadêmicas e grupos: (1) Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), (2) Sociedade Brasileira de Computação (SBC), (3) Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e (4) The International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME). 

Dr. Walter Antonio Bazzo (lattes)

Colaborador

Linha de Pesquisa: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros possui experiência na área de Educação Tecnológica , atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico. Desde 2013 vem trabalhando com ênfase nas variáveis contemporâneas que compõem a Equação Civilizatória.

Dr. José Vicente Lima Robaina (lattes)

Linha: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Professor Adjunto do Campus Porto Alegre, Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), do curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza, UFRGS. Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, UFRGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Docência em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM da UERGS, campus Guaíba, Professor do Programa de Pós-Graduação ? Doutorado em Educação em Ciências e Matemática ? PPGECEM ? da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ? REAMEC. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587. Possui Pós Doutorado em Educação e Educação do Campo FACED/UFRGS (2017), Doutorado em Educação pela UNISINOS (2007), Mestrado em Educação pela UFRGS (1996), Especialização em Toxicologia Aplicada, PUCRS (1987), Especialização em Educação Química, UFRGS (1990), Graduação em Licenciatura Curta em Ciências, PUCRS (1982), Graduação em Licenciatura Plena em Química PUCRS (1985). Tem experiência na área de Ensino de Química, Ensino de Ciências e Educação do Campo, com ênfase em Materiais Didáticos e Alternativos para o ensino-aprendizagem, atuando nos seguintes temas: Formação de Professores, Clubes de Ciências, Educação em Ciências, Educação do Campo ? Ênfase Ciências da Natureza, Educação Ambiental, Educação em Química, Ensino-aprendizagem de Ciências e Química, PIBID e Prevenção de Drogas na Escola. 

Dr. João Alvarez Peixoto (lattes)

Linha de Pesquisa: Tecnologias Digitais na Prática Docente

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. MBA em Gestão estratégica de instituições de educação profissional e tecnológica pela Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis. Especialização em docência pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Mestre em Automação Industrial pela Univiersidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Mestrado e Doutorado em Controle e Automação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atuou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI com instrutor de nível técnico, como supervisor de educação e tecnologia, como especialista em projetos de inovação. Atualmente atua como Professor Adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, no curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM), mestrado profissional. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em controle e automação, sendo especialista em sistemas de manufatura automatizadas, interativas e virtuais. Pesquisador em características de sistemas auto-organizáveis para aplicações em engenharia. Pesquisador em funcionalidades e aplicações de recursos didáticos para o aprendizado em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (STEM). Pesquisador em aplicações de controle e automação em sistemas que visam ESG (Environment, Social and Governace), em especial nas aplicações de IIoT neste meio.

Dra. Maria do Rocio Fontoura Teixeira (lattes)

Colaboradora

Linha: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Professora aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática da UERGS. Tem experiência na área de Ensino e Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

Dra.  Caroline Tavares de Souza Clesar (lattes)

Linha: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Mestre e doutora em Educação na Linha Formação, Políticas e Práticas em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Educação Especial e Gestão de Processos Inclusivos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é Professora Adjunta de Ciências Exatas, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (PPGSTEM) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), com pesquisas no campo da Educação e Ensino em Matemática e Física, com ênfase na formação de professores e uso de tecnologias digitais.


Dra. Cristine Roman Cardoso de Araujo Silva (lattes)

Linha: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Professora Permanente no PPGSTEM-UERGS GUAÍBA (2023). Pós-Doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS (2024). Doutora e Mestra em Educação em Ciências pela UFRGS (2023 e 2016). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587. Licenciada em Química pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2000). Licenciada em Pedagogia pela Uninter - Centro Universitário Internacional (2018). Especialista em Docência Universitária pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2007). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2013). Especialista em Mídias na Educação Ciclo Avançado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2015). Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís FESL (2018). Especialista em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci UNIASSELVI (2018). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes (2018). Professora de Química da Rede Estadual do Rio Grande do Sul.


Dr. Jeferson Rosa Soares (lattes)

Linha: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Pós-Doutorado em Educação em Ciências - UFRGS (2024). Professor Colaborador no PPGSTEM-UERGS (2023). Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022), Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587, Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande -PPGEA/FURG, Participante do Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental nos Processos de Gestão Ambiental - EA-FURG. Especialista em Educação em Ciências - UNIPAMPA (2013), Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2011). Professor no Estado de Santa Catarina-CFR-SJC (2020). Graduando na Licenciatura em Geografia (2022) - UNOPAR. Possui experiência em Gestão Ambiental, Agricultura Irrigada, Licenciamento Ambiental na Área, Auditorias Ambientais, Sistemas de Gestão Ambiental, Planos de Gestão Ambiental, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde, Recuperação de Áreas Degradadas, Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos Ambientais, Agroecologia, Recursos Hídricos, Educação Ambiental, Educação em Ciências, Metodologias Ativas, Cartas Pedagógicas, Formação de Professores.


Dr. Marco Aurélio Torres Rodrigues (lattes)

Linha: Epistemologias e Metodologias na Prática Docente

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2001); Pós-Graduação em Matemática e Linguagem pela Universidade Federal de Pelotas (2006); Mestrado em Ensino de Física pela FURG(2015) e, Doutorado em Ensino de Física na UFRGS (2022). Trabalha na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS - Santana do Livramento RS, como Professor Adjunto de Ciências Exatas, ministrando cadeiras nos cursos: Pedagogia, Bacharelado em Agronomia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial. Desde o segundo semestre de 2023 é Docente permanente do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na Unidade de Guaíba (PPGSTEM-UERGS). A partir de fevereiro de 2023 assumiu a função de Coordenador do Curso Bacharelado em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial na UERGS. Trabalhou durante 18 anos como Professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano) ministrando todas as disciplinas e trabalhou aproximadamente 10 anos como Professor no Ensino Médio ministrando a disciplina de Física nos três anos. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: i) Ecologia de Saberes em Agroecossistemas do Bioma Pampa - Ecos do Pampa; ii) Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: linguagens e letramentos, ambos na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.