Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade


Foto: Eduardo Amorim

O Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade possui uma proposta interdisciplinar, voltada a profissionais de diversas áreas, que produzirão trabalhos com aplicabilidade para atender as demandas socioambientais.

O curso tem como objetivo formar mestres em nível técnico-científico avançado aptos a atuarem no diagnóstico, na prevenção, na solução e na gestão integrada de problemas ambientais, com vistas a buscar a manutenção e/ou melhoria da qualidade socioambiental em âmbito local, regional e nacional.

Coordenação do curso

Coordenadora do Curso:

Profa. Dra. Ana Carolina Tramontina

ana-tramontina@uergs.edu.br 

Coordenador Adjunto do Curso:

Prof. Dra. Adriana Carla Dias Trevisan 

adriana-trevisan@uergs.edu.br  

Perfil do egresso

O egresso do Curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade deverá apresentar um perfil técnico-científico multidisciplinar e estar apto a gerar conhecimentos através de pesquisas aplicadas para a promoção de conhecimento e desenvolvimento social com vistas a solucionar, mitigar e/ou prevenir impactos e/ou passivos ambientais.

Linhas de Pesquisa

1. Conservação e Manejo da Biodiversidade

Esta linha de pesquisa visa compreender a estrutura e o funcionamento dos sistemas naturais como subsídio para a sua gestão, preservação e restauração, de forma interdisciplinar e transversal, a fim de promover avanços científicos que permitam conciliar a conservação da natureza com o desenvolvimento social e econômico. Esta linha de pesquisa abrange projetos relacionados ao conhecimento, conservação e manejo da biodiversidade em todos os níveis, com ênfase em espécies e ecossistemas da região sul do Brasil. Desenvolve estratégias para monitoramento de populações, comunidades e ecossistemas, fornecendo subsídios para o manejo dos recursos naturais e identificação de áreas prioritárias para a conservação da fauna e flora regional.

2. Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento

Esta linha de pesquisa se destina ao estudo e ao questionamento das interações entre sociedade, natureza, ambiente, modelos de desenvolvimento tradicionais e contemporâneos, organizações agroalimentares, participação política, sustentabilidade e Educação Ambiental. Tem o intuito de construir uma visão integrada, reflexiva e crítica das políticas ambientais e subsidiar a elaboração de produtos teórico-práticos implicados no diagnóstico e na intervenção de problemas ambientais urbanos e rurais e na promoção do desenvolvimento regional.

3. Tecnologias Sustentáveis para o Desenvolvimento

Esta linha de pesquisa tem como objetivo fornecer uma visão multidisciplinar de técnicas para diagnosticar, analisar e aplicar em temas relacionados com os impactos socioambientais causados pelo desenvolvimento humano através da integração de conhecimentos nas áreas de políticas públicas, toxicologia ambiental, geoprocessamento, tratamento de resíduos, efluentes e águas. Este espaço também visa capacitar os discentes para formular e testar novas tecnologias e técnicas, com bases científicas, para mitigar impactos das atividades produtivas sobre o meio ambiente. Fundamentos, princípios e legislações para o estudo e aplicação de tecnologias limpas de produção e processamento de produtos industriais e agroindustriais, o uso de biotecnologia e o aproveitamento de resíduos e águas em âmbito urbano e industrial, serão temas discutidos e estudados visando a formação de profissionais com visão multidisciplinar para a implantação de sistemas sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Publicado em 28 de julho de 2020.

Mais informações

Local: Unidade da Uergs em São Francisco de Paula (Rua Assis Brasil, 842 - Centro - Acesso pela Rua Santos Dumont, São Francisco de Paula - RS).

Telefone: (54) 3244.2912

E-mail: mestrado-ambiente@uergs.edu.br