Gestão em Agronegócios

1ª Edição

A presente proposta de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu é uma reedição da Especialização em Gestão em Agronegócios, ofertada na Unidade da Uergs em São Borja no ano de 2018. O contexto atual da Administração exige a formação de profissionais habilitados a gerenciar empreendimentos a partir de um olhar sistêmico, atentos, especialmente, ao ambiente de transformação da economia globalizada. As organizações presentes no meio rural são dotadas de uma multiplicidade de relações, que envolvem o entendimento sobre os aspectos econômicos, políticos e ambientais. Diante disso as linhas de pesquisa tem a finalidade de abordar temas que abrangem a compreensão sobre as dinâmicas rurais contemporâneas, com o foco no planejamento e análise de políticas e de projetos rurais, bem como, no cenário econômico e na legislação agrária e ambiental. Ainda, contribuir para a compreensão do Agronegócio e suas relações em todas as fases, onde a elevada competitividade, a busca por qualidade, por maiores níveis de produtividade, redução de custos, bem como, por pessoas qualificadas para trabalhar, tem orientado as organizações do meio rural, a buscar ferramentas que as capacitem na disputa por parcelas de mercado.

Assim, busca-se a articulação de temáticas que possam vir a melhorar o desempenho das organizações no mercado, abordando questões de ordem financeira, mercadológica e perpassando por abordagens relacionadas aos recursos humanos. Diante do exposto o curso tem como objetivo qualificar e capacitar profissionais ligados ao agronegócio a utilizarem ferramentas de gestão e tecnologias modernas e dessa forma evidenciar e alavancar estudos ligados ao assunto. Desta forma, entre outros, o curso irá capacitar profissionais para o planejamento e gerenciamento de propriedades rurais e empresas. Nesta proposta, a oferta do curso será em formato presencial, com duração prevista de 18 meses.

O Curso de Especialização em Gestão em Agronegócio tem como público alvo profissionais de nível Superior das áreas de Ciências Agrárias, Administração, Ciências Ambientais, Biologia, Geologia, Engenharia, Geografia, Química, e áreas afins, além de profissionais engajados e com afinidade a temática do curso, interessados na busca de melhorias para a gestão e tecnologias modernas ligadas ao agronegócio. Os profissionais que realizarem o Curso terão na sua formação e aptidão para atuarem diretamente em empresas e propriedades rurais, em órgãos públicos e ou empresas privadas, como Prefeituras, Cooperativas, Escolas, entre outras, e em atividades de assessoria técnica.

Aulas presenciais e com uso das plataformas Google Meet e do sistema Moodle.

Técnicas: Serão utilizadas diversas formas para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra como leitura, dinâmicas de grupo, leituras dirigidas e reflexão de práticas pedagógicas.

Atividades: O trabalho dos componentes curriculares será desenvolvido a partir de leituras de textos referentes aos conteúdos selecionados; exposição dialogada e discussões; seminários; aulas práticas e visitas a campo; elaboração Artigo Científico.

Coordenadora Executiva: Divanilde Guerra

Coordenadora Adjunta: Danni Maisa da Silva