A Especialização em Educação para Inovação Socioambiental tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, da qual o Brasil é signatário. O alcance de tais objetivos representa desafios complexos que incentivam a criação de soluções inovadoras para promover uma sociedade mais justa e equilibrada. A Unidade em Tapes da UERGS, proponente deste Curso, insere-se na região do COREDE Centro-Sul do Estado do Rio Grande do Sul (RS), que apresenta desigualdades socioeconômicas marcantes, possuindo indicadores sociais entre os piores do Estado, principalmente no que se refere à educação e à renda. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de alguns de seus municípios são inferiores à média Estadual, além do baixo Índice de Desenvolvimento Sócio-Econômico (IDESE), ocupando a última colocação entre as regiões do RS. Portanto, são necessárias ações urgentes e criativas para a promoção do desenvolvimento sustentável, entre as quais a educação para a cultura da inovação tem se tornado cada vez mais importante. Neste contexto, a Especialização em Educação para Inovação Socioambiental pretende além de sanar parcialmente a carência de ofertas de cursos de Pós-Graduação na região, oferecer uma concepção interdisciplinar, privilegiando atividades práticas, com a geração de produtos técnico-científicos vinculados às demandas locais-regionais e, fundamentalmente, com o foco na difusão da cultura da inovação, com alcance em diversas áreas, e que incidam na capacitação para a melhor tomada de decisões sobre questões socioambientais. Neste sentido, o curso proposto objetiva contribuir para o desenvolvimento da cultura da inovação com bases técnico-pedagógicas para profissionais das áreas da educação, do meio ambiente, gestores públicos, administradores e afins para atuarem em seus campos profissionais com responsabilidade socioambiental, com vistas a contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para atender esta demanda de qualificação, a proposta do curso de Especialização em Educação para Inovação Socioambiental está alinhada ao projeto do Centro de Inovação - INOVA Centro-Sul. Este Centro, que está em etapa inicial de estabelecimento, será um espaço físico de inovação e desenvolvimento de soluções inovadoras; e um espaço de produção e aplicação de conhecimento científico na área do geoprocessamento. Portanto, o curso de especialização terá um sinergismo com o Centro de Inovação para aulas, palestras e atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à inovação.
Profissionais das áreas da educação, do meio ambiente, gestores públicos, administradores e afins.
A inovação depende do compromisso dos envolvidos no processo de mudança. Para que a inovação ocorra de fato, é necessário que as pessoas estejam dispostas a aprender, adquirir novos conhecimentos, revisar conceitos e comportamentos estabelecidos há anos, além de repensar suas crenças e a cultura organizacional. Essa abertura para novas formas de pensar e agir é essencial para a transformação (MASETTO, 2004).
Assim, a metodologia do curso irá adotar aulas presenciais e a distância com metodologias ativas de aprendizagem para colocar o aluno no centro do processo, promovendo autonomia e engajamento. Portanto, diferentes métodos como aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, Sala de aula Invertida, gamificação, e aprendizagem colaborativa, são algumas das metodologias que visam integrar problema reais com propostas inovadoras, pautadas em soluções colaborativas e que utilizam construção conjunta e integração de diferentes áreas do conhecimento (LACERDA; SANTOS, 2018).
O curso irá envolver ações de ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar em sala de aula e em duas saídas de campo com docentes e discentes, no primeiro semestre do curso, para conhecer parte da realidade regional que será aprofundada ao longo do curso, envolvendo assim a Educação para Inovação Socioambiental e o centro de inovação (contribuindo com ações do centro de inovação e utilizando o seu espaço físico).
Dessa forma, será construído um roteiro, de dois dias, para visita técnica em locais relevantes para identificação das realidades locais, proporcionando múltiplas perspectivas interdisciplinares das questões socioambientais que serão trabalhadas.
Nos componentes curriculares serão utilizados métodos de aprendizagem ativa para complementar as dinâmicas de aulas expositivas, dialógicas, exposição áudio visual, leituras, atividades individuais e em grupo, aulas práticas em laboratório e a campo, sendo que a metodologia específica dos componentes curriculares serão planejados em conjunto.
Todos os docentes utilizarão problemas reais em suas áreas de conhecimento pertinentes ao componente ofertado, exercitando assim o desenvolvimento de soluções inovadoras ao longo do curso, com o objetivo de contribuir para a elaboração do projeto e do trabalho de conclusão do curso.
Coordenador Executivo: Ricardo Silva Pereira Mello
Secretário: Marcia Neugebauer Motta
Local: R. Oscár Matzenbacher, 475, Tapes - RS, 96760-000
Telefone: (51) 3672-3055