O curso pretende habilitar os profissionais de forma científica e técnica, comprometidos com o entendimento e aplicação de princípios, conceitos e métodos adotados pela agroecologia e pela sustentabilidade, junto aos produtores rurais, movimentos sociais do campo e povos e comunidades tradicionais, visando uma perspectiva integradora e de natureza interdisciplinar, na busca de modos de vida sustentáveis.
A Unidade Vacaria está situada nos Campos de Cima da Serra e atende, além do município de Vacaria mais 10 municípios da região. Conforme dados do IBGE, a população total do Corede foi de 105.144 habitantes, no ano de 2021 (FEE, 2021). Dados que demostram a importância de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, para atender a população da região.
Em 2016, ingressou a primeira turma de graduação em Agronomia público dos Campos de Cima da Serra. O curso é ofertado através de um termo de cooperação entre a UERGS e o IFRS em Vacaria. Este termo cooperação permite a divisão de recursos, quadro docente e infraestrutura geração economicidade para o Estado e a União. Atualmente são 5 turmas em andamento, perfazendo aproximadamente 250 alunos.
A Unidade já ofertou três cursos de especialização, sendo o último em: Especialização em Produção Vegetal, em convênio com o IFRS, que já foi finalizado e não possui mais ingresso.
Segundo o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015-2030 do Corede Campos de Cima da Serra (2017, pg. 43), na dimensão educação, promoção do desenvolvimento social, a estratégia tem como objetivos principais "desenvolver e incentivar os jovens que saem para estudar nas cidades a permanecerem no campo, qualificar os professores do ensino fundamental e médio, para agregarem conhecimento suficiente para o uso de tecnologia. Ademais, promover o empreendedorismo, em especial no setor primário, qualificando a força de trabalho e propor a disponibilidade de recursos, para que as escolas tenham liberdade de realizar melhorias, que sejam prioridade, não dependendo da vinda de recursos do município ou estado".
Nesse sentido, a Unidade Universitária de Vacaria possui cursos de graduação e já teve cursos de especialização voltados para a agricultura familiar e agroindústrias familiares, e este setor é responsável por grande parte dos alimentos consumidos no Estado. Verifica-se uma carência muito grande de apoio aos agricultores familiares gaúchos, e inclusive esta carência estende-se a disponibilidade de profissionais capacitados a trabalhar com estes agricultores familiares.
Portanto, os jovens e adultos, além de construir conhecimento no ambiente universitário, podem manter-se nos municípios da região, atuando como extensionistas, fazendo a interlocução da Universidade com o campo, desenvolvendo muitas de suas atividades na própria propriedade ou em propriedades de terceiros.
Assim, essa é a terceira edição dessa especialização, devido ao sucesso da segunda turma, que está em andamento e terá mais de 20 artigos defendidos em banca e submetidos em periódicos.
O curso foi direcionado para formar e aperfeiçoar profissionais da área de Ciências Agrárias e correlatas, portadores de diploma reconhecido pelo MEC, que queiram se atualizar e aperfeiçoar na área de concentração da proposta, visando o seu crescimento intelectual e profissional, proporcionando aos profissionais do setor, fundamentos teóricos sólidos, abrangendo uma visão holística, agroecológica e sustentável.
O curso utilizará procedimentos didático-pedagógicos em consonância com as tecnologias inovadoras, no formato presencial e remoto (conforme a legislação da Universidade). As estratégias de ensino on-line serão constituídas por instrumentos que favoreçam o enriquecimento dos conhecimentos dos discentes.
Os métodos didáticos serão feitos principalmente com a teoria, em aulas expositivas dialógicas, seminários, trabalhos individuais ou em grupo; pesquisa como forma de ensino, planejamento e montagem de projetos; resolução de problemas do cotidiano; estudos de caso; estudos dirigidos; revisões técnicas-científicas; leitura e avaliação de artigos científicos, entre outros.
Coordenador Executivo: Eléia Righi
Secretário: Daniela Basso Poletto
Local: Av. Antônio Ribeiro Branco, 1060 - Parque dos Rodeios, Vacaria - RS, 95200-000
Telefone: (54) 3232-3577