Práticas de Sustentabilidade Ambiental - Unidade Hortênsias

1ª Edição

Apresentação

A Unidade Hortênsias está situada em São Francisco de Paula, Campos de Cima da Serra, no Bioma Mata Atlântica. A região se caracteriza por possuir uma paisagem exuberante, com vasta biodiversidade natural, incluindo as nascentes de importantes bacias hidrográficas. No entanto, nas última três décadas, a biodiversidade vem sofrendo perdas por meio da conversão dos campos nativos por plantios, principalmente de batata e soja. 

Uma região tão complexa como esta exige, de um lado, a preservação e a conservação, a defesa da paisagem, da biodiversidade e, de outro, a formação, o acesso a conhecimentos que capacitem, esclareçam e formem pessoas em ações de proteção e defesa do meio ambiente. Com isso, argumentamos que a defesa da ecologia exige atuação, intervenção e conhecimento. A Uergs, comprometida com o Desenvolvimento Regional, mantém desde 2004 uma Unidade universitária comprometida com o desenvolvimento sustentável da região. Inicialmente foram oferecidos os cursos de Pedagogia e Gestão Ambiental para estudantes de municípios vizinhos a São Francisco de Paula. 

No ano de 2013 ocorreu a verticalização do ensino e da pesquisa com a primeira edição do curso de pós-graduação lato sensu “Educação para a Sustentabilidade” e, dois anos após, foi aprovado o primeiro Curso de Mestrado Profissional Ambiente e Sustentabilidade da Uergs, promovendo um fortalecimento da instituição. A proposta do curso de Especialização em Práticas de Sustentabilidade Ambiental originou-se da possibilidade do fortalecimento do Programa de Pós-graduação da Unidade Hortênsias, propondo uma formação análoga, próxima ao escopo do mestrado, oportunizando e preparando especialistas na construção acadêmica e cientifica de propostas praticas de sustentabilidade ambiental. O curso tem duração de três semestres, com inicio em 2022-02. O corpo docente é formado por professores do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade, egressos do curso que hoje estão profissionalmente alocados em instituições publicas e de universidade pública parceira.

Objetivo

Objetivo Geral

O objetivo principal é contribuir com a formação de especialistas aptos a elaborar e implementar projetos que subsidiem práticas interdisciplinares em sustentabilidade ambiental.

Objetivos Específicos

a) Compreender as diversas concepções sobre sustentabilidade ambiental e a importância e reconhecimento das práticas às mudanças dos paradigmas socioambientais;

b) Produzir investigações capazes de responder às demandas sociais com potencial de gerar conhecimentos e propor alternativas para a transformação da realidade local, regional e planetária;

c) Propiciar aos especialistas oportunidades para conhecer, e até mesmo elaborar, políticas, planos, programas, projetos ou ações que levem em conta a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Público-alvo

A proposta preza pela interdisciplinaridade. Portanto, o curso será oferecido aos graduados em qualquer área de formação.

Metodologia

Serão adotadas as Metodologias Ativas de Aprendizagem, com apresentação das teorias do conhecimento científico a partir de problemas, e mapeamentos e diagnósticos como estratégias de pesquisa e intervenção.

Coordenação

Coordenadora:

Marcia dos Santos Ramos Berreta

Coordenador Adjunto:

Suzana Frighetto Ferrarini

Secretário:

Isadora Schuch de Castro

Sobre as aulas

Formato:

O Curso será em regime de ensino e aprendizagem presencial, com a possibilidade de realização de atividades online.

Número mín/máx de vagas: 15/30

Mais informações

Local: 590, R. Santos Dumont, 450, São Francisco de Paula - RS, 95400-000