Teoria e Prática da Formação do Leitor
1ª Edição - Erechim
Apresentação
O Curso realizar-se-á de abril de 2022 a abril de 2024, seguindo calendário de inscrições, matrículas e de dias letivos da Uergs. A Grade Curricular tem carga horária total de 481 horas e duração de 19 meses, contando com a escrita e entrega do trabalho de conclusão.Tem como objetivo geral desenvolver e aprofundar os conhecimentos no campo da leitura, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural; Como público-alvo, recebe todo graduado com interesse em desenvolver e aprofundar seus conhecimentos no campo da Leitura. Sua Metodologia será na modalidade EAD/Remota. As aulas nas sextas-feiras (noturno - quando forem síncronas) nos sábados (diurno - quando forem síncronos), completando com aulas assíncronas no Moodle. Não haverá aulas durante o período do recesso/Calendário acadêmico da Uergs. Linhas de Pesquisa: a) Linguagens, educação e identidades; b)Tecnologias, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas; c) Formação de Professores: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais, EJA e processos pedagógicos da EJA; Culturas Educacionais. Justifica-se, pela qualificação do magistério e seus resultados ampliarão os conhecimentos sobre: Leitura e leitor: aspectos de formação.
Objetivo
O Curso tem como objetivo geral desenvolver e aprofundar os conhecimentos no campo da leitura, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural; problematizar concepções sobre o ato de ler, a leitura e os leitores; desenvolver a reflexão crítica e teórica sobre a produção, mediação e recepção da Leitura; refletir sobre o papel da Leitura nos processos educacionais e no contexto cultural de múltiplas linguagens; refletir sobre e propor linhas teórico-metodológicas para a formação de leitores tendo o pressuposto de que para formar leitores é preciso constituir-se leitor; contribuir com o acesso e a qualificação da formação de professores na área da Leitura: Teoria e Prática.; identificar e reconhecer recursos tecnológicos de informação, tecnologia e comunicação (Tics) para utilização como instrumento pedagógico e de mediação entre o conhecimento e o mundo; e, proporcionar situações de prática para cada educador, para que possa articular as tecnologias no contexto da sala de aula, bem como, na educação não formal.
Público-alvo
Todo graduado com interesse em desenvolver e aprofundar seus conhecimentos no campo da Leitura, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural.
Metodologia
As disciplinas serão ministradas na modalidade EAD/remota (aulas síncronas – Google Meet e aulas assíncronas – Moodle). As aulas nas sextas-feiras serão das 18h50 às 22:30 (intervalo das 20:30 às 20:50) - total de 04 horas-aula de 50min, quando forem síncronas. Aulas nos sábados (4 horas-aulas por turno): Manhã: Das 08h às 11h40min (intervalo das 09:40 às 10:00), Tarde: Das 13h às 16h40min (intervalo das 14:40 às 15:00), quando forem síncronas. As assíncronas serão efetuadas no tempo dos pós-graduandos de acordo com o cronograma de cada disciplina. Período de férias: Recesso em julho, janeiro e fevereiro. (Não haverá aulas durante o período do recesso definido no Calendário acadêmico da Uergs).
Coordenação
Coordenadora:
Ana Carolina Martins da Silva
Coordenadora Adjunta:
Thaís Janaína Wenczenovicz
Secretário:
Jhoni Winter
Sobre as aulas
Formato: Presencial com atividades remotas
Número mín/máx de vagas: 20/40
Mais informações
Local: R. José Bisognim, 250 - São Cristovao, Erechim - RS, 99700-000.