Leitura Literária

Apresentação

O Curso de Especialização em Leitura e Literatura é uma proposta de oferta em formato híbrido, em convênio com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, através da Secretaria de Educação, com carga horária total de 405 horas, distribuídas em 27 créditos. O Convênio prevê a parceria da prefeitura com 6 (seis) docentes com formação na área do curso e titulação em doutorado ou mestrado, sendo que destes, 4 (quatro) têm titulação de doutores ou mestres e 2 (dois) são especialistas que atuarão junto com docente regente com título de doutor ou mestre. A Secretaria de Educação também disponibiliza uma sala de aula no Polo da Universidade Aberta do Brasil, da qual é a mantenedora, para aulas presenciais, caso venha a ser necessário.

A proposta está organizada em três módulos, sendo o Módulo 1, "Da teoria à prática", com 150 horas, com três componentes curriculares introdutórios, totalizando 8 créditos. Já o Módulo 2, "A formação do leitor", é composto de 135 horas, com três componentes curriculares, totalizando 9 créditos de aprofundamento no campo da leitura e da formação do leitor. Por fim, o Módulo 3, “ Literatura: o leitor e a escola” é composto de 120 horas, com quatro componentes curriculares, totalizando 8 créditos de aprofundamento no campo da literatura e a relação com a escola.

O curso prevê o trabalho de conclusão de curso, a ser apresentado em formato de artigo científico, a ser orientado por um docente vinculado ao curso.

A previsão de início é março ou abril de 2022 e conclusão 18 meses após o início.

Objetivo

Aprofundar os conhecimentos no campo da Leitura Literária, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural. Conhecer as Teorias da Literatura que embasam as análises e discussões sobre o literário. Desenvolver a reflexão crítica e teórica sobre o texto literário pelo viés do objeto estético. Refletir sobre o papel da Leitura Literária nos processos educacionais e no contexto sociocultural. Discutir sobre o papel do texto literário na sociedade contemporânea. Perceber a tênue divisão entre o ficcional e o real nos discursos da História e da Literatura. Refletir sobre a necessidade de o professor constituir-se como leitor para ser um promotor da leitura literária na escola. Entender e utilizar com proficiência os aportes teóricos sobre a formação do leitor literário. Elaborar e propor, a partir dos conhecimentos desenvolvidos no curso, um currículo literário para a rede municipal de Novo Hamburgo.


Público-alvo

Professores da Rede municipal de ensino de Novo Hamburgo e professores da educação básica em geral.

Metodologia

A oferta do curso será no formato híbrido ou remoto, caso seja necessário, poderá ser ofertado no formato síncrono (utilizando a plataforma Google meet) e assíncronas (utilizando o Moodle da Uergs e/ou o Google Class Room). Considerando-se a diversidade de áreas relacionadas com o tema da leitura literária e da formação do leitor, busca-se oferecer uma visão que abranja estas interrelações. Os componentes curriculares buscarão relacionar teoria e práticas de leitura literária em sala de aula, de modo a promover reflexão acerca da leitura literária, bem como estimular leitura crítica de mundo e produção de material pedagógico referente às práticas para a formação de um leitor literário proficiente dentro do contexto contemporâneo.

Coordenação

Coordenadora:

Ana Maria Bueno Accorsi

Coordenador Adjunto:

Carlos Batista Bach

Secretário:

Paulo Renato Bueno Costa

Sobre as aulas

Formato: Presencial com atividades remotas.

Número mín/máx de vagas: 20/40

Mais informações

Local: Rua Washington Luiz, 675 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-460.