Educação Física Escolar

1ª Edição - Unidade Litoral Norte

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs versa em sua missão promover o desenvolvimento regional sustentável, através da formação de pessoas, da geração e da difusão de conhecimentos e tecnologias capazes de contribuir para o crescimento econômico, social e cultural das diferentes regiões do Estado. Tendo em vista a missão desta Instituição de Ensino, é necessário ressaltar que a criação deste curso justifica-se a partir de quatro quesitos importantes: a) Embora a formação lato sensu seja bastante rotineira nos anúncios de cursos EaD, a região carece de formação de qualidade para os docentes dos 21 municípios da região(COREDE, 2021). Região se constitui como a de pior PIB/per capta do RS. Necessitando de formação de docentes como estratégia de qualificação dos sujeitos provomendo assim desenvolvimento regional. b) Unidade possui mestrado em Educação, sendo que que a experiência desta especialização se propõe a construir um processo formativo que integre em atividades de extensão e de participação em grupos de pesquisa já existentes os estudantes, qualificando ainda mais seu processo formativo. c) A Base Nacional Comum Curricular lei Lei 13.145 (BRASIL, 2017) constitui um novo paradigma curricular, sendo que a maioria dos docentes concursados não possui formação que problematize a mesma e que estabeleça relação com o cotidiano do chão de quadra. d) A organização curricular procura integrar docentes de regiões diferentes, oportunizando a composição de espaço de debate temárico transversalizando a organização da Universidade pautada em Regiões. Esse movimento coloca pessoas que trabalho com os mesmos objeto a produzir conhecimento de forma coletiva contribuindo para a constituição de uma Universidade que agregue a ideia de produção de conhecimento a já consolidada difusão. É um movimento que coloca todos os docentes como protagonistas aproximando todos docentes do corpo as linhas de pesquisa do mestrado em Educação.

Objetivo Geral

Formar sujeitos docentes conhecedores das problemáticas da contemporaneidade relacionadas ao ensino de Educação Física na Educação Básica, integrando a Universidade com a escola a partir da problematização e legitimação de estudantes pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento regional e sustentável.

Docentes da educação Básica envolvidos no Ensino da Educação Física e Graduados em Educação Física.

A metodologia envolverá ensino, pesquisa e extensão problematizando as múltiplas linguagens que são produzidas na escola, na academia e na sociedade, no que se refere à Educação Física Escolar. As aulas serão constituídas por momentos de leitura e de debate associados a práticas corporais ministradas tanto pelos docentes quanto pelos discentes. A partir destes momentos espera-se que o estudante reflita sobre as temáticas propostas e sobre a sua própria prática docente. Compreende-se o processo de reflexão, e de auto crítica, como fundamental para a qualificação da prática docente. As aulas serão ministradas com diversificada proposta metodológica, técnicas e dinâmicas, para que o processo de ensino-aprendizagem efetive-se com leituras, atividades individuais e de grupo, reflexão de práticas pedagógicas, produção escrita e material didático-pedagógico, pesquisa e relato de vivências docentes, incursão e inserção nas escolas, privilegiando os conhecimentos construídos em Serviço. Ao longo do curso será estimulada, em cada componente curricular, a produção escrita, buscando como requisito para a aprovação final a socialização dos escritos e o registro de práticas tendo como horizonte o encaminhamento para publicações preferencialmente em periódicos com qualis e eventos especializados da área.

Coordenador:

Leandro Forell

Coordenadora Adjunta:

Viviane Maciel Machado Maurente

Secretário:

Marcus Silva

Sobre as aulas

Formato: Presencial com atividades remotas- Unidade Litoral Norte.

Número mín/máx de vagas: 20/40

Local: R. Machado de Assis, 1437 - Sulbrasileiro, Osório - RS, 95520-000.