Biotecnologia

Apresentação

O curso de Especialização lato sensu em Biotecnologia tem como o objetivo proporcionar uma capacitação multidisciplinar de profissionais da área, para atuar nas áreas de biotecnologia, com aplicações em alimentos, bebidas e meio ambiente, tendo como foco a capacitação para realização de pesquisas, inovações e desenvolvimento tecnológico da indústria. Para tanto, se propõe a apresentar os diferentes assuntos que compõe esse tema, enfocando os aspectos biológicos, tecnológicos e de negócios da biotecnologia, sob uma ótica empreendedora.

Além disso, objetiva incentivar e desenvolver o conhecimento de Biotecnologia referente ao uso de microrganismos na obtenção de produtos de interesse industrial, na bioconversão de produtos e subprodutos da agroindústria, na despoluição ambiental; no estudo da fisiologia, da imunologia, da aplicação das técnicas de biotecnologia molecular de microrganismos; no conhecimento da bioquímica e biotecnologia na produção de alimentos, e na obtenção de enzimas e dos processos fermentativos e aplicações biotecnológicas. Conjuntamente, visa-se capacitar para melhor entender e potencializar o patrimônio humano existente em empresas e organizações, além de oportunizar conhecimentos e práticas de empreendedorismo e gestão de inovação e tecnológica aos estudantes.

Público-alvo

Profissional com formação superior nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas ou em outras áreas que tenham interface com a Biotecnologia.

Metodologia

Aulas teóricas, expositivas e práticas serão utilizadas pelos professores visando contribuir com qualidade para a formação do aluno, além de discussões de artigos e apresentações de seminários. As atividades estão previstas para realização no formato remoto e alguma necessidade de atividades presenciais estão planejadas para o final do curso.

Coordenação do curso

Coordenadora Executiva do Curso:

Cristiane Cassales Pibernat

Coordenadora Adjunta do Curso:

Lilian Raquel Hickert

Secretária:

Emilene Gonçalves Teixeira

Sobre as aulas

Local: Ambiente virtual para aulas remotas; Unidade em Porto Alegre para aulas presenciais.

Dias e horários em que ocorrerão: 5ª feiras (19h as 22h30min); 6ª feiras (19h as 22h30min); Sábados (8h30min as 12h).

Mais informações

Local: Av. Bento Gonçalves, 8855 - Agronomia, Porto Alegre - RS, 91540-000.

Chefe da Unidade: Celso de Almeida Cabral

E-mail:  especialbiotec.uergspoa@gmail.com