Teoria e Prática na Formação do Leitor
4ª Edição
Apresentação
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu tem como objetivo desenvolver e aprofundar os conhecimentos no campo da leitura, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural.
Objetivos específicos:
Problematizar concepções sobre o ato de ler, a leitura e os leitores. Desenvolver a reflexão crítica e teórica sobre a produção, mediação e recepção da Leitura.
Refletir sobre o papel da Leitura nos processos educacionais e no contexto cultural de múltiplas linguagens.
Refletir sobre e propor linhas teórico-metodológicas para a formação de leitores tendo o pressuposto de que para formar leitores é preciso constituir-se leitor.
Produzir material pedagógico relacionado às práticas da formação do leitor.
Público-alvo
Todo graduado com interesse em desenvolver e aprofundar seus conhecimentos no campo da Leitura, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural.
Linhas de pesquisa:
Linguagens e Culturas Educacionais.
Educação de Jovens e Adultos: docência, formação de professores e processos pedagógicos da EJA.
Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais.
Metodologia utilizada
Considerando-se a diversidade de áreas relacionadas com o tema da leitura e da formação do leitor, busca-se oferecer uma visão que abranja estas inter-relações. As disciplinas buscarão relacionar teoria e práticas de leitura em sala de aula, de modo a promover reflexão acerca da formação do leitor bem como estimular leitura crítica de mundo e de produzir material pedagógico referente às práticas para a formação do leitor mais crítico dentro do contexto contemporâneo.
Coordenação do curso
Coordenadora Executivo do Curso:
Magali de Moraes Menti
Coordenadora Adjunto do Curso:
Ana Maria Bueno Accorsi
Mais informações
Aulas: Sextas-feiras das 14:00 às 22:00, sábados das 8:30 às 12:30.
Local: Unidade de Porto Alegre (Av. Bento Gonçalves, 8855, Bairro Agronomia - Porto Alegre/RS).
Telefone: (51) 3228-1731
E-mail: magali-menti@uergs.edu.br