Grade Curricular e outras informações

Manejo Sustentável do Solo

Morfologia, Gênese e Classificação do Solo

Carga Horária: 30 h

Créditos: 2

Ementa:

Conceito de solo. Funções ambientais do solo. Rochas e intemperismo. Fatores de formação do solo. Processos de formação do solo. Composição do solo: fração sólida, líquida e gasosa. Características químicas dos solos. Morfologia do solo. Sistemas de classificação dos solos. Solos do Rio Grande do Sul. Levantamento de solos.

Química e Fertilidade do Solo

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa:

Relação da fertilidade do solo com a fisiologia vegetal. Amostragem de solo. Correção da acidez ou da alcalinidade do solo. Dinâmica no sistema solo/planta e manejo da adubação com nitrogênio, do fósforo, do potássio. Avaliação da fertilidade do solo para adubação, interpretação de análise de solo e recomendação de adubação para os diferentes sistemas de cultivos. Adubação orgânica.

Metodologia da pesquisa

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Pesquisa Científica: conceitos e aplicações. Diferentes abordagens de pesquisa na área das Ciências Agrárias. Etapas de um Projeto de pesquisa. Instrumentos e técnicas utilizados para coleta de dados. Formatação de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com as Normas da ABNT.

Microbiologia do Solo

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa:

Principais grupos de microrganismos: bactérias, fungos, vírus, algas e protozoários. Morfologia interna e externa de fungos e bactérias. Crescimento e metabolismo microbiano. Microrganismos nos ciclos biogeoquímicos do carbono, nitrogênio e fósforo. Microrganismos de importância agrícola.

Biologia do Solo

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Principais grupos de organismos da biota do solo. Métodos de coleta da fauna edáfica. Importância da fauna edáfica nos ecossistemas e agroecossistemas. Fauna edáfica e manejo do solo. Biodiversidade e qualidade do solo.

Manejo e Conservação do Solo

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa:

Sistemas de cultivo do solo. Rotação de culturas. Erosão e práticas de controle. Adubação verde e plantas de cobertura. Práticas conservacionistas e de recuperação da qualidade do solo e da água. Dinâmica do carbono e da matéria orgânica.

Física do Solo

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Caracterização física do solo: textura do solo. Relações massa volume. Estrutura e agregação do solo. Consistência do solo. Compactação do solo. Dinâmica da água no solo. Indicadores de qualidade física do solo.

Gestão Sustentável no Agroecossistema

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Definição de Ecossistemas e Agroecossistemas. Estrutura e insumos energéticos em agroecossistemas. Evolução dos agroecossistemas e seus impactos. Diagnóstico em Agroecossistemas.

Recursos Hídricos

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Contexto atual da gestão de recursos hídricos no Brasil e no Rio Grande do Sul. Noções de hidrologia. Instrumentos de gestão de recursos hídricos: foco em enquadramento dos corpos d’água em classes e outorga de direito de uso d’água. Contaminação dos recursos hídricos. Índices de qualidade das águas e seu uso como ferramenta de gestão. Técnicas para coleta e preservação de amostras.

Tópicos Especiais em Manejo Sustentável do Solo I

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Ementa:

Caracterização da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e de Sistemas Agroflorestais praticados no RS. Práticas de Manejo do Solo em ILPF e SAFs. Dinâmica de Atributos do Solo em sistemas de ILPF e SAFs.

Experimentação agrícola

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Introdução à Experimentação agrícola. Princípios básicos de experimentação agrícola. Planejamento de experimentos. Experimentos inteiramente casualizados e blocos casualizados. Teste T, teste de Médias, teste de contrastes; testes de Médias Bifatorial (Sisvar).

Redação de Artigo Científico

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Reconhecer os principais tipos de publicações técnico-científicas. Preparação e apresentação de artigos científicos, revisões bibliográficas e textos técnicos destinados a publicação. Reconhecer relatórios de estágios, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Treinamento no uso de plataformas de submissão de trabalhos em revistas científicas. Análise de artigos científicos.

Recuperação de Áreas Degradadas

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Conceito e histórico da Restauração Ecológica. Motivos para restaurar. Restauração Física. Restauração Química. Restauração Biológica. Restauração e Sociedade. Planos de Recuperação de Áreas Degradadas.

Agricultura de Precisão Aplicada ao Manejo Sustentável do Solo

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Conceitos e histórico da agricultura de precisão; Noções básicas de técnicas e tecnologias utilizadas no manejo da variabilidade espacial de cultivos agrícolas; Técnicas de espacialização (elaboração de mapas temáticos) e interpretação dos resultados. Uso de plantas de cobertura no manejo sítio-específico. Estudos de caso.

Biorremediação do solo

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Contaminação do solo. Conceitos básicos da biorremediação. Noções básicas de biotransformação e biodegradação microbiana de compostos orgânicos. Técnicas de biorremediação in situ: atenuação natural; bioventilação; bioestimulação; bioaumentação e fitorremediação. Técnicas de biorremediação ex situ: landfarming; compostagem e vermicompostagem; biopilha e biorreatores. Estudos de casos.

Estatística

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Introdução à Estatística. Tipos de variáveis. Hipóteses e teste de hipóteses. Estatística Univariada: Paramétrica e não-paramétrica. Introdução ao Programa R.

Biotecnologia Aplicada ao Manejo Sustentável do Solo

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

Biotecnologia: definição e histórico. Noções básicas de Biologia Molecular: biologia celular de eucariotos e procariotos; estrutura, função e metabolismo dos ácidos nucléicos. Ferramentas biotecnológicas: extração de DNA; eletroforese; PCR; entre outras. Métodos e processos biotecnológicos aplicados ao Manejo Sustentável do Solo.

Tópicos Especiais em Manejo Sustentável do Solo II

Carga Horária: 15h

Créditos: 1

Ementa:

A disciplina de Tópicos Especiais em Manejo Sustentável do Solo II se destina ao aprofundamento de estudos relacionados às áreas de concentração do Curso, bem como, oportunizar a colaboração de professores e profissionais visitantes em abordagens de temas, gerais e/ou específicos, relacionados ao Manejo Sustentável do Solo que contribuam para a qualificação acadêmica e profissional dos envolvidos.