Ementas
Gestão em Educação: Supervisão e Orientação
Módulo 1
Gestão em Educação - Fundamentos da Prática Gestora
A ética e a estética da professoralidade
Carga Horária: 15 Horas
Nº de créditos: 1
Ementa:
A disciplina visa discutir os modos pelos quais é possível tornar-se professor. Temáticas contemporâneas ligadas à produção de subjetividade, enfocando os modos artistas de exercer a docência. A formação ética, estética e política desse processo e seus entrelaçamentos com a prática docente e a gestão escolar. Trabalhando com a concepção da filosofia da diferença na compreensão destes processos de singularização, buscando problematizar tais práticas.
Processos Educacionais Inclusivos
Carga Horária: 15 Horas
Nº de créditos: 1
Ementa:
Análise das políticas atuais da Educação especial, evidenciando concepções de atenção à diversidade. Problematização acerca da educação inclusiva e das perspectivas norteadoras das políticas públicas em educação no Brasil, com efeitos às implicações de reorganização das instituições escolares e das práticas e discursos educacionais. Estudo da Educação Especial como modalidade de ensino e a relação com a política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva (modalidade e ensino regular). Contextualização da política educacional e a relação com os serviços de apoio para pessoas com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Estudo da Política Nacional de Educação Especial/Inclusiva. A docência e o atendimento educacional especializado.
Políticas Públicas e Legislação Educacional
Carga Horária: 30 Horas
Nº de créditos: 2
Ementa:
Compreensão das políticas educacionais como política pública no contexto da sociedade brasileira; A escola e a sala de aula como locus de materialização das políticas públicas educacionais; Políticas educacionais direcionadas à gestão escolar; As políticas Públicas Educacionais e sua relação com a gestão escolar; Analise aspectos da legislação referentes à organização do sistema escolar brasileiro com ênfase na Educação Básica.
Tecnologias Educativas
Carga Horária: 30 Horas
Nº de créditos: 2
Ementa:
As principais diretrizes e conceitos relacionados à utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação é as TICs na educação. Inserção da informática no processo de ensino aprendizagem. Educação a Distância. Ambientes virtuais de aprendizagens na formação continuada de professores e como apoio ao ensino presencial na educação básica. Linux Educacional e o uso de softwares livres no ambiente escolar: vantagens e desvantagens. A importância das Tecnologias Assistivas para a promoção de uma educação inclusiva. O papel dos gestores no processo de inserção das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Currículo e Gestão
Carga Horária: 30 Horas
Nº de créditos: 2
Ementa:
A cultura e a constituição de identidades no espaço educacional; as novas formas de sociabilidade e suas implicações nas ações institucionais; gestão escolar educativa e as implicações no currículo; as possibilidades da autonomia no contexto social contemporâneo enquanto realidade política e ação cidadã; perspectivas culturais e sociais para a educação no contexto da sociedade da informação e das relações rede digitais, como constituintes de identidades e novas formas de sociabilidade e as transformações no campo educacional; as relações teoria e prática na gestão educativa e escolar; currículo e gestão educacional e a relação com a municipalização da educação.
Gestão, Planejamento e Avaliação Institucional
Carga Horária: 30 Horas
Nº de créditos: 2
Ementa:
Fundamentos e conceitos relativos aos processos de gestão, planejamento e avaliação institucional com base nas práticas escolares, enfocando o papel da comunidade no processo. Educação, gestão democrática e planejamento participativo: princípios e desafios frente à construção e avaliação dos documentos oficiais da escola. Docência e gestão educacional. Avaliação Institucional: diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Relações entre docência e gestão dos processos educacionais nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica.
Módulo 2
Gestão em Educação - Orientação Educacional
Fundamentos e atuação da orientação educacional
Carga Horária: 30 Horas
Nº de créditos: 2
Ementa:
Estudo dos conhecimentos teórico-práticos para o exercício da orientação educacional no contexto educacional, como uma das dimensões da gestão escolar, entendida de forma democrática e participativa, que concretiza a função social da instituição educacional, visando o desenvolvimento integral dos educandos em espaços escolares e não escolares.
Processos de aprendizagem na infância, adolescência, vida adulta e velhice
Carga Horária: 30 Horas
Nº de créditos: 2
Ementa:
Disciplina que aborda a aprendizagem com crianças, adolescentes, adultos e idosos na relação com os ambientes de aprendizagem como a escola e a sala de aula, na perspectiva da formação para vida em sociedade.
Família: Diferenciação Sociocultural e Representações
Carga Horária: 15 Horas
Nº de créditos: 1
Ementa:
A disciplina tem por proposta sistematizar algumas abordagens da família/célula familiar em termos históricos e teóricos, bem como busca traçar a sua trajetória no pensamento social que define a perspectiva de análise enquanto representação e de seus significados para a compreensão dos processos emergentes e identitários de grupos, segmentos de grupos e indivíduos no interior da sociedade. Deverá ainda propor a reflexão de tais processos no universo da cultura e da política tendo por ótica a presença do "outro" e suas interelações.
Módulo 3
Gestão em Educação - Supervisão Escolar
Fundamentos e atuação da supervisão escolar
Carga Horária: 30 Horas
Nº de créditos: 2
Ementa:
Discussão dos conceitos, função e áreas de atuação da Supervisão Escolar em relação às perspectivas norteadoras das políticas em educação no Brasil. Análise dos aspectos técnicos, políticos e legais referentes à profissão. A ação supervisora na relação com a construção da Proposta Pedagógica como instrumento da Gestão Democrática e a reflexão coletiva sobre a prática pedagógica. Formação Continuada dos Profissionais da Educação. Planejamento e Avaliação Institucional e da Aprendizagem.
Formação Continuada dos Profissionais da educação
Carga Horária: 30 Horas
Nº de créditos: 2
Ementa:
Analisa o contexto político e as políticas públicas em que se insere a formação continuada de professores e que a delineiam. Aborda o papel político da profissão docente destacando as funções práticas e reflexivas do professor no desenvolvimento de seu oficio. Analisa e aprofunda propostas de formação baseadas em diversas linhas teóricas, entre elas, a histórico-crítica. Articula a formação continuada ao papel do professor investigador na ação.
Planejamento Escolar e Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem
Carga Horária: 15 Horas
Nº de créditos: 1
Ementa:
Analisa os princípios e práticas de escolas democráticas. Articula os conhecimentos da realidade, das teorias e processos de ensino e aprendizagem à formulação participativa de planejamentos. Fundamenta o desenvolvimento dos planejamentos e da avaliação no âmbito de um projeto educativo contemporâneo.
Módulo 4
Pesquisa e Prática em Educação
Aspectos Teóricos do Trabalho de Conclusão de Curso
Carga Horária: 60 Horas
Nº de créditos: 4
Ementa:
Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica em educação: relação entre o objeto de investigação científica, os referenciais teóricos e os métodos de investigação; orientações teórico-metodológicas para a elaboração, desenvolvimento e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso.
Prática de Orientação Educacional
Carga Horária: 60 Horas
Nº de créditos: 4
Ementa:
O estágio supervisionado articula os aspectos teóricos e práticos do exercício da Orientação Educacional em instituições educacionais caracterizando os espaços de atuação. Desenvolve proposta de atuação considerando a realidade, a legislação vigente e os aportes teóricos da área.
Prática de Supervisão Escolar
Carga Horária: 60 Horas
Nº de créditos: 4
Ementa
O estágio supervisionado articula os aspectos teóricos e práticos inerentes ao exercício da Supervisão Escolar em instituições educacionais. Desenvolve proposta de atuação considerando a legislação vigente, os aportes teóricos da área e a cultura organizacional estabelecida.