Gestão Ambiental na Indústria

Apresentação

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu com objetivo de qualificar os profissionais que gerenciam os processos das indústrias de pequeno, médio e grande porte dos municípios da Serra Gaúcha. Os profissionais poderão conhecer e gerenciar os impactos ambientais de forma adequada, melhorando a qualidade de vida da população ao reduzir a emissão de poluentes e ao mesmo tempo alcançando redução de custos para as indústrias ao buscar realizar uma produção mais limpa.

Público-alvo 

Graduados e alunos formandos que possuem a integralização curricular total de seu curso e aguardam, apenas, a colação de grau, em cursos superiores reconhecidos pelo MEC ou Conselhos Estaduais ou Municipais de Educação.

Metodologia utilizada

As disciplinas oferecidas na especialização serão abordadas de forma sequencial, formando inicialmente uma base de contextualização dos impactos gerados e seus efeitos, juntamente com a legislação a ser atendida. Em seguida as disciplinas terão enfoque no tratamento de efluentes, resíduos, emissões atmosféricas e produção mais limpa. Para finalizar, serão incluídas as disciplinas de sistemas de gestão integrados referente à série ISO e auditorias ambientais para que sejam estruturados os sistemas de gestão ambiental nas indústrias. 

Linhas de pesquisa

Coordenação do curso

Coordenadora Executiva do Curso: Profa. Dra. Christa Korzenowski

Coordenadora Adjunta do Curso: Profa. Ma. Daiana Maffessoni

Secretária do Curso: Agente Administrativo Silvia Gatiboni

Mais informações

Aulas: sexta-feira (noite) e sábado (manhã e tarde).

Local: Unidade da Uergs em Bento Gonçalves (Rua Benjamin Constant, 229 - Bairro Cidade Alta).

Telefone: (54) 3452-0389

E-mail: especializacao-bento@uergs.edu.br