Ementas

Gestão Ambiental na Indústria

Desenvolvimento e Sustentabilidade

Carga Horária: 15 Horas

N° de Créditos: 1

Ementa:

Introdução ao conceito de sustentabilidade, ciclo de água, do carbono, efeito estufa, aquecimento global, camada de ozônio, conflito do desenvolvimento econômico versus preservação ambiental, desenvolvimento tecnológico e social.

Química Ambiental

Carga Horária: 15 Horas

N° de Créditos: 1

Ementa:

Apresentar os principais processos químicos que definem a vida na Terra e seus ecossistemas. Analisar os processos fundamentais de equilíbrio e de cinética das interações do ecossistema, incluindo a composição da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Avaliar o impacto das atividades antropogênicas sobre o ambiente ao longo do tempo e do espaço, focando em tópicos atuais como geração de energia, agricultura em larga escala, a deposição ácida, aquecimento global, perdas de ozônio, espécies químicas contaminantes na atmosfera, na hidrosfera e litosfera no contexto dos processos naturais (toxicidade de metais, substâncias orgânicas persistentes, emissões gasosas e outros).

Biotecnologia Ambiental

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 2

Ementa:

Biotecnologia. Impactos da Biotecnologia contemporânea na gestão ambiental. Biorremediação de solos e águas residuárias. Biofiltração. Biolixiviação. Bioacumulação de metais pesados. Biotecnologia aplicada à gestão ambiental industrial.

Toxicologia Ambiental

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 2

Ementa:

Fundamentos de Toxicologia, conceitos, fatores de toxicidade, efeitos mutagênicos e teratogênicos dos poluentes, noções de análises em toxicologia. Toxicologia ambiental, compostos tóxicos resultantes da contaminação ambiental presente na água, ar e solos e tóxicos formados durante o tratamento da água e microcistinas. Toxicologia ocupacional, Monitorização ambiental e biológica.

Avaliação de impactos ambientais na indústria

Carga Horária: 15 Horas

N° de Créditos: 1

Ementa:

Estudo e análise de impactos ambientais dos processos industriais. Histórico e evolução dos estudos de impacto ambiental. Métodos para mensuração de impactos ambientais. Correção, mitigação ou compensação de impactos ambientais. Análise de Riscos.

Direito ambiental

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 2

Ementa:

A crise ambiental e a formação histórica do Direito Ambiental internacional e nacional. Princípios de Direito Ambiental. Proteção do meio ambiente na Constituição Federal. A sustentabilidade ambiental. Repartição de competências em matéria ambiental. Política Nacional do Meio Ambiente. Instrumentos de Política Ambiental. Tutela jurídica da biodiversidade e florestas: o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e o Código Florestal. Compensação Ambiental. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Direito de Águas, Ar e Atmosfera.

Licenciamento Ambiental

Carga Horária: 15 Horas

N° de Créditos: 1

Ementa:

Procedimentos de licenciamento ambiental de atividades. Licença prévia, licença de instalação e licença de operação. Controle de atividades em operação. Licenças de ampliação. Processo de licenciamento de substâncias e produtos de relevância ambiental, controles Ibama e Polícia Federal.

Uso Sustentável dos Recursos Hídricos

Carga Horária: 15 Horas

N° de Créditos: 1

Ementa:

Classificação das águas, qualidade das águas e seus usos permitidos. Plano Nacional de Recursos Hídricos; Sistema de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul. Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos – Comitês de Bacia; Outorga de Uso; Variáveis Abióticas; Técnicas de amostragem; Índices de Qualidade de Água e seu uso como ferramenta de gestão.

Tratamento de Efluentes Industriais e reuso de água

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 2

Ementa:

Padrões de emissão, níveis de tratamento, fundamentos do tratamento físico-químico e aplicações, tratamento biológico, tipos e aplicações, remoção de nutrientes nitrogênio e fósforo, processos oxidativos avançados, desinfecção, tratamento por osmose reversa, membranas e micro e ultra filtração, reuso da água industrial de processo.

Gestão, tratamento e disposição de resíduos sólidos

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 2

Ementa:

Classificação e armazenamento de resíduos sólidos, NBR 1004, NBR11174, NBR12235. Sistemas de tratamento de resísuos: aterro sanitário classes I e II, compostagem, coprocessamento, incineração, plasma, pirólise. Geração de energia através dos resíduos- cogeração.

Métodos de remediação de áreas contaminadas

Carga Horária: 15 Horas

N° de Créditos: 1

Ementa:

Tipos de solos, principais constituintes químicos e microbiológicos do solo. Comportamento dos principais poluentes no solo. Estudo de pluma de dispersão no solo. Principais técnicas de remediação de solos contaminados: tratamento “in situ”, “on-site″ e “ex-situ”, biorremediação; fitorremediação, biossorção, tecnologia enzimática aplicada à remediação, separação mecânica, tratamento por processos oxidativos e redutores.

Controle de Emissões Atmosféricas Industriais

Carga Horária: 15 Horas

N° de Créditos: 1

Ementa:

Fontes tipos e efeitos da poluição atmosférica Industrial. Padrões de qualidade do ar. Ventilação industrial. Métodos de controle da poluição atmosférica, transporte e dispersão de poluentes atmosféricos; equipamentos de controle. Inventário de VOC´s.

Produção mais limpa

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 2

Ementa:

Conceitos e abordagens de P+L. O contexto da P+L no Brasil e no mundo. P+L e ISO 14001. Tecnologias Limpas. Metodologia de implantação de P+L. Estudos de casos.

Análise de Ciclo de Vida de produto e eco design

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 1

Ementa:

Introdução à análise do ciclo de vida dos produtos. Inventário do ciclo de vida, avaliação de impactos ambientais dos produtos desde extração da matéria prima até o descarte pós uso. Logística reversa. Avaliação de matérias primas alternativas. Eco design, concepção de produtos com foco na análise do ciclo de vida, abordagens de projeto “berço-ao-túmulo” (Cradle-to-grave) e “berço-ao-berço” (Cradle-to-cradle).

Energias Renováveis

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 2

Ementa:

Mecânica da energia e conservação de energia. Energia de combustíveis fósseis. Eletricidade de fontes solares, eólicas e hídricas. Energia térmica solar. Biocombustíveis: álcool, biogás, biodiesel. Biomassa. Energia geotérmica.

Sistemas de Gestão Ambiental e Integrado e Auditoria Ambiental

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 2

Ementa:

Sistemas de Gestão Ambiental: Conceitos de gestão ambiental, ciclo PDCA, evolução da gestão,  vantagens da gestão ambiental nas organizações, passos de implementação da gestão ambiental, ferramentas da qualidade aplicadas à gestão ambiental. A série de normas ISO 14000 - Interpretação da Norma ISO 14001.

Sistemas de gestão integrado entre as normas 14000, 9000 e Oshas 18000.

Auditoria Ambiental

Ementa:

Conceito de auditoria, tipos de auditorias. Referências normativas. Termos e definições. Princípios de auditoria. Gestão de um programa de auditoria. Objetivos e abrangência. Responsabilidades, recursos e procedimentos. Registros. Monitoramento e análise crítica. Competência e avaliação dos auditores. Auditorias ambientais compulsórias.

Metodologia Científica

Carga Horária: 15 Horas

N° de Créditos: 1

Ementa:

Estudo teórico, técnico e crítico para elaboração de trabalhos acadêmicos, projetos de pesquisa e monografias. Estudo sobre tipos de conhecimentos e aprendizado sobre a investigação científica com ênfase para pesquisa bibliográfica.