Carga horária: 30 horas
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Diagnóstico e análise dos métodos de avaliação empregados atualmente na Educação Básica. Perspectivas e novas abordagens para avaliações mais eficientes nos componentes curriculares de Ciências da Natureza e Matemática.
Carga horária: 30 horas
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Análise das contribuições da EA na construção de uma visão integrada da questão ambiental e discussão dos modelos de desenvolvimento contemporâneo, com ênfase em seu processo de institucionalização, políticas e ambientalização curricular.
Carga horária: 30 horas
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A disciplina busca problematizar a educação inclusiva a partir da legislação brasileira vigente, principalmente, com foco nos processos educacionais, tendo como referência a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Busca, também, oportunizar possibilidades de relação entre a docência e os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), mais especificamente, visualizando algumas práticas que o AEE sugere para as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.
Carga horária: 30 horas
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Apresentação de tecnologias históricas e seus aspectos científicos. Aplicação de metodologias modernas para despertar o espírito e a cultura de inovação tecnológica no contexto educacional.
Carga horária: 30 horas
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Importância das atividades práticas no ensino de Biologia: identificação e análise de genes; análises filogenéticas; práticas de biologia molecular (ácidos nucléicos e proteínas); práticas de biologia celular; práticas de microbiologia geral; práticas em botânica e plantas alimentícias não-convencionais; práticas de fisiologia vegetal.
Carga horária: 30 horas
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Disciplina de caráter aplicado diretamente a sala de aula e ao laboratório de ensino, envolvendo: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, competências, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não – estruturadas. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software. Avaliação. Modelagem e simulação computacionais de eventos físicos. Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede mundial de computadores. Estratégias de uso de recursos computacionais no Ensino de Física.
Carga horária: 30 horas
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Ferramentas alternativas para o ensino de Química - TICS; Planejamento; Planejamento, construção e contextualização de materiais didático-pedagógicos para utilização em sala de aula que contribuam com o aperfeiçoamento do ensino de química; noções de segurança envolvendo a realização de experimentos em sala de aula.
Carga horária: 30 horas
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Importância e objetivos do Ensino da Matemática na Educação Básica. Tendências atuais para o ensino de Matemática: pressupostos teóricos, procedimentos e técnicas. Experimentos didáticos em Matemática. Inserção de temas matemáticos. Recursos pedagógicos. Uso de ambientes virtuais de aprendizagem, softwares, mídias digitais e vídeo. Exploração de novas metodologias na área da Educação Matemática.
Carga horária: 30 horas
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Surgimento da ciência moderna. Paradigmas científicos da Modernidade. Mudanças no espírito científico no século XX. A divulgação científica.
Carga horária: 30 horas
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Métodos e técnicas de pesquisa. Redação científica. Citações textuais e bibliográficas.
Carga horária: 30 horas
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Apresentação, por parte dos alunos, de seminários acerca de seus projetos de monografia.
Carga horária: 30 horas
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O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a elaborar o projeto de sua Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso. Ao longo da disciplina o aluno terá contato com linhas de pesquisa atuais em Educação e em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática e delineará seu projeto de Monografia ou Trabalho de Conclusão, com apoio do professor orientador, que será indicado pelo professor responsável pela disciplina. Aspectos éticos das pesquisas com seres humanos.
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O componente curricular corresponde à elaboração de monografia como atividade de conclusão de curso, bem como ao desenvolvimento de atividades de pesquisa necessárias para a mesma. As atividades serão executadas pelos discentes sob a supervisão do professor orientador em horário não coincidente com as aulas do curso.