Ementas

Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática

Avaliação no Ensino de Ciências da Natureza e Matemática

Carga horária: 30 horas

Ementa

Diagnóstico e análise dos métodos de avaliação empregados atualmente na Educação Básica. Perspectivas e novas abordagens para avaliações mais eficientes nos componentes curriculares de Ciências da Natureza e Matemática.

Educação Ambiental

Carga horária: 30 horas

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Análise das contribuições da EA na construção de uma visão integrada da questão ambiental e discussão dos modelos de desenvolvimento contemporâneo, com ênfase em seu processo de institucionalização, políticas e ambientalização curricular.

Educação Inclusiva

Carga horária: 30 horas

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A disciplina busca problematizar a educação inclusiva a partir da legislação brasileira vigente, principalmente, com foco nos processos educacionais, tendo como referência a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Busca, também, oportunizar possibilidades de relação entre a docência e os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), mais especificamente, visualizando algumas práticas que o AEE sugere para as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Educação para Inovação Tecnológica

Carga horária: 30 horas

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Apresentação de tecnologias históricas e seus aspectos científicos. Aplicação de metodologias modernas para despertar o espírito e a cultura de inovação tecnológica no contexto educacional.

Experimentos e Recursos Didáticos em Biologia

Carga horária: 30 horas

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Importância das atividades práticas no ensino de Biologia: identificação e análise de genes; análises filogenéticas; práticas de biologia molecular (ácidos nucléicos e proteínas); práticas de biologia celular; práticas de microbiologia geral; práticas em botânica e plantas alimentícias não-convencionais; práticas de fisiologia vegetal.

Experimentos e Recursos Didáticos em Física

Carga horária: 30 horas

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Disciplina de caráter aplicado diretamente a sala de aula e ao laboratório de ensino, envolvendo: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, competências, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não – estruturadas. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software. Avaliação. Modelagem e simulação computacionais de eventos físicos. Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede mundial de computadores. Estratégias de uso de recursos computacionais no Ensino de Física.

Experimentos e Recursos Didáticos em Química

Carga horária: 30 horas

Ementa

Ferramentas alternativas para o ensino de Química - TICS; Planejamento; Planejamento, construção e contextualização de materiais didático-pedagógicos para utilização em sala de aula que contribuam com o aperfeiçoamento do ensino de química; noções de segurança envolvendo a realização de experimentos em sala de aula.

Experimentos e Recursos Didáticos em Matemática

Carga horária: 30 horas

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Importância e objetivos do Ensino da Matemática na Educação Básica. Tendências atuais para o ensino de Matemática: pressupostos teóricos, procedimentos e técnicas. Experimentos didáticos em Matemática. Inserção de temas matemáticos. Recursos pedagógicos. Uso de ambientes virtuais de aprendizagem, softwares, mídias digitais e vídeo. Exploração de novas metodologias na área da Educação Matemática.

História da Ciência e Divulgação Científica

Carga horária: 30 horas

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Surgimento da ciência moderna. Paradigmas científicos da Modernidade. Mudanças no espírito científico no século XX. A divulgação científica.

Metodologia da Pesquisa

Carga horária: 30 horas

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Métodos e técnicas de pesquisa. Redação científica. Citações textuais e bibliográficas.

Seminários Científicos

Carga horária: 30 horas

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Apresentação, por parte dos alunos, de seminários acerca de seus projetos de monografia.

Seminários de Orientação de Monografia

Carga horária: 30 horas

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O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a elaborar o projeto de sua Monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso. Ao longo da disciplina o aluno terá contato com linhas de pesquisa atuais em Educação e em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática e delineará seu projeto de Monografia ou Trabalho de Conclusão, com apoio do professor orientador, que será indicado pelo professor responsável pela disciplina. Aspectos éticos das pesquisas com seres humanos.

Trabalho de Conclusão de Curso

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O componente curricular corresponde à elaboração de monografia como atividade de conclusão de curso, bem como ao desenvolvimento de atividades de pesquisa necessárias para a mesma. As atividades serão executadas pelos discentes sob a supervisão do professor orientador em horário não coincidente com as aulas do curso.