Educação Socioambiental - Unidade Tapes

2ª Edição

Apresentação

A educação socioambiental refere-se ao conjunto de ações e valores que correspondem à dimensão pedagógica dos processos comunicativos ambientais, marcados pelo dialogismo, pela participação e pelo trabalho coletivo.

A indissociabilidade entre questões sociais e ambientais nos fazer-pensar dos atos educativos e comunicativos, é ressaltada pelo termo socioambiental. A dimensão pedagógica centraliza-se em como gerar saberes e o que se aprende na produção cultural, na interação social e com a natureza.

O objetivo geral do curso é oferecer subsídios temáticos para o desenvolvimento técnico-pedagógicos para profissionais da área de educação ou áreas do meio ambiente e afins para atuarem como agentes multiplicadores socioambientais em seus respectivos campos de ação, a partir de um enfoque científico, humanístico e interdisciplinar das questões educacionais, ecológicas e socioecológicas. O curso irá envolver ações de ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar que constará de duas saídas de campo com docentes e discentes, no primeiro semestre do curso, para conhecer parte da realidade regional que será aprofundada ao longo do curso, envolvendo assim a Educação Socioambiental.

Objetivo

Objetivo Geral

O objetivo geral do Curso é oferecer subsídios temáticos para o desenvolvimento técnico-pedagógicos para profissionais da área de educação ou áreas do meio ambiente e afins para atuarem como agentes multiplicadores socioambientais em seus respectivos campos de ação, a partir de um enfoque científico, humanístico e interdisciplinar das questões educacionais e socioecológicas.

Objetivos Específicos

a) contribuir para difusão de conhecimentos e sua transformação no âmbito da Educação Socioambiental;

b) atualizar conhecimentos nas questões socioambientais envolvendo Ensino, Pesquisa e Extensão;

c) identificar problemas e propor soluções em questões socioambientais regionais;

d) promover metodologias técnico-pedagógicas apropriadas para a educação socioambiental.

Público-alvo

Professores da educação básica das redes municipais e estaduais da região centro sul, Graduados e alunos formandos que possuem a integralização curricular total de seu curso e aguardam, apenas, a colação de grau, em cursos superiores reconhecidos pelo MEC ou Conselhos Estaduais ou Municipais de Educação.

Metodologia

O curso irá envolver ações de ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar que constará de uma saída de campo com docentes e discentes para conhecer parte da realidade regional que será aprofundada no curso, envolvendo assim a Educação Socioambiental.

Dessa forma onde seja possível visitar locais relevantes para identificação das realidades locais, proporcionando múltiplas perspectivas interdisciplinares das questões socioambientais que serão trabalhadas.

Coordenação

Coordenadora:

Margarete Sponchiado

Coordenador Adjunto:

Gabriela Silva Dias

Secretário:

Secretária Titular – Marcia Neugebauer Motta

Secretária Suplente Lucy Anne Rodrigues de Oliveira

Sobre as aulas

Formato: Presencial, com possibilidade de atividades remotas.


Número mín/máx de vagas: 20/40

Mais informações

Local: R. Oscár Matzenbacher, 475, Tapes - RS, 96760-000