Conservação Ambiental e Turismo Rural - Unidade em Erechim

1ª Edição

Apresentação

O Curso de Pós-Graduação em Conservação Ambiental e Turismo Rural tem como objetivo geral promover a atualização e qualificação de profissionais para a atuação como pesquisadores, consultores e gestores ambientais, numa perspectiva interdisciplinar e multiprofissional, em atividades relacionadas com a conservação ambiental e o turismo rural. Para isso, o curso visa oferecer, aos profissionais de diferentes áreas, subsídios técnicos, científicos e metodológicos que promovam o aproveitamento das potencialidades locais, a fim de atender as necessidades socioeconômicas e socioambientais da região norte do estado do Rio Grande do Sul condizentes com as novas tendências em conservação e sustentabilidade. O curso também visa o aprofundamento do conhecimento científico sobre turismo rural e conservação, bem como a formação de habilidades, competências e valores que possibilitem aos profissionais uma visão ampla, multidimensional e interdisciplinar que os habilite a perceberem as atividades de turismo e conservação em sua complexidade, pensando e implantando estratégias de manejo em direção à sustentabilidade ambiental.

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos:

- Fornecer subsídios técnico, científicos e metodológicos que possibilitem aos profissionais avaliar os impactos ambientais das políticas setoriais e de projetos de investimento sobre áreas protegidas e de interesse turístico;

- Promover a valorização dos conhecimentos tradicionais e a proteção do patrimônio natural e cultural por meio da implantação de princípios, valores, métodos e técnicas de educação e interpretação ambiental;

- Qualificar profissionais para atuar na elaboração e implantação de projetos/estratégias de conservação e turismo rural alinhados com as novas tendências em conservação ambiental e sustentabilidade;

- Promover discussões em torno das temáticas ambientais, buscando fornecer subsídios para a realização de práticas que possam contribuir com a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Público-alvo

O Curso de Especialização em Conservação Ambiental e Turismo Rural tem como público alvo profissionais graduados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC, com afinidade e comprometidos com as questões ambientais e interessados na busca de soluções que possibilitem a interação entre conservação, turismo rural e sustentabilidade ambiental.

Metodologia

A metodologia a ser utilizada no curso incluirá aulas expositivas dialogadas; leitura e discussão de artigos científicos e obras bibliográficas referentes aos conteúdos propostos, que fomentem a construção do conhecimento e desenvolvimento do espírito crítico; seminários temáticos; trabalhos em grupo; dinâmica de grupo; resolução de situações-problema; estudos de caso; estudos dirigidos; visitas técnicas; exibição de vídeos versando sobre os assuntos em pauta; pesquisa em sites fidedignos na internet produção de resenhas e artigos científicos; aulas práticas, saídas a campo, entre outros.

As atividades do curso ocorrerão principalmente na modalidade presencial. As atividades à distância ocorrerão com o uso de recursos de comunicação e interação disponíveis em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA: Moodle), com a finalidade de ampliar o espaço da sala de aula convencional para a sala de aula virtual. Ao final do curso, cada estudante deverá elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que será realizado individualmente no formato de artigo científico. O TCC será orientado por um docente integrante do curso, com possibilidade de coorientação do mesmo por professores de outras áreas e/ou instituições. Os alunos deverão apresentar os seus projetos de TCC, durante o componente Seminário II: qualificação do projeto de pesquisa, os quais serão julgados por uma banca examinadora.

Coordenadora:

Ma. Neusa Andreolla