Saúde Pública

5ª Edição

Apresentação

O curso de especialização em Saúde Pública tem como objetivo formar trabalhadores e trabalhadoras generalistas, em nível de especialização, com capacidade de analisar as forças e as concepções em disputa no campo da saúde, reconhecendo o SUS em sua configuração e operacionalização, como potência no enfrentamento das vulnerabilidades advindas do contexto sócio sanitário contemporâneo.

Público-alvo

Formar trabalhadores e trabalhadoras generalistas, em nível de especialização, com capacidade de analisar as forças e as concepções em disputa no campo da saúde, reconhecendo o SUS em sua configuração e operacionalização, como potência no enfrentamento das vulnerabilidades advindas do contexto sócio sanitário contemporâneo.

Metodologia

A metodologia do curso baseia-se na construção do conhecimento, com processos que incluem a participação ativa dos alunos, de forma crítica e reflexiva, nas atividades do curso e na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A concepção do curso propõe uma visão interprofissional da saúde pública que perpassa conhecimentos, saberes e práticas.

Será priorizada a relação teoria-prática, oportunizando aos alunos a pesquisa, leitura e discussão de textos científicos, preparo de seminários, oficinas pedagógicas e trabalhos de campo, leituras de território, atividades de dispersão, privilegiando a concepção problematizadora e as metodologias ativas, além de utilização de estratégias que aprofundem o debate em sala de aula, numa aproximação constante com os nós críticos vivenciados no cotidiano do SUS.

Serão utilizadas aulas expositivo-dialogadas, palestras, oficinas, discussões e produções em grupo, atividades práticas, seminários, relatos de experiência, estudos de caso, audiovisuais, rodas de conversa, com o objetivo de permitir a aplicação dos conceitos teóricos no desenvolvimento da atividade profissional em saúde pública. Estas estratégias ocorrerão de forma presencial e a distância (EAD), conforme a distribuição de cada eixo temático. As atividades em EAD ocorrerão de forma síncrona (on line) utilizando a plataforma de videoconferência Webex, disponibilizada pela SES/RS ou de forma assíncrona, por meio da plataforma Moodle, ambiente de ensino aprendizagem amplamente utilizado em todos os cursos da ESP/RS.

A avaliação será processual, sistematizada com uma atividade avaliativa ao final de cada eixo temático, apresentada de forma individual, o que resultará em cinco notas (conceitos) ao longo do curso. Comporá a avaliação final a apresentação de um trabalho de conclusão de curso no formato de Projeto de Intervenção.

Coordenação

Coordenadora:

Maria Elida Machado

Coordenador Adjunto:

Fernando Monteiro Rocha

Secretária:

Maria de Fátima Pereira Matos

Sobre as aulas

Formato: Atividades presenciais na ESP/RS. Av Ipiranga 6311, Partenon. Porto Alegre/RS.

Número mín/máx de vagas: 30/40

Mais informações

Local: Rua Washington Luiz, 675 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-460