Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas - Unidade Caxias do Sul

2ª Edição

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior da área de alimentos, bebidos e correlatas, promovendo o desenvolvimento regional, inovando em produtos e processos, visando à produção de alimentos seguros, respeitando a legislação e os princípios da sustentabilidade.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas”, tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior da área de alimentos, bebidos e correlatas, promovendo o desenvolvimento regional, inovando em produtos e processos, visando à produção de alimentos seguros, respeitando a legislação e os princípios da sustentabilidade.

O curso utilizará procedimentos didático-pedagógicos em consonância com as tecnologias inovadoras em formato remoto e presencial. As estratégias de ensino remoto serão constituídas por instrumentos que favoreçam o enriquecimento dos conhecimentos dos discentes.

Os métodos didáticos serão feitos entre a teoria e a prática, aulas expositivas dialógicas, seminários, trabalhos individuais ou em grupo, quando possível (se o professor desejar) em laboratório; pesquisa como forma de ensino, planejamento e montagem de projetos; resolução de problemas do cotidiano; estudos de caso; estudos dirigidos; revisões técnicas-cientificas, leitura e avaliação de artigos científicos, entre outros.

Serão utilizadas tecnologias e mídias remotas de modo responsável, ético e competente, propiciando através de abordagens de cada conteúdo programático uma reflexão sobre o próprio fazer, a fim de ajudá-los a compreender os conceitos, fundamentos e princípios, de tal maneira que se tornem críticos em sua própria atuação.

Coordenadora:

Doutora Eléia Righi

Coordenador Adjunto:

Doutor Rodrigo Aparecido Moraes de Souza

Secretária:

Simone Beatriz Pacheco

O curso será remoto / on-line para 40% da carga horária e 60% presencial, conforme a legislação atual da Universidade. Também será presencial quando alguma disciplina / professor quiser ministrar atividades técnicas de laboratório, sendo realizadas nas dependências da Unidade Universitária da UERGS em Caxias do Sul e no Centro de Pesquisa Celeste Gobbato / Caxias do Sul. Além de instalações físicas adequadas, biblioteca e recursos de informática, a unidade também conta com laboratórios devidamente equipados para atender as demandas do Programa. Também será levado em consideração as condições pandêmicas do Estado do RS e os decretos publicados.

Número mín/máx de vagas: 15/30

Local: Av. Júlio de Castilhos, 3947 - Cinquentenário, Caxias do Sul - RS, 95010-005