Gestão Pública - Unidade Frederico Westphalen

2ª Edição

Apresentação

O propósito deste Curso de Especialização em Gestão Pública é oferecer uma visão geral sobre o fenômeno estatal e sobre a Administração Pública direta e indireta. Propõe-se a fornecer elementos teóricos e práticos que auxiliem na compreensão acerca da relevância do serviço público para o desenvolvimento econômico e social. Neste sentido, compreender as reformas administrativas ocorridas em nosso país e a opção de buscar alternativas descentralizadas de atuação da Administração Pública, buscando maior eficiência na realização de atividades e na prestação de serviços públicos. 

A partir dessa perspectiva, a ideia é inicialmente estimular os participantes do Curso, mediante discussões que contemplem atributos históricos, jurídicos, técnicos e éticos, a refletir sobre suas atividades e identificar a repercussão deste conjunto de ações no aperfeiçoamento de suas Organizações e, por consequência na transformação da estrutura social. Além disso, ainda projetando as expectativas quanto à percepção dos discentes com relação à sua prática profissional na área pública, o Curso pretende disponibilizar arcabouço técnico aos discentes, propondo o estudo e a análise de modelos, instrumentos e ferramentas de gestão.

Propõe-se ainda a analisar o arranjo institucional brasileiro com ênfase nas estruturas de poder que promovam racionalidade e eficiência e que preservem a moralidade administrativa.

Objetivo

Objetivo Geral

O curso tem como Objetivo Geral formar especialistas em Gestão Pública capacitando-os para o planejamento e a gestão de atividades públicas.

Objetivos Específicos

a) Apresentar uma visão geral sobre o fenômeno estatal e suas relações com a estrutura organizacional, incentivando o desenvolvimento de proposições voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços.

b) Promover a discussão sobre o contexto de mudanças sócio-políticas e seus impactos na Gestão Pública.

c) Analisar o ordenamento jurídico brasileiro, com ênfase na estrutura administrativa e na regulação dos serviços públicos.

d) Analisar modelos, instrumentos e ferramentas de gestão que permitam ao participante do curso aprimorar suas competências para atender demandas organizacionais.

Público-alvo

O Curso de Especialização em Gestão Pública é direcionado para profissionais de nível superior, e busca oportunizar para discentes da área de ciências sociais aplicadas, ciências humanas e de carácter multidisciplinar mais qualificação. Assim, serão ofertadas 40 vagas de forma universal aos acadêmicos que atenderem aos requisitos do edital.

Metodologia

Serão utilizados diversos recursos didático-pedagógicos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, sendo estes, direcionados a um processo ativo e centrado no aluno.

Atividades

• Disciplinas compondo módulos ministrados individualmente.

• Aulas expositivas e dialogadas, com apoio de estudos de caso, palestrantes convidados, visitas

técnicas.

• Aulas presenciais e com uso das plataformas Google Meet e do sistema Moodle.

• Aulas semanais (Sextas e Sábados).

• Turma de 40 alunos.

Coordenação

Coordenadora:

Analisa Tiburski Sommer

Coordenador Adjunto:

Claudia Cristina Wesendonck

Secretário:

Edinara Salamoni

Sobre as aulas

Formato: Aulas presenciais, com possibilidade de atividades remotas.

Aulas semanais (Sextas e Sábados). 

Turma de 40 alunos.

Número mín/máx de vagas: 20/40

Mais informações

Local: R. Nossa Sra. Aparecida, 115 - Aparecida, Frederico Westphalen - RS, 98400-000