Agronomia, meio ambiente e sustentabilidade - Unidade Vacaria

1ª Edição

Verifica-se uma carência muito grande de apoio aos agricultores familiares gaúchos, e inclusive esta carência estende-se a disponibilidade de profissionais capacitados a trabalhar com estes agricultores familiares. Nesse sentido, o curso pretende qualificar profissionais das áreas de ciências agrárias e correlatas para atuarem na área da agronomia, meio ambiente e sustentabilidade, contribuindo, além da qualificação dos profissionais, com o desenvolvimento local, regional e nacional. Serão utilizados procedimentos didático-pedagógicos em consonância com as tecnologias inovadoras. As estratégias de ensino on-line serão constituídas por instrumentos que favoreçam o enriquecimento dos conhecimentos dos discentes. Assim, os jovens e adultos, além de construir conhecimento no ambiente universitário, podem manter-se nos municípios da região, atuando como extensionistas, fazendo a interlocução da Universidade com o campo, desenvolvendo muitas de suas atividades na própria propriedade ou em propriedades de terceiros.

Objetivo

Qualificar profissionais das áreas de ciências agrárias e correlatas para atuarem na área da agronomia, meio ambiente e sustentabilidade, contribuindo, além da qualificação dos profissionais, com o desenvolvimento local, regional e nacional.

Objetivos específicos:

- Capacitar os futuros profissionais para o planejamento, a pesquisa e a utilização de processos e técnicas adequados à solução de problemas relacionados ao desenvolvimento rural sustentável;

- Implementação e manutenção de áreas de cultivo agroecológico sustentável;

- Subsidiar o entendimento dos mecanismos fisiológicos associados ao processo de crescimento e de desenvolvimento das plantas, com ênfase em espécies vegetais anuais e perenes;

- Estudar diferentes formas de manejo fitossanitário e de diagnóstico de pragas, doenças e plantas invasoras em cultivos anuais e perenes;

- Avaliar os aspectos produtivos do solo a partir de seus atributos físicos, químicos e biológicos, correlacionando-os com seu potencial de uso de forma sustentável;

- Compreender a importância do manejo da fertilidade e da conservação do solo em diferentes sistemas produtivos.

O curso foi direcionado para formar e aperfeiçoar profissionais da área de Ciências Agrárias e correlatas, portadores de diploma reconhecido pelo MEC, que queiram se atualizar e aperfeiçoar na área de concentração da proposta, visando o seu crescimento intelectual e profissional, proporcionando aos profissionais do setor, fundamentos teóricos sólidos, abrangendo uma visão holística, agroecológica e sustentável.

O curso utilizará procedimentos didático-pedagógicos em consonância com as tecnologias inovadoras, no formato presencial e remoto. As estratégias de ensino on-line serão constituídas por instrumentos que favoreçam o enriquecimento dos conhecimentos dos discentes.

Os métodos didáticos serão feitos principalmente com a teoria, em aulas expositivas dialógicas, seminários, trabalhos individuais ou em grupo; pesquisa como forma de ensino, planejamento e montagem de projetos; resolução de problemas do cotidiano; estudos de caso; estudos dirigidos; revisões técnicas-cientificas, leitura e avaliação de artigos científicos, entre outros.

Serão utilizadas tecnologias e mídias remotas de modo responsável, ético e competente, propiciando através de abordagens de cada conteúdo programático uma reflexão sobre o próprio fazer, a fim de ajudá-los a compreender os conceitos, fundamentos e princípios, de tal maneira que se tornem críticos em sua própria atuação.

Coordenadora:

Doutora Eléia Righi

Coordenadora Adjunta:

Doutora Fabiana Lazzerini da Fonseca Barros

Secretária:

Daniela Basso Poletto

Formato: O curso será remoto / on-line para 40% da carga horária e 60% presencial, conforme a legislação atual da Universidade.

Número mín/máx de vagas: 15/30

Local: Av. Antônio Ribeiro Branco, 1060 - Parque dos Rodeios, Vacaria - RS, 95200-000