Teoria e Prática da Formação do Leitor

5ª Edição - Porto Alegre

Apresentação

Esta é a quinta edição deste curso. Decidiu-se apresentar novamente o curso pela grande procura que vimos tendo em cada edição e a demanda constante, via consultas por informação e solicitação de abrirmos uma lista de espera, que temos tido todos os anos.

Objetivo

Objetivo Geral

Desenvolver e aprofundar os conhecimentos no campo da Leitura, a partir de uma.

Objetivos Específicos

Público-alvo

Todo graduado com interesse em desenvolver e aprofundar seus conhecimentos no campo da Leitura, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multicultural.

Metodologia

Considerando-se a diversidade de áreas relacionadas com o tema da leitura e da formação do leitor, busca-se oferecer uma visão que abranja estas interrelações. As disciplinas buscarão relacionar teoria e práticas de leitura em sala de aula, de modo a promover reflexão acerca da formação do leitor bem como estimular leitura crítica de mundo e de produzir material pedagógico referente às práticas para a formação do leitor mais crítico dentro do contexto contemporâneo.

O curso tem a carga horária total de 396 horas (incluindo preparo do Ensaio Monográfico Acadêmico de Conclusão do curso) e duração de 16 meses, contando com a escrita e entrega do trabalho de conclusão e acontece às sextas (tarde e noite) e sábado de manhã, com início proposto para abril de 2022. É composta por 10 componentes curriculares que variam de 4,3 e 2 créditos: a) Teorias da Leitura – 4cr; b) Leitura e Linguagens - 2 cr; c) Relação texto-leitor - 2 cr; d) Leitura: Produção e interpretação - 2cr; e) Leitura e Interdisciplinaridade - 2 cr; f) Formação do Leitor - 3 cr; g) Professor leitor e a prática leitora - 2 cr; h) Leitura: tradições e culturas populares - 2 cr; i) Práticas de Leitura - 2 cr; Leitura e Multimídias - 2 cr; j) Metodologia e Pesquisa em Teoria e Prática da Formação do Leitor – 3 cr.

Coordenação

Coordenadora:

Ana Maria Bueno Accorsi

Coordenadora Adjunta:

Magali de Moraes Menti

Secretário:

Paulo Renato Bueno Costa

Sobre as aulas

Formato: Presencial com atividades remotas.

Número mín/máx de vagas: 20/40

Mais informações

Local: Rua Washington Luiz, 675 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-460.