Gestão Pública

5ª Edição

Apresentação

O propósito deste Curso de Especialização em Gestão Pública é oferecer uma visão geral sobre o fenômeno estatal e sobre a Administração Pública direta e indireta. Propõe-se a fornecer elementos teóricos e práticos que auxiliem na compreensão acerca da relevância do serviço público para o desenvolvimento sustentável econômico e social.

Neste sentido, compreender as reformas administrativas ocorridas em nosso país e a opção de buscar alternativas descentralizadas de atuação da Administração Pública, buscando maior eficiência na realização de atividades e na prestação de serviços públicos, torna-se imperioso. A partir dessa perspectiva, a ideia é inicialmente estimular os participantes do Curso, mediante discussões que contemplem atributos históricos, jurídicos, técnicos e éticos, a refletir sobre suas atividades e identificar a repercussão deste conjunto de ações no aperfeiçoamento de suas Organizações e, por consequência na transformação da estrutura social.

Objetivo

Objetivo Geral

Formar especialistas em Gestão Pública capacitando-os para o planejamento e a gestão de atividades públicas.

Objetivos Específicos

Apresentar uma visão geral sobre o fenômeno estatal e suas relações com a estrutura organizacional, incentivando o desenvolvimento de proposições voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços; Promover a discussão sobre o contexto de mudanças sócio-políticas e seus impactos na Gestão Pública. Analisar o ordenamento jurídico brasileiro, com ênfase na estrutura administrativa e na regulação dos serviços públicos. Analisar modelos, instrumentos e ferramentas de gestão que permitam ao participante do Curso aprimorar suas competências para atender demandas organizacionais.

Público-alvo

Poderão candidatar-se ao Curso de Especialização em Gestão Pública os (as) portadores (as) de diploma de graduação em qualquer área de conhecimento, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), conselhos estaduais ou municipais de educação ou órgão equivalente, bem como prováveis formandos(as) e previsão de colação de grau até o último dia para matrícula dos(as) primeiros(as) classificados(as) na seleção.

Metodologia

A modernização dos currículos dos cursos de graduação em Administração Pública (AP) trazidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Administração Pública (DCNAP) na resolução N°1 de 13 de janeiro de 2014, buscou aperfeiçoar a formação dos gestores públicos, proporcionando um melhor entendimento da relação entre sociedade, Estado, o regime democrático e a própria Administração Pública. A proposta do Curso de Especialização, em consonância com a resolução supracitada e com os estudos do campo de públicas traz a interdisciplinaridade como forma de garantir a interligação entre as múltiplas áreas de conhecimento afins à Administração pública, como a Filosofia Política, Direito, Ciência Política, Sociologia e Economia e por decorrência com os modelos, técnicas e instrumentos da Gestão Pública. Aulas semanais (sextas-feiras à noite) e sábado (manhã e tarde).

Turma composta por 40 alunos.

Os componentes curriculares contemplarão conteúdos a serem trabalhados de forma interdisciplinar e integrada. Serão ministrados a distância, em ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado pela UERGS (Moodle) e as aulas poderão ser síncronas ou assíncronas, conforme metodologia escolhida pelos professores e que melhor se adeque à turma, com apoio de estudos de caso, podendo incluir palestrantes.

O corpo docente do curso é formado por 9 (doutores) e por 2 (dois) mestres. A formação desses docentes contempla as áreas de Administração, Ciências Jurídicas e Sociais, Economia, Ciências Contábeis, Psicologia e Física. Possuem experiência e atuação em ensino, na graduação, na pós-graduação lato sensu, como também no estrito sensu. Os integrantes do corpo docente possuem pesquisas na área da Administração Pública, com ênfase em Gestão e Sustentabilidade e foco em: Direito Público, Psicologia e Psicologia Social, Gestão e Políticas Públicas, Gestão Ambiental, Saúde Coletiva, Gestão de Pessoas, Gestão de Operações e Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Gestão de Operações Públicas, Economia circular, Adoção de Novas Tecnologias, Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Análise Gerencial de Custos; Controladoria; Sistemas de Informação, Alinhamento Estratégico, Balanced Scorecard, Gerenciamento de Processos e de Projetos, e Gestão de conhecimento, Economia do Setor Público, Finanças Públicas, Economia da Saúde e Avaliação de Tecnologias em Saúde, Marketing e Comunicação Integrada. Giza-se, por oportuno, que os docentes participam como líderes e/ou integrantes de grupos de pesquisa, desenvolvem atividades de extensão, possuem experiência profissional e publicações na área da gestão pública.

Coordenação

Coordenador:

Celmar Corrêa de Oliveira

Coordenadora Adjunta:

Paola Carmen Valenzuela Canepa

Secretária:

Emilene Gonçalves Teixeira

Sobre as aulas

Formato: Presencial com atividades remotas

Número mín/máx de vagas: 20/40

Mais informações

Local: Rua Washington Luiz, 675 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-460.