Educação & Cultura

O curso de especialização em Educação e Cultura tem grande importância nas regiões Hortênsias e Serra. Há uma grande demanda por parte dos professores das redes municipal e estadual do entorno por cursos de formação continuada de professores. A especialização que oferecemos tem uma interface entre educação e cultura e estabelece uma discussão entre o local e o regional, e sua relação com os espaços formais e não formais de educação. Destacamos no curso as parcerias com o Pólo UAB de Gramado e com o Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares (LEAM). Além disso, a oferta dar-se-á em universidade pública com um quadro de professores altamente qualificado na área de educação. O curso integralizará 360 horas com atividades presenciais, remotas e não presenciais. No final do curso o aluno produzirá um trabalho final em forma de artigo.

Objetivo Geral

Compreender as interfaces da cultura e da educação contemporâneas e as possibilidades para desenvolver novas ferramentas e mecanismos educacionais na pós-modernidade.

Professores e licenciados, principalmente nas áreas de Pedagogia, Sociologia e História que atuem na educação formal e não-formal.

O curso será composto pela integralização de 360 horas de atividades presenciais, remotas e não presenciais (formato Híbrido) e, ainda, pela elaboração e apresentação de um trabalho de conclusão de curso (orientado por um dos professores do curso). As atividades envolvem trabalhos individuais e coletivos, além de trabalhos de campo, produções textuais e análises de materiais diversos que envolvam a educação e a cultura contemporâneas. Avaliação constante no decorrer do curso mediante trabalhos contínuos e exigências específicas em cada disciplina. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso (em forma de artigo científico, monografia, ou produto final). Será considerado aprovado o(a) estudante que obtiver 75% de frequência no curso e aproveitamento de, no mínimo, 60% do conteúdo das disciplinas, bem como for aprovado no Trabalho de Conclusão de Curso. Todas as disciplinas do curso serão passíveis de avaliação e será exigida uma nota final mínima de 6.0 (seis) para aprovação, ou conceito C.

Coordenadora:

Rejane da Silveira Several

Coordenadora Adjunta:

Betina Magalhães Bitencourt

Secretário:

Alex Fabian Bottin

Formato: Presencial com atividades remotas - Unidade em Caxias do Sul.

Número mín/máx de vagas: 15/30

E-mail: especializacao-educacao-cultura@uergs.edu.br

Local: Av. Júlio de Castilhos, 3947 - Cinquentenário, Caxias do Sul - RS, 95010-005.