Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas

O curso de especialização em Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior da área de alimentos, bebidas e correlatos, promovendo o desenvolvimento regional, inovando em produtos e processos, visando à produção de alimentos seguros, respeitando a legislação e os princípios da sustentabilidade.

Instituições envolvidas:

Universidade Federal de Uberlândia; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense; Universidade de Caxias do Sul; Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo / ESALQ-USP; Centro de Pesquisa Celeste Gobbato / Caxias do Sul;

O curso utilizará procedimentos didático-pedagógicos em consonância com as tecnologias inovadoras. As estratégias de ensino híbrido (remotas, de educação a distância e presenciais) serão constituídas por instrumentos que favoreçam o enriquecimento dos conhecimentos dos discentes. Os métodos didáticos serão feitos entre a teoria e a prática, aulas expositivas dialógicas remotas, seminários, trabalhos individuais ou em grupo, quando possível em laboratório; pesquisa como forma de ensino, planejamento e montagem de projetos; resolução de problemas do cotidiano; estudos de caso; estudos dirigidos; revisões técnicas-cientificas, leitura e avaliação de artigos científicos, entre outros.

Serão utilizadas tecnologias e mídias remotas de modo responsável, ético e competente, propiciando através de abordagens de cada conteúdo programático uma reflexão sobre o próprio fazer, a fim de ajudá-los a compreender os conceitos, fundamentos e princípios, de tal maneira que se tornem críticos em sua própria atuação.

Público

O curso é direcionado aos profissionais graduados em cursos superiores, tais como: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Agroindústria e Agropecuária, Nutrição, Engenharia Química, Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Gastronomia, Farmácia, Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, dentre outros.

O curso é também direcionado aos demais profissionais graduados atuantes no mercado de trabalho da indústria alimentícia e de serviços de alimentação, que desejam agregar valor aos seus produtos e serviços através de inovações e tecnologia, como: diretores, executivos e gerentes de agroindústrias, cooperativas, empresas de alimentação coletiva e redes de varejo que estão envolvidas com a cadeia alimentar.

Coordenação do curso

Coordenadora Executiva:

Dra. Eléia Righi

Coordenador Adjunto:

Dr. Rodrigo Aparecido Moraes de Souza

Secretária:

Simone Beatriz Pacheco

Local: O curso somente será presencial quando alguma disciplina possuir atividades técnicas de laboratório, sendo realizadas nas dependências da Unidade Universitária da UERGS em Caxias do Sul e no Centro de Pesquisa Celeste Gobbato / Caxias do Sul. Além de instalações físicas adequadas, biblioteca e recursos de informática, a unidade também conta com laboratórios devidamente equipados para atender as demandas do Programa. Também será levado em consideração as condições pandêmicas do Estado do RS e os decretos publicados.

Dias e horários em que ocorrerão: Quinta-feira – Noite; Sexta-feira – Noite; Sábado – Manhã e tarde;

Local: Av. Júlio de Castilhos, 3947 - Cinquentenário, Caxias do Sul - RS, 95010-005.

Chefe da Unidade: Simone Beatriz Pacheco

E-mails: