Gestão em Educação: Supervisão e Orientação

Apresentação

O curso de especialização em Gestão em Educação: Supervisão e Orientação tem como objetivo formar especialistas para a Gestão em Educação na interface das funções de Supervisão Escolar e Orientação Educacional, com embasamento teórico-prático para a elaboração e implementação de projetos pedagógicos na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Metodologia

O Curso será oferecido no formato EAD, com aulas síncronas e assíncronas, tendo as suas atividades organizadas no Ambiente Virtual Moodle, da Uergs, bem como videoconferências pelo Google Meet e demais recursos tecnológicos disponíveis. As aulas por videoconferência terão, em média, duração de 2 horas. O restante das atividades, relativas ao turno da aula, serão organizadas no Ambiente Virtual do Moodle. O Curso será ofertado na perspectiva da produção do conhecimento e do desenvolvimento de uma postura investigativa que conduza a uma compreensão abrangente dos princípios e mecanismos de gestão no âmbito das instituições educativas.

As disciplinas partirão da importância de relacionar teoria e prática, reconhecendo a indissociabilidade entre ambas, através de análises e reflexões sobre o sistema escolar e compreensões sobre práticas escolares nos aspectos administrativos, técnicos, políticos, legais, éticos e pedagógicos.

Coordenação do curso

Coordenadora Executiva:

Tatiana Luiza Rech


Coordenadora Adjunta:

Maria Clara Ramos Nery


Secretária:

Tânia Berenice Alves Ferraz

Público Alvo

Poderão se inscrever para o curso egressos de cursos de licenciatura, funcionários técnicos e de apoio administrativo da Uergs, que possuam curso superior concluído e atendam aos quesitos do edital, docentes da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e demais docentes licenciados que tenham interesse nas áreas do curso.

Sobre as aulas

Local: Aula a distância em ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado pela UERGS (Moodle).

Dias e horários em que ocorrerão:

As aulas nas sextas-feiras serão das 18h50 às 22:30 (intervalo das 20:30 às 20:50) - total de 04 horas-aula de 50min; eventualmente alguns encontros ocorrerão nas sextas-feiras à tarde, das 13h às 16h40min (intervalo das 14:40 às 15:00). Aulas nos sábados (4 horas-aulas por turno): Manhã: Das 08h às 11h40min (intervalo das 09:40 às 10:00), Tarde: Das 13h às 16h40min (intervalo das 14:40 às 15:00). Período de férias: Recesso em julho, janeiro e fevereiro. (Não haverá aulas durante o período do recesso definido no Calendário acadêmico da Uergs).

Mais informações

Local: R. Gen. Andrade Neves, 326 - Centro, Cruz Alta - RS, 98025-810.

E-mail: especializacao-cruzalta@uergs.edu.br