Agroecologia

Apresentação

O curso de especialização em Agroecologia tem como objetivo formar profissionais habilitados (as) a refletir, debater e articular ações com foco na Agroecologia, possibilitando que os (as) futuros (as) especialistas contribuam diretamente na estruturação de agroecossistemas resilientes e na valorização da soberania e segurança alimentar e da sociobiodiversidade nos territórios da América Latina.

Metodologia

Para a consecução dos objetivos, o presente curso de Especialização em Agroecologia será em formato binacional, com suporte do marco legal do convênio assinado em 2018 entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Universidade da República do Uruguai. De acordo com as linhas de investigação, serão três macro componentes curriculares: CC1 - Agroecossistemas e ecoinovação, CC2 - Territorialidades e Sistemas Agroalimentares e CC3 - Laboratório Investigativo. Cada componente será constituído de quatro módulos com conteúdos interconectados. Sob a perspectiva pedagógica, o curso estará assentado na pluridocência, ou seja, serão valorizados os componentes curriculares com maior carga horária que envolva todos os docentes por linha de investigação. Os componentes CC1 e CC2 serão constituídos de conteúdos teóricos.

A abordagem de aprendizado nesses módulos ocorrerá a partir da identificação de temas geradores e problemas. O CC3 é especifico para interconectar os conteúdos de CC1 e CC2 ao desenvolvimento dos projetos de investigação. Todos os módulos serão conduzidos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem por intermédio das principais ferramentas do Moodle em aulas assíncronas. Os encontros síncronos serão um por módulo e se darão por videoconferência pelo Google Meet. A avaliação de CC1 e CC2 será realizada por meio da elaboração, desenvolvimento e apresentação de um projeto coletivo por componente curricular compondo e interligando os conteúdos ministrados nestes Componentes Curriculares.

Coordenação do curso

Coordenadora Executiva:

Adriana Carla Dias Trevisan


Coordenador Adjunto:

Marco Antonio Benamú


Secretária:

Maria de Fátima Oliveira de Araujo

Sobre as aulas

Local: Aula a distância em ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado pela UERGS (Moodle).

Dias e horários em que ocorrerão: Aulas síncronas - Sextas a noite e sábados todo o dia

Mais informações

Local: R. Rivadávia Corrêa, 825 - Centro, Santana do Livramento - RS, 97573-010.

E-mail: agroecologia@uergs.edu.br