Ementas

Gestão Pública

Direito Administrativo

Carga horária: 30 horas/aula

Ementa:

Princípios e regras gerais do Direito Administrativo e sua aplicação de acordo com os Direitos Fundamentais e com a Democracia. A estrutura e o funcionamento do Estado e da Administração Pública. Objetivos, fundamentos e princípios da Constituição nacional vigente.

Gestão Estratégica e Projetos Públicos

Carga horária teórica: 30 horas/aula

Ementa:

Planejamento e Estratégia; Gestão Estratégica; Gestão Pública; Elementos organizacionais básicos; estrutura; estratégia, cultura e ambiente, Projetos e Processos; Gestão de Projetos; Análise de viabilidade de Projetos Públicos; Políticas Públicas; Orçamentos e Recursos; e Operacionais.

Metodologia de Pesquisa I

Carga horária teórica: 30 horas/aula

Ementa:

A disciplina mostra a importância dos métodos de pesquisa para o trabalho de reflexão. Discute e desenvolve os seguintes assuntos: Fundamentos da Metodologia Científica; A Comunicação Científica; Métodos e técnicas de pesquisa; Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos; O pré-projeto de pesquisa; O Projeto de Pesquisa; O Experimento; A organização de texto científico (Normas ABNT).

Gestão de Operações

Carga horária: 30 horas/aula

Ementa:

Preparar os gestores públicos, para a implementação de estruturas e mecanismos que tornem viáveis e efetivos os controles das operações voltadas para equilíbrio dinâmico carga x capacidade (fornecimento X demanda) considerando toda a estrutura disponível (recursos financeiros, humanos e de materiais) para atender de forma adequada a demanda.

Estatística

Carga horária: 30 horas/aula

Ementa:

Conceitos básicos da Estatística. Uso da Estatística para avaliação, planejamento, otimização de recursos e tomada de decisões. Pesquisa na Gestão Pública.

Custos no Setor Público

Carga horária: 30 horas

Ementa:

Visão sistêmica do ambiente de custos no setor público. Análise de custo versus benefício. Correlação dos conceitos de custos no setor público e suas aplicações no governo do Estado do Rio Grande do Sul. Custeio Baseado em Atividades.

Análise Macroeconômica

Carga horária: 30 horas/aula

Ementa:

A disciplina tem um caráter teórico-prático possibilitando ao aluno o entendimento do comportamento da economia regional, nacional e internacional. Após a realização da disciplina o aluno conseguirá compreender as relações entre a inflação e a taxa de juros e o nível de desemprego; a variação da taxa cambial e o equilíbrio das contas externas; a carga tributária e o nível de competição externa das empresas nacionais entre outras relações macroeconômicas.

Gestão de Pessoas

Carga horária: 30 horas/aula

Ementa:

Componente curricular de caráter teórico-prático que tem o objetivo de proporcionar ao aluno capacidade de analisar as políticas de gestão de recursos humanos, suas questões mais importantes no contexto político-administrativo das reformas de Estado e suas repercussões sócio-administrativas.

Marketing no Setor Público

Carga horária: 30 horas/aula

Ementa:

Revisão do Conceito de Marketing e sua aplicação no setor público. Mix de marketing aplicado ao setor público. Serviços públicos e estratégias de marketing. Estratégias de marketing político, eleitoral, governamental, para organizações do Terceiro Setor, de lugar. Compreensão dos usuários do serviço público: necessidades, desejos, segmentação, comportamento. Princípios do marketing social e do demarketing.

Gestão Estratégica em TI

Carga horária: 30 horas/aula

Ementa:

Componente curricular que estuda o papel da Tecnologia de Informação (TI) nas organizações; a evolução da função de TI e de seu uso estratégico, detendo-se nos aspectos gerenciais e estratégicos. Gestão estratégica da TI e a perspectiva brasileira dos benefícios da TI no desempenho organizacional; vantagem competitiva e a TI; a implementação e o gerenciamento estratégico da TI; organização da função da TI; formas alternativas de organização e gestão da TI (terceirização, parcerias); o uso estratégico e o impacto da TI em organizações públicas e não-governamentais.

Metodologia da Pesquisa II

Carga horária: 30 horas/aula

Ementa:

A disciplina enfatiza a importância dos métodos de pesquisa para o trabalho de reflexão. Aprofunda e detalha os seguintes assuntos: Fundamentos da Metodologia Científica; A Comunicação Científica; Métodos e técnicas de pesquisa; Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos; O pré-projeto de pesquisa; O Projeto de Pesquisa; O Experimento; A organização de texto científico (Normas ABNT).

Tópicos Especiais em Gestão Pública

Carga horária: 30 horas/aula

Ementa:

Disciplina de caráter teórico-prático dedicada a temas e conteúdo que buscam conferir a complementação da formação por meio de conteúdos variáveis, com atenção a setores específicos, como: saúde, educação, assistência social, cultura entre outros.