Ementas
Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento
Metodologia Científica
Carga horária: 30 horas
N° de créditos: 2
Ementa
Iniciação à ciência. A construção de conhecimento e o ato de pesquisar. Etapas constitutivas de um projeto de pesquisa. Metodologia acadêmica da ciência e da pesquisa. O projeto de pesquisa na área do curso. Normas para a elaboração de trabalhos científicos. Normas da ABNT.
Objetivos
Conhecer os métodos científicos e sua aplicabilidade no âmbito da pesquisa. Identificar e familiarizar-se com as etapas de organização da pesquisa cientifica, obtendo noções preliminares sobre a elaboração dos trabalhos acadêmicos e publicações, através da utilização de normas técnicas.
Conteúdo Programático
Conceito e classificação das ciências. Os tipos de conhecimento.
A razão e a lógica
Epistemologia. O modo de pensar.
Tipos de fontes de pesquisa. Bases de dados reais e virtuais.
Como fazer uma pesquisa bibliográfica.
Fichamento dos dados de uma pesquisa bibliográfica.
Conceito e características de leitura.
Leitura e análise de um artigo científico na área.
Conceito de pesquisa cientifica. Tipos de pesquisa.
Características da pesquisa experimental
A pesquisa e suas relações. Conceito e preceitos éticos.
As finalidades de um projeto de pesquisa.
O projeto de pesquisa e o comitê de ética em pesquisa
Redação e apresentação de projeto de pesquisa.
Metodologia de Ensino
Aulas dialogadas, exposição de ideias e orientações individuais e coletivas, leituras e debates de textos sugeridos e relatos de situações cotidianas entrelaçadas com as pesquisas. Pesquisa bibliográfica. Projeto de pesquisa.
Desenvolvimento e Conflitualidade Territorial
Carga horária: 60 horas
N° de créditos: 4
Ementa
Teorias espaciais ou da localização: abordagens clássicas. Teorias do crescimento econômico. Teorias do desenvolvimento. As contribuições do estruturalismo latino americano. Abordagens contemporâneas do Desenvolvimento: local, regional, territorial, endógeno. A ambientalização do desenvolvimento. Abordagens críticas do desenvolvimento: o pós-desenvolvimento; significado de conflito/conflitualidade/conflito ambiental; dinâmicas que caracterizam o conflito e as relações de poder; “negociaçãoresolução” de conflitos entre população rural/urbana e grandes empreendimentos; impactos e transformações provocados pelos projetos de desenvolvimento em espaços rurais/urbanos; projetos de desenvolvimento e os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização.
Objetivos
Inteirar-se da visão de território e seus conflitos. Identificar e conhecer relações entre desenvolvimento e conflitos territoriais, construir formas de buscar busca de soluções e amenização de conflitos.
Conteúdo Programático
Teorias espaciais ou da localização: abordagens clássicas;
Teorias do crescimento econômico. Teorias do desenvolvimento;
Abordagens contemporâneas do Desenvolvimento: local, regional, territorial, endógeno;
As contribuições do estruturalismo latino americano;
A ambientalização do desenvolvimento. abordagens críticas do desenvolvimento: o pós-desenvolvimento;
Significado de conflito/conflitualidade/conflito ambiental; dinâmicas que caracterizam o conflito e as relações de poder; “negociação-resolução” de conflitos entre população rural/urbana e grandes empreendimentos;
Impactos e transformações provocados pelos projetos de desenvolvimento em espaços rurais/urbanos;
Projetos de desenvolvimento e os processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização.
Metodologia de Ensino
Aulas dialogadas, exposição de ideias e orientações individuais e coletivas, leituras e debates de textos sugeridos e relatos de situações cotidianas entrelaçadas com as pesquisas. Pesquisa bibliográfica. Estudos de caso.
Ecologia, Ética e Gestão Ambiental
Carga horária: 45 horas
N° de créditos: 3
Ementa
A evolução dos problemas ambientais no Brasil e no Mundo: dos caçadores-coletores às sociedades pós-modernas. Ecologia versus Economia. Sociedade versus Natureza. Ética Ambiental. A gestão ambiental e o futuro da humanidade.
Objetivos
Saber relacionar ecologia, ética com a gestão ambiental. Como deve ser a gestão ambiental.
Conteúdo Programático
Introdução ao tema
Evolução dos problemas ambientais no Brasil e no Mundo: dos caçadorescoletores às sociedades pós-modernas.
Ecologia versus Economia.
Sociedade versus Natureza.
Ética Ambiental.
A gestão ambiental e o futuro da humanidade
Metodologia de Ensino
Aulas dialogadas, expositivas, exposição de ideias e trabalhos individuais e coletivas, leituras e debates de textos sugeridos e relatos de situações cotidianas entrelaçadas com as pesquisas. Pesquisa bibliográfica. Estudo de caso.
Etnoecologia e Biodiversidade
Carga horária: 45 horas
N° de créditos: 3
Ementa
A evolução dos problemas ambientais no Brasil e no Mundo: dos caçadores-coletores às sociedades pós-modernas. Ecologia versus Economia. Sociedade versus Natureza. Ética Ambiental. A gestão ambiental e o futuro da humanidade.
Objetivos
Saber relacionar ecologia, ética com a gestão ambiental. Como deve ser a gestão ambiental.
Conteúdo Programático
Introdução ao tema
Evolução dos problemas ambientais no Brasil e no Mundo: dos caçadorescoletores às sociedades pós-modernas.
Ecologia versus Economia.
Sociedade versus Natureza.
Ética Ambiental.
A gestão ambiental e o futuro da humanidade.
Metodologia de Ensino
Aulas dialogadas, expositivas, exposição de ideias e trabalhos individuais e coletivas, leituras e debates de textos sugeridos e relatos de situações cotidianas entrelaçadas com as pesquisas. Pesquisa bibliográfica. Estudo de caso.
Educação e Ambiente
Carga horária: 60h (45h teóricas e 15h práticas)
N° de créditos: 4
Ementa
Análise e discussão das diferentes dimensões envolvidas na formulação das políticas e práticas em Educação Ambiental na sociedade contemporânea.. Ambientalização curricular e elaboração de objetos de aprendizagem (ação/intervenção) como resultados de projetos.
Objetivos
Conhecer teoria e prática da educação voltada às questões ambientais. Saber construir e avaliar atividades em educação e ambiente.
Conteúdo Programático
Análise e discussão das diferentes dimensões envolvidas na formulação das políticas e práticas em Educação Ambiental na sociedade contemporânea;
Ambientalização curricular e elaboração de objetos de aprendizagem (ação/intervenção) como resultados de projetos.
Estudos de caso.
Metodologia de Ensino
Aulas dialogadas, expositivas, exposição de ideias e trabalhos individuais e coletivos, leituras e debates de textos sugeridos e relatos de situações cotidianas entrelaçadas com as pesquisas. Pesquisa bibliográfica. Estudo de caso.
Seminário de Pesquisa e Produção Científica I: Metodologias Participativas
Carga horária: 45h (30h teóricas e 15h práticas)
N° de créditos: 3
Ementa
A importância das metodologias participativas nos processos de construção. Teorias e métodos: pesquisa teórica, etnografia, estudo de caso, participativa e pesquisa-ação, indicadores de avaliação em projetos de Educação Ambiental. Fundamentos técnicos e metodológicos para a elaboração e execução de projetos com metodologias participativas.
Objetivos
Conhecer, saber construir e aplicar metodologias participativas nos processos de construção de projetos ambientais.
Conteúdo Programático
A importância das metodologias participativas nos processos de construção;
Teorias e métodos em pesquisa teórica, etnografia;
Estudo de caso, participativa e pesquisa-ação;
Indicadores de avaliação em projetos de Educação Ambiental;
Fundamentos técnicos e metodológicos para a elaboração e execução de projetos com metodologias participativas.
Metodologia de Ensino
Aulas dialogadas, expositivas, exposição de ideias e trabalhos individuais e coletivas, leituras e debates de textos sugeridos e relatos de situações cotidianas entrelaçadas com as pesquisas. Pesquisa bibliográfica. Estudo de caso.
Trabalho de Conclusão de Curso
Ementa
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso em sintonia com os eixos, temas e linhas de pesquisa do curso, sob orientação de um docente. Apresentação e defesa seguindo as normas acadêmicas previstas no Regimento.
Objetivos
Conhecer e saber aplicar as normas de elaboração de trabalho de conclusão de curso, conforme normas da Uergs.
Conteúdo Programático
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso em sintonia com os eixos, temas e linhas de pesquisa do curso.
Apresentação e defesa seguindo as normas acadêmicas previstas no Regimento.
Metodologia de Ensino
Pesquisa bibliográfica. Orientações individuais e coletivas. Elaboração do trabalho de conclusão do curso conforme definido pelo Regimento do Curso.
Disciplinas Eletivas
Eletiva 1: Aspectos Socioculturais do Norte do RS/Alto Uruguai
Eletiva 2: Legislação Ambiental
Eletiva 3: Processos, Tecnologias e Monitoramento da Poluição Ambiental
Eletiva 4: Gestão Ambiental nas Organizações
Eletiva 5: Ambiente e Cidades
Eletiva 6: Direitos Fundamentais, Cidadania e Meio Ambiente