Dissertações

Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrado Profissional

Turma 2020

ARPILLERANDO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO CAMPO– BORDADOS COLETIVOS DA LUTA PELA TERRA

Autoria: LOUISE LOBLER

Palavras-chave: Arpillera. Direitos Humanos. Educação. Educação do Campo. MST.

PEDAGOGIA DO MOVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Autoria: ANA MARIA BALDO

Palavras-chave: Pedagogia do Movimento; Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra; Escola pública; Educação do Campo.

Turma 2019

DO TEXTO AO CONTEXTO, DA IMAGEM AO SOM: Uma Proposta Histórico-Política para a Elaboração de um Currículo em Educação Musical

Autoria: BRUNO FELIX DA COSTA ALMEIDA

Palavras-chave: Educação; Educação Musical; Currículo em Música; Abordagem do Ciclo de Políticas.

“O Mundo dos Rodeios”: Processos educativos constituídos nos Rodeios Crioulos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Autoria: CLAITIANE APARECIDA LOPES ALMEIDA

Palavras-chave: Rodeios. Educação informal. Etnografia.

A IMPLEMENTAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DE OFERTA DE MATRÍCULA PARA CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O GOVERNAMENTO DA INFÂNCIA

Autoria: PATRÍCIA SANTOS ANFLOR

Palavras-chave: Educação Infantil. Governamento. Obrigatoriedade da matrícula. Infâncias.

ESTRATÉGIAS ENGENDRADAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O CORPO DA DEFICIÊNCIA

Autoria: LIZIANE DA SILVA BARBOSA

Palavras-chave: Inclusão; Governamento; Corpo da Deficiência; AEE.

Tesouras, Canos e Ruídos - Por uma educação musical menor

Autoria: MICHELLE CAVALCANTI

Palavras-chave: Educação musical menor. Escola. Vivências. Hecceidade. Invencionática sonórica. Composição musical.

ESTÁGIO APOIADO: uma perspectiva de formação profissional inclusiva

Autoria: SIMONE CAZZAROTTO

Palavras-chave: Formação profissional. Inclusão. Estágio Apoiado. Apoio. Dificuldades de aprendizagem.

EDUCAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: DECOLONIALIDADE E PROTAGONISMOS EDUCATIVOS

Autoria: ANDERSON ALVES COSTA

Palavras-chave: Cidadania; Decolonialidade; Educação; Protagonismos Educativos.

O DRAMA DA PROFESSORA DES MANCHADA: ENSAIOS DE CRIAÇÃO E TEATRAL IDADE NA ESCOLA

Autoria: FABÍOLA RAHDE FERNANDES

Palavras-chave: Escola; Teatro; Invenção; Aula; Pós Dramático.

ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: trajetórias e perspectivas na Educação Brasileira

Autoria: DIONÍSIO FELIPE HATZENBERGER

Palavras-chave: BNCC; Educação Pública; Ensino Religioso; Estado; Religião.

OS CENTAUROS URBANOS E SEUS TRÂNSITOS ENTRE CINEMA, JUVENTUDES E IDENTIDADES

Autoria: HENRIQUE SILVEIRA LEAL

Palavras-chave: Estudos Culturais; Identidade; Educação; Cinema; Teatro.

O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO RS

Autoria: CLAUDIA SIMONE CORDEIRO PELISSOLI

Palavras-chave: Relacionamento interpessoal. Projeto Pedagógico de Curso. Habilidade Social.

ESCOLA “SEM” PARTIDO: NARRATIVAS DE ÓDIO CONTRA A DOCÊNCIA

Autoria: ANDREIA AUGUSTA DOS SANTOS RAUPP

Palavras-chave: Narrativas de ódio, Docência; Estigma.

MENINAS NA ESCOLA AGRÍCOLA? RELAÇÕES DE GÊNERO NUMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Autoria: FRANCIELE THAIS SCHEUER

Palavras-chave: Estudos Culturais. Juventudes. Gênero. Escola Agrícola. Ensino Médio.

A função institucional da Educação Prisional no processo de Normalização de indivíduos apenados para o convívio social em liberdade.

Autoria: ALEXSANDRO CARDOSO DOS SANTOS

Palavras-chave: Educação prisional. Biopolítica. Normalização.

O ENCAMINHAMENTO ESCOLAR E A TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM UMA ESCOLA DE XANGRI-LÁ/RS

Autoria: CAMILA OLIVEIRA DA SILVA

Palavras-chave: Representações Sociais. Processo Civilizador. Transferência de Responsabilidades. Política de Inclusão.

O LEITOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A construção de novos sentidos para suas leituras de vida

Autoria: CAMILA TIMM

Palavras-chave: leitura; educação; Educação de Jovens e Adultos; interacionismo.

‘OS 10 (DES)MANDAMENTOS PARA A GESTÃO DE ENCONTROS EMPÁTICOS NA ESCOLA PÚBLICA’: confrontando a “Sociedade de Consumo Líquido-Moderna”

Autoria: CARLOS MARCELO CAVALHERO FÉLIX

Palavras-chave: Educação Básica. Gestão Escolar. Sociedade de Consumo. Empatia. Produto Educacional.

IMPRESSOS DE IDENTIDADES DE UMA JUVENTUDE "BALEIRA": a (re)comodificação no Colégio Militar

Autoria: CLAUDIA MARIA MARTINS FARIAS

Palavras-chave: sociedade de consumo; (re)comodificação juvenil; educação básica; colégio militar.

O AVANÇO NEOLIBERAL E AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DE JUVENTUDES NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO

Autoria: DALVANA SILVA DA GAMA

Palavras-chave: Estudos Culturais. Juventudes. Institutos Federais. Neoliberalismo.

O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR DE PORTO ALEGRE/RS

Autoria: ESTÊVÃO GREZELI DE BARROS NEVES

Palavras-chave: Música na Escola. Escolas particulares de Porto Alegre/RS. Ensino de Música.

VIVÊNCIAS MUSICAIS E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA PESQUISA COM BEBÊS E SUAS FAMÍLIAS

Autoria: FABIANE ARAUJO CHAVES

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Bebês. Vivência Musical. Sensório-motor. Educação Musical.

Comunidade Educadora: A Proposta de Educação Integral da Escola Baréa

Autoria: ILDA RENATA DA SILVA AGLIARDI

Palavras-chave: Educação Integral; Cartas Pedagógicas; Comunidade Educadora.

OS IMPACTOS PEDAGÓGICOS DA INSERÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NAS PRÁTICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO EM UMA TURMA DE CRIANÇAS PEQUENAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA

Autoria: KARINE DA SILVA WASUM

Palavras-chave: Educação Infantil. Práticas Corporais de Movimento. Ludicidade. Literatura Infantil. Período pandêmico.

CARTAS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NAS PRÁTICAS DOCENTES

Autoria: KHRYSALIS PIRES DE CASTRO

Palavras-chave: Educação Física escolar. (Auto)biografia. Gêneros. Sexualidades.

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E LITERATURA INFANTIL: Trilhando possibilidades para o currículo antirracista

Autoria: LÍLIAN CARINE MADUREIRA VIEIRA DA SILVA

Palavras-chave: Estudos Culturais; educação antirracista; currículo, formação de professores; literatura infantil.

MÚSICA NA/DA ESCOLA: Interlocuções entre políticas educacionais e subjetivação da Educação Musical nos espaços escolares

Autoria: MARIANA VALIM

Palavras-chave: Educação musical; políticas educacionais; práticas docentes.

Contágios poéticos para corpos docentes, em tempos de pandemia

Autoria: MARLISE DO ROSARIO MACHADO

Palavras-chave: Corpo; Docência pandêmica; Poéticas docentes; Arte-educação.

A VALORIZAÇÃO DO COLETIVO DE PENSAMENTO NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES

Autoria: PABLO SILVEIRA

Palavras-chave: Formação permanente; coletivo de pensamento; dialogicidade.

LEITURA E ESCRITA PARA MULTILETRAMENTOS: CAINDO NA REDE, SAINDO DO PAPEL

Autoria: VANESSA DA SILVA MARCON

Palavras-chave: Educação; Ensino Médio; Letramentos; Letramentos Acadêmicos; Multiletramentos.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RIO GRANDE DO SUL: Percepções de Gestores e Professores do Litoral Norte Sobre as Orientações da Resolução CEED/RS 343/2018.

Autoria: VERIDIANA OLIVEIRA DA SILVA

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; EJA; Resolução 343/18 CEED do Rio Grande do Sul; EJA na Pandemia; Gestão e Políticas de EJA.

Turma 2018

O USO DO AMBIENTE VIRTUAL EM PRÁTICAS DE LEITURA COLABORATIVA E DE ANDAIMENTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR DO 7o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria: AMANDA LAZZARI DA SILVA

Palavras-chave: Formação do leitor. Aprendizagem e leitura colaborativa. Interacionismo. Andaimento. Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO – O QUE, POR QUE E PARA QUEM?

Autoria: ANDRÉ LUÍS DA SILVA RAMOS

Palavras-chave: Tecnologia e Educação; Ciência, Tecnologia e Sociedade

COMUNIDADES SURDAS: MEMÓRIAS DISCENTES A PARTIR DAS CLASSES ESPECIAIS

Autoria: CIBELE FERNANDES DA COSTA

Palavras-chave: Educação de Surdos. Comunidade Surda. Educação Inclusiva. Classe Especial.

O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO RS

Autoria: CLAUDIA SIMONE CORDEIRO PELISSOLI

Palavras-chave: Relacionamento interpessoal. Projeto Pedagógico de Curso. Habilidade Social.

CULTURA, REPRESENTAÇÃO E DISCURSO: UM ESTUDO SOBRE O GOVERNAMENTO DA DOCÊNCIA NA REGIÃO DA ENCOSTA DA SERRA GAÚCHA

Autoria: CLÁUDIO GERHARDT

Palavras-chave: Jornal. Discurso. Representação. Governamento. Docência.

GÊNERO E SEXUALIDADE - DOS CONTEÚDOS AOS DISCURSOS: um olhar sobre o planejamento dos estágios curriculares supervisionados dos cursos de Pedagogia - Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Autoria: DANIELLA VIEIRA MAGNUS

Palavras-chave: Gênero e sexualidade. Educação Básica. Planejamento docente. Estágio curricular supervisionado.

CORPO-EXPERIMENTAÇÕES: CRIAÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria: DIEWERSON DO NASCIMENTO RAYMUNDO

Palavras-chave: Corpo-experimentação; Corpo; Criança; Escola; Artes.

ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: trajetórias e perspectivas na Educação Brasileira

Autoria: DIONÍSIO FELIPE HATZENBERGER

Palavras-chave: BNCC; Educação Pública; Ensino Religioso; Estado; Religião.

EDUCAÇÃO MUSICAL ESPECIAL NUM CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS COM DIVERSIDADE FUNCIONAL INTELECTUAL

Autoria: EDSON RIBEIRO BIONDO JÚNIOR

Palavras-chave: Educação Musical Especial; Apreciação Musical Ativa; Diversidade Funcional Intelectual; Educação de Jovens e Adultos; EJA.

O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR DE PORTO ALEGRE/RS

Autoria: ESTÊVÃO GREZELI DE BARROS NEVES

Palavras-chave: Música na Escola. Escolas particulares de Porto Alegre/RS. Ensino de Música.

“LUGAR DE APRENDER”: Possibilidades na ação docente fora dos muros da escola no município de Osório

Autoria: ESTÊVÃO GREZELI DE BARROS NEVES

Palavras-chave: Lugar. Experiência. Cidade Educadora.

POLÍTICAS PÚBLICAS “COM” JUVENTUDES: clandestinidade e processos de subjetivação

Autoria: FELIPE FERREIRA LOPES

Palavras-chave: Políticas Públicas. Juventudes. Subjetivação.

CONCEPÇÕES SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO: a configuração da EJA no PROEJA

Autoria: GABRIEL SILVEIRA PEREIRA

Palavras-chave: PROEJA. Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Currículo Integrado. Especificidades da EJA.

ARGUMENTAÇÃO EM AÇÃO: SEMENTES GERMINADAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO ARGUMENTATIVO

Autoria: JÉSSICA GREICE CUNHA DA SILVA

Palavras-chave: Educação. Letramento argumentativo. Redação do Enem. Gênero discursivo.

“VAI LÁ E FAZ”: os makers e a produção do conhecimento sob a perspectiva da epistemologia piagetiana-freireana

Autoria: JONATHAN LUÍS HACKENHAAR

Palavras-chave: produção de conhecimento, movimento maker, epistemologia.

EDUCAÇÃO E GÊNERO: A identidade da mulher-professora em contexto de escola rural da rede municipal da cidade de Osório/RS

Autoria: JULIANO CONSTANTE DA SILVA

Palavras-chave: Educação Pública; Gênero; Identidade; Professora.

SOU UM(A) “ZERO À ESQUERDA” EM MATEMÁTICA: Narrativas de jovens estudantes do Ensino Médio noturno acerca de si, da escola e da Matemática.

Autoria: LUCIANA MICHELE MARTINS ALVES

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Juventudes. Ensino Médio noturno.

ESTE MUNDO TAMBÉM É MEU: A importância da leitura para o aluno do campo.

Autoria: MAGDIELE LUCAS FERREIRA

Palavras-chave: Leitura. Ensino Fundamental. Educação no campo.

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO: Representações, práticas e saberes locais

Autoria: MAIARA BUENO DO NASCIMENTO

Palavras-chave: Ensino de matemática; currículo; representações; cultura.

JUVENTUDES E O MUNDO DO TRABALHO: INSTITUTO FEDERAL CAMPUS OSÓRIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO

Autoria: MARINEZ MAUER

Palavras-chave: Estudos culturais. Juventudes. Ensino Médio Integrado. Mundo do trabalho. Instituto Federal.

LETRAMENTO JURÍDICO NO ENSINO MÉDIO: uma proposta de estudo do gênero legislação

Autoria: MATHEUS GAZZOLA TUSSI

Palavras-chave: Letramentos. Gêneros discursivos jurídicos. Ensino médio. BNCC.

POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS E VISIBILIDADES PRESENTES EM SUA EFETIVAÇÃO

Autoria: PATRÍCIA DE ANDRADE DE OLIVEIRA VICENTE

Palavras-chave: Políticas de inclusão. Escola. Biopolítica. Governamentalidade.

O TERRITÓRIO DO OUTRO: O Escolão do Kephas e as migrações regionais para Novo Hamburgo/RS (1980-2000)

Autoria: PEDRO REINALDO CIPRIANI MANFROI

Palavras-chave: Migração. História Oral. Kephas. Escolarização.

OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ENSINO MÉDIO: OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS EM CIRCULAÇÃO

Autoria: RODRIGO ADEMAR BENDER

Palavras-chave: Educação Profissional. Discurso Pedagógico. Formação Docente.

VANESSA RAFAELA TRIERWEILER CARGNIN

Autoria: VANESSA RAFAELA TRIERWEILER CARGNIN

Palavras-chave: Alfabetização. Letramentos. Processo de ensino e aprendizagem. Intencionalidade pedagógica. Intervenção docente.