Gestão e Sustentabilidade Ambiental - Unidade Botucaraí - Soledade

2ª Edição

Apresentação

A Gestão Ambiental traz novos desafios na busca pelo entendimento dos conceitos correlacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade, sendo considerada um processo de de tomada de decisões envolvendo diferentes agentes, em determinado espaço, articulando ações coordenadas para a exploração racional e ordenada dos recursos naturais. Também é considerada como um dos principais mecanismos para a busca de soluções dos atuais problemas ambientais, minimização dos impactos e controle do esgotamento dos recursos naturais renováveis e não renováveis.

Os impactos ambientais intensos tem resultado em desastres ambientais em diversos países, com aumento na frequências dos eventos, sendo considerados irreversíveis pelo Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas de 2021 (IPCC, 2021) nos próximos 20 ou 30 anos, a menos que ocorram reduções fortes e sustentadas nas emissões de dióxido de carbono (CO 2 ) e outros gases de efeito estufa.

Diante deste cenário, a formação de recursos humanos para o enfrentamento desta situação é urgente e imprescindível, sendo que a geração de conhecimentos e de tecnologias em busca de soluções viáveis e eficientes para problemas em nível local, representa uma estratégia promissora para a reversão do quadro atual de destruição progressiva dos ecossistemas causadas pelas ações antrópicas desordenadas. Neste contexto, a Uergs Unidade Botucaraí-Soledade, busca através da oferta do Curso de Especialização em Gestão e Sustentabilidade Ambiental, oferecer para a região recursos humanos capacitados e conscientes das realidades locais, capazes de atuar no enfrentamento dos problemas ambientais, permitindo também maior qualificação para inserção no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente.

Objetivo

Objetivo Geral

O objetivo geral do Curso é formar e qualificar recursos humanos em nível avançado, para gestão e gerenciamento ambiental racional dos recursos naturais, podendo atuar em âmbito público e privado, com qualificação para o exercício das funções técnicas em áreas correlatas a Gestão Ambiental, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade ambiental regional, estadual e nacional, em busca da sustentabilidade.

Objetivos Específicos

a) Qualificar recursos humanos em nível de Pós-Graduação na área de Gestão Ambiental;

b) Capacitar profissionais para o planejamento, gerenciamento e execução de atividades de Gestão Ambiental, considerando áreas multidisciplinares;

c) Promover e aplicar técnicas de gestão ambiental voltadas para a melhoria dos serviços ambientais no âmbito público e privado;

d) Contribuir para a melhoria e desenvolvimento da qualidade ambiental regional, estadual e nacional.

e) Contribuir para o desenvolvimento sustentável da região norte do Rio Grande do Sul, nos âmbitos ambiental, social e econômico.

Público-alvo

O Curso de Especialização em Gestão e Sustentabilidade Ambiental tem como público alvo profissionais de nível Superior das áreas de Gestão Ambiental, Biologia, Geologia, Ciências Agrárias, Engenharia, Geografia, Arquitetura, Direito, Administração, Química, além de profissionais engajados e com afinidade as causas ambientais, interessados na busca de soluções que possibilitem a interação entre desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental. Os profissionais que realizarem o Curso terão formação e aptidão para atuarem em órgãos públicos e ou empresas privadas, como Prefeituras, Cooperativas, Escolas, entre outras, e em atividades de assessoria e consultoria técnica.

Metodologia

A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades estará baseada principalmente na leitura e discussão de artigos científicos e obras bibliográficas referentes aos conteúdos propostos, que fomentem a construção do conhecimento e desenvolvimento do espírito crítico. Também serão utilizadas dinâmicas de grupo, leituras dirigidas e reflexão de práticas pedagógicas.

O trabalho dos componentes curriculares será desenvolvido a partir de:

a) Leituras de artigos científicos e demais bibliografias referentes aos conteúdos selecionados;

b) Exposição dialogada e discussões;

c) Seminários;

d) Elaboração Artigo Científico.

Coordenação

Coordenadora:

Marta Martins Barbosa Prestes

Coordenador Adjunto:

Daniela Mueller de Lara

Secretário:

Marilei Klein

Sobre as aulas

Formato:

O curso será desenvolvido no formato presencial, com possibilidade de atividades remotas.


Número mín/máx de vagas: 20/40

Mais informações

Local: Tv. Ticiano Felipe, 100 - Botucaraí, Soledade - RS, 99300-000