Desenvolvimento Territorial e Agroecologia

3ª Edição

Apresentação

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu tem como objetivo formar profissionais habilitados (as) a refletir, debater e articular ações com foco no desenvolvimento territorial e Agroecologia, possibilitando que os (as) egressos (as) contribuam diretamente na melhoria da qualidade de vida dos distintos grupos sociais existentes nos territórios.

Objetivos específicos:

    • Promover por meio da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, a discussão e investigação de questões relacionadas ao processo de desenvolvimento territorial e à Agroecologia, de modo a valorizar os ativos históricos, culturais, econômicos, políticos e ecológicos do Bioma Pampa.
    • Capacitar profissionais com perfil crítico e inovador para atuarem em questões relativas à análise, planejamento e gestão do desenvolvimento territorial, com base nos princípios da Agroecologia.
    • Disponibilizar aos (às) estudantes instrumentos metodológicos para a realização de ações de campo, as quais propiciem a vivência necessária para o aprofundamento do debate sobre as temáticas abordadas no curso.

Linhas de pesquisa

  1. Desenvolvimento, Sociedade e Território.
  2. Agroecologia e Dinâmicas de Agroecossistemas.
  3. Disciplinas transversais.

Metodologia utilizada

Será utilizado um amplo instrumental metodológico no processo de ensino-aprendizagem, tais como: leitura, dinâmicas de grupo, leituras dirigidas e reflexão de práticas pedagógicas.

Coordenação do curso

Coordenadora Executivo do Curso:

Profa. Dra. Adriana Carla Dias Trevisan

Coordenador Adjunto do Curso:

Prof. Dr. Márcio Zamboni Neske


Mais informações

Aulas: Sextas-feiras das 18:40 às 23:00, Sábados das 8:00 às 12:10 e das 13:30 às 17:50.

Local: Unidade de Santana do Livramento (R. Rivadávia Corrêa, 825 - Centro, Santana do Livramento/RS).

Telefone/Fax: (55) 3244-1440.

E-mail: especializacao-livramento@uergs.edu.br