Qualificação Docente em Ciências da Natureza

Bento Gonçalves

O curso pretende qualificar professores que atuam no Ensino Médio das Escolas Públicas e Privadas do Rio Grande do Sul, na área do conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com a finalidade de instrumentalizar e aprimorar as práticas pedagógicas desses profissionais. Foi concebido para ofertar aos professores uma fundamentação consistente das concepções que norteiam o novo paradigma curricular, particularmente no que se refere à organização por áreas de conhecimento e por competências, numa visão que pretende superar a fragmentação disciplinar mediante a inter-relação dos saberes, a maior articulação entre a teoria e a prática, bem como a efetiva apropriação das novas tecnologias da sociedade contemporânea por parte de professores e alunos.

O curso foi direcionado para qualificar e aperfeiçoar professores da área do conhecimento das Ciências da Natureza, portadores de diploma reconhecido pelo MEC, que queiram se atualizar e aperfeiçoar na área de concentração da proposta, visando o seu crescimento intelectual e profissional, proporcionando fundamentos teóricos e práticos sólidos para sua atuação pedagógica, em especial para atender a proposta de formação de estudantes do Novo Ensino Médio.

O curso utilizará procedimentos didático-pedagógicos em consonância com as tecnologias inovadoras, no formato presencial e remoto. As estratégias de ensino on-line serão constituídas por instrumentos que favoreçam o enriquecimento dos conhecimentos dos discentes (professores de biologia, química e física).

Coordenação do Curso

Coordenador Executivo: Dr. Fábio Luís Maciel